Responder a: Bloco M2-47 / Questão 14

26 de abril de 2024 às 22:00 #40003414021

Boa noite Clayton, tudo bem?

Vamos lá, caso o LDR receba luz a sua resistência será muito baixa, e isso fará com que a tensão entre o LDR e o resistor R1 fique próximo a 12v, nesse caso o capacitor não ficará carregado. Note que se de um lado do capacitor eu tenho 12v e do outro lado dele também tenho 12v isso quer dizer que não há corrente e nem queda de tensão sobre ele. Para saber a queda de tensão que está sobre um componente devemos subtrair as tensões que encontramos nas suas extremidades. Agora caso o LDR não receba luz a sua resistência será alta e isso fará com que a tensão entre o LDR e o resistor R1 caia até que o transistor Q1 tenha condições de ser polarizado. Digamos que a tensão caia até 3v por exemplo, nesse caso o capacitor C1 ficará carregado com 9v (12v de um lado e 3v do outro lado do capacitor). Caso você ainda fique com dúvidas assista a uma aula de reforço referente a essas questões, se não tiver disponível marque uma aula de reforço com o professor Mário, ele tirará todas as suas dúvidas.

Atenciosamente,

Andresson Hermínio