Responder a: Bloco M1-64 / Questão 09

– home / Fóruns / Módulo 1 / Bloco M1-64 / Bloco M1-64 / Questão 09 / Responder a: Bloco M1-64 / Questão 09

2022-04-20 até 23:39 #40003370374

Olá, Professor Mário

Fiquei com dúvida sobre a afirmação da alternativa “b” para a tensão de isolamento equivalente de dois capacitores associados: “na ligação em série será maior que a do
capacitor de maior isolação”.

Havia entendido que a tensão sobre capacitores em série é inversamente proporcional a sua capacitância. No exemplo abaixo de associação de dois capacitores em série:

– Capacitor C1 (10 uF para 50V)
– Capacitor C2 (100 uF para 100V)
– Tensão continua aplicada de 110V sobre a associação em série

A distribuição da tensão:
– Capacitor C1 (10uF) receberia 100V (aproximadamente 90% da tensão total)
– Capacitor C2 (100uF) receberia 10V (aproximadamente 10% da tensão total)

Se estiver correto o meu raciocínio, a tensão de isolamento para esta associação em série é de aproximadamente 55V (definida pelo capacitor C1 que possui 50V de isolamento mais 10% atribuindo 5V à C2). Sendo assim, eu entendo que a afirmativa da alternativa “b” não pode ser considerada correta quando generaliza tal conclusão independentemente dos valores de capacitância dos capacitores associados em série.

O propósito é formar melhor meu entendimento e não trazer maior complicação para os colegas nesta fase inicial do curso. Talvez este seja um tema para os próximos módulos.

Agradeço os esclarecimentos. Grande abraço e parabéns pelo curso.