– home / Fóruns / Módulo 4 / Bloco M4-21 / Bloco M4-21 / Questão 04

  • Autor
    Posts
    • Anônimo
      2018-03-23 até 00:00 #40003300235

      Poderia me explicar o funcionamento de cada uma? O de aquecimento direto e depois o de aquecimento indireto ?Eu sei que esta questão não está perguntando sobre o funcionamento….Mas mesmo assim , se for possível explicar ficarei muito agradecido .
      grande abraço e obrigado

        2018-03-23 até 00:00 #40003300236

        Para se conseguir uma corrente dentro da váluvla entre os dois pontos, necessitamos de uma fonte de elétrons, que nas primeiras válvulas, se obtinha através do aquecimento de um dos elementos até ao avermelhamento. Chamávamos a estes de filamentos. Um filamento (um corpo) aquecido ao avermelhamento provocava despreendimento de elétrons necessários à corrente. Como o corpo que emitia era o próprio corpo que se aquecia, chamávamos de aquecimento direto.
        Com o passar dos anos, se descobriu que alguns elementos, à base de sais de Bário (mais usados), quando fossem aquecidos, não ao avermelhamento, mas a temperaturas menores, tinham a capacidade de emitir uma quantidade muito maior de elétrons.
        Para isso ainda seriam utilizados os filamentos que, quando avermelhados, aqueceriam eletrodos metálicos construidos à base daqueles sais. A esses eletrodos deu-se o nome de catodos das válvulas.
        Daí a denominação de aquecimento indireto, ou seja, o eletrodo responsável pela emissão dos elétrons passou a ser o que recebia calor daquele que provocava o aquecimento propriamente dito, ou o filamento.
        Um grande abraço. Mário Pinheiro

          2020-05-19 até 00:00 #40003277098

          Bloco M4-21 / Questão 04

        • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.