– home / Fóruns / Módulo 3 / Bloco M3-63 / Bloco M3-63 / Questão 17

  • Autor
    Posts
    • Anônimo
      23/03/2018 até 00:00 #40003298148

      Professor Mário, nessa questão eu entendi que tenho que comparar o ripple entre a retificação de meia onda com filtragem e a retificação de onda completa. A retificação de onda completa terá um ripple máximo, pois, a cada ciclo, o ripple terá uma amplitude que irá da referência ao Vp. Já na retificação de meia onda, o ripple dependerá da filtragem e da carga, então posso concluir que o ripple da retificação em meia onda com filtragem nunca será maior que o ripple da retificação em onda completa, mas poderá ser igual (se houver uma deficiência na filtragem ou se o consumo da carga for maior que o dimensionado) ou menor (se a filtragem estiver funcionando adequadamente). Então optei pela alternativa A, mas na correção veio a alternativa D como correta. Como o ripple poderia ser maior no retificador de meia onda, sendo que o retificador de onda completa não possui filtragem?

        23/03/2018 até 00:00 #40003298149

        O retificador de meia onda, demora mais para receber nova carga nos capacitores de filtro e isso fará no consumo que a tensão caia com maior intensidade. Já na retificação na onda completa, teremos mais ciclos e reposição de carga aos capacitores mais rápidas. Com isso em um retificador de meia onda com filtragem, o ripple será maior do que o ripple de um retificador de onda completa, para a mesma carga.
        Um grande abraço. Mário Pinheiro

          19/05/2020 até 00:00 #40003276011

          Bloco M3-63 / Questão 17

        • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.