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- Este tópico contém 6 respostas, 4 vozes e foi atualizado pela última vez 3 anos, 5 meses atrás por Mario Pinheiro.
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Anônimo2018-03-23 até 00:00 #40003297774
Mario nesta questão a grade 6 teria que esta desligada alternativa (e) e na correção veio a (a)
2018-03-23 até 00:00 #40003297775Veja que, independente se uma determinada área, acionada pela grade, estiver completamente apagada, ou sem dígitos acesos para ela, ainda assim, haverá a excitação da grade, ficando com +5V e não como uma tensão constante em nível negativo como é a onda. Apesar desta excitação, na verdade os segmentos estarão todos com tensão de -23V não acionando nenhum dígito.
Um grande abraço. Mário PinheiroAnônimo2018-03-23 até 00:00 #40003297776Mario, de acordo com a sua explicação que segue abaixo.
– Veja que, independente se uma determinada área, acionada pela grade, estiver completamente apagada, ou sem dígitos acesos para ela, ainda assim, haverá a excitação da grade, ficando com +5V e não como uma tensão constante em nível negativo como é a onda. Apesar desta excitação, na verdade os segmentos estarão todos com tensão de -23V não acionando nenhum dígito.
Um grande abraço. Mário PinheiroVc concorda que caso a grade 6 fique com +5V e os segmentos com -23V, como os outros dígitos, das outras grades, irão acender se os segmentos estão com -23V?
Entendo que no caso desse exercício a grade 6 ficaria com -23V já que teríamos tensões para os segmentos que acenderiam nas outras grades, nesse caso, grade 5, 4 e 3.2018-03-23 até 00:00 #40003297777Os outros segmentos de outras grades irão acender, pois é feito um processo de acionamento sequencial das grades… ora eleva o potencial de uma grade e as demais ficam com -23V. Após é a grade seguinte que vai para +5V e todas as outras ficam com -23V. Isso é feito de uma forma muito rápida para não dar ao olho humano a impressão que determinada grade pisca ou apaga. Assim, o código que é enviado aos segmentos com nível +5V somente provocará o acendimento caso coincida com nível alto em determinada grade. Veja este vídeo sobre o funcionamento do circuito: https://www2.ctaeletronica.com.br/web/material_didatico.asp?uid=62
Um grande abraço. Mário Pinheiro2020-11-19 até 00:00 #40003305923Olá Mestre!
Se eu fizesse a análise comparando ao mesmo tempo a grade 6 e 5, seria possível eu ver o nível L da grade 6 e nível H da grade 5 correto?
Como é feita a análise apenas de uma grade, é valida a explicação da questão 19 que se refere ao gatilho do osciloscópio, sendo visualizado apenas um pulso no lado esquerdo?
Obrigado!
2020-11-22 até 00:00 #40003305929Se eu fizesse a análise comparando ao mesmo tempo a grade 6 e 5, seria possível eu ver o nível L da grade 6 e nível H da grade 5 correto?
Resposta: isso mesmo.Como é feita a análise apenas de uma grade, é valida a explicação da questão 19 que se refere ao gatilho do osciloscópio, sendo visualizado apenas um pulso no lado esquerdo?
Quando coloco a forma de onde de apenas uma grade, verei a forma de onda dela com pulso positivo sempre encostado no lado esquerdo da tela.
Mas se coloco uma das grades no canal 1 e sincronizo o osciloscópio pelo canal 1, se no canal 2 colocar qualquer outra grade, verei os pulsos defasados de acordo com a grade que estou visualizando.
Um grande abraço. Mário Pinheiro -
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