– home / Fóruns / Módulo 3 / Bloco M3-59 / Bloco M3-59 / Questão 21

  • Autor
    Posts
    • Anônimo
      2018-03-23 até 00:00 #40003297774

      Mario nesta questão a grade 6 teria que esta desligada alternativa (e) e na correção veio a (a)

        2018-03-23 até 00:00 #40003297775

        Veja que, independente se uma determinada área, acionada pela grade, estiver completamente apagada, ou sem dígitos acesos para ela, ainda assim, haverá a excitação da grade, ficando com +5V e não como uma tensão constante em nível negativo como é a onda. Apesar desta excitação, na verdade os segmentos estarão todos com tensão de -23V não acionando nenhum dígito.
        Um grande abraço. Mário Pinheiro

          Anônimo
          2018-03-23 até 00:00 #40003297776

          Mario, de acordo com a sua explicação que segue abaixo.
          – Veja que, independente se uma determinada área, acionada pela grade, estiver completamente apagada, ou sem dígitos acesos para ela, ainda assim, haverá a excitação da grade, ficando com +5V e não como uma tensão constante em nível negativo como é a onda. Apesar desta excitação, na verdade os segmentos estarão todos com tensão de -23V não acionando nenhum dígito.
          Um grande abraço. Mário Pinheiro

          Vc concorda que caso a grade 6 fique com +5V e os segmentos com -23V, como os outros dígitos, das outras grades, irão acender se os segmentos estão com -23V?
          Entendo que no caso desse exercício a grade 6 ficaria com -23V já que teríamos tensões para os segmentos que acenderiam nas outras grades, nesse caso, grade 5, 4 e 3.

            2018-03-23 até 00:00 #40003297777

            Os outros segmentos de outras grades irão acender, pois é feito um processo de acionamento sequencial das grades… ora eleva o potencial de uma grade e as demais ficam com -23V. Após é a grade seguinte que vai para +5V e todas as outras ficam com -23V. Isso é feito de uma forma muito rápida para não dar ao olho humano a impressão que determinada grade pisca ou apaga. Assim, o código que é enviado aos segmentos com nível +5V somente provocará o acendimento caso coincida com nível alto em determinada grade. Veja este vídeo sobre o funcionamento do circuito: https://www2.ctaeletronica.com.br/web/material_didatico.asp?uid=62
            Um grande abraço. Mário Pinheiro

              2020-05-19 até 00:00 #40003275815

              Bloco M3-59 / Questão 21

                2020-11-19 até 00:00 #40003305923

                Olá Mestre!

                Se eu fizesse a análise comparando ao mesmo tempo a grade 6 e 5, seria possível eu ver o nível L da grade 6 e nível H da grade 5 correto?

                Como é feita a análise apenas de uma grade, é valida a explicação da questão 19 que se refere ao gatilho do osciloscópio, sendo visualizado apenas um pulso no lado esquerdo?

                Obrigado!

                  2020-11-22 até 00:00 #40003305929

                  Se eu fizesse a análise comparando ao mesmo tempo a grade 6 e 5, seria possível eu ver o nível L da grade 6 e nível H da grade 5 correto?
                  Resposta: isso mesmo.

                  Como é feita a análise apenas de uma grade, é valida a explicação da questão 19 que se refere ao gatilho do osciloscópio, sendo visualizado apenas um pulso no lado esquerdo?
                  Quando coloco a forma de onde de apenas uma grade, verei a forma de onda dela com pulso positivo sempre encostado no lado esquerdo da tela.
                  Mas se coloco uma das grades no canal 1 e sincronizo o osciloscópio pelo canal 1, se no canal 2 colocar qualquer outra grade, verei os pulsos defasados de acordo com a grade que estou visualizando.
                  Um grande abraço. Mário Pinheiro

                • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.