– home / Fóruns / Módulo 3 / Bloco M3-54 / Bloco M3-54 / Questão 28

  • Autor
    Posts
    • Anônimo
      23/03/2018 até 00:00 #40003297328

      Poderia me explicar novamente ? Nao estou conseguindo entender… pois o cursor esta ligado direto a base do Q3 e tambem esta curto circuitado a parte superior do potenciometro. Quando move o cursor para baixo…. a resistencia do potenciomtro diminui… virando um curto …. nao deveria polarizar mais a base do Q3 ?
      nao consegui pegar a ideia.. poderia me clarear melhor ? abracos e valeu!

        23/03/2018 até 00:00 #40003297329

        Na verdade, independente da posição do potenciômetro teremos sempre R4 e R5 no circuito. Imagine que o potenciômetro com cursor todo para baixo, somente haveria os resistores R4 e R5, polarizando a base de Q3. Quando você move o cursor para cima você agora possui dois resistores entre base e emissor, sendo R5 e a resistência do potenciômetro. Fica claro que se o valor da resistência aumentou no lado de baixo, maior tensão tenderemos a ter na base o que não ocorre pois o diodo base-emissor mantem a queda de tensão de 0,6V, mas como a resistência entre base e emissor aumentou, haverá menlos corrente pelos resistores e maior corrente por base e emissor. Desta forma, volto a afirmar que o cursor para baixo haverá menor corrente por base e emissor e para cima, maior corrente.
        Um grande abraço. Mário Pinheiro

          Anônimo
          23/03/2018 até 00:00 #40003297330

          Se o cursos de P1 for movido totalmente para baixo … vai diminuir a resistencia dele… vai virar praticamente um curto… fazendo com que polarize mais o transistor Q3 , correto?
          POlarizando mais Q3 … ele vai conduzir mais… diminuindo a polarizacao de Q1 ..fazendo Q1 conduzir menos ..aumentando a tensao do meio Vcc
          ja o transistor Q2… como ira receber uma corrente maor em sua base… a tendencia da tensao da base d e Q2 sera subir ou cair?
          nao entendi a parte do Q2…quando Q3 conduz mais.. poderia me explicar..apenas o Q2?

          A primeira parte do Q3 , e Q1 esta correto oq ue eu dissee?

          abracos!!

            23/03/2018 até 00:00 #40003297331

            não, pois quando você move o cursor para o lado de baixo, passa a ter o resistor R4 em série com R5 e com isso a tensão de referência para a base diminui, diminuindo também sua polarização.
            Um grande abraço. Mário Pinheiro

              19/05/2020 até 00:00 #40003275572

              Bloco M3-54 / Questão 28

            • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.