– home / Fóruns / Módulo 3 / Bloco M3-49 / Bloco M3-49 / Questão 33

  • Autor
    Posts
    • Anônimo
      2018-03-23 até 00:00 #40003296780

      Mário, pelo menos pra mim tenho dificuldades nesta questões. Bem… O comparador trabalha com dois níveis de tensão alto e baixo.
      O que muda é o defasamento, agora eu pergunto o defasamento tem influéncia na frequência e na tensão como podemos ver na figuras 5, 6 e 7 Aula 13 (M3).
      Quero saber como se calcula pra poder saber a frequência no ponto C, tensão de saida após o Filtro LPF. Fiquei na duvida mais ainda quando fiz a leitura várias vezes e apostila diz: o comparador as duas entradas A e B estão em niveis iguais a saida terá nivel baixo, e quando A e B niveis diferentes terá nivel alto. Oque muda é é somente o defasamento da Onda, agora como se chega a resposta.
      Não tem um link ai gravado com essa aula, como o video que gravou do manual do aluno?
      O pessoal do EAD como eu, somente na apostila dá um pouquinho de trabalho. hehehe…
      Assisti Hoje e ficou show!
      Um agrande abraço, Goiano

        2018-03-23 até 00:00 #40003296781

        O defasamento da forma de onda “B” em 45º é mostrado na figura 6 da aula 13. Veja que o deslocamento entre a forma de onda “A” e “B” é mínimo. Vemos que na primeira comparação entre as duas ondas vemos que a onda “A” está em nível alto e a onda “B” em nível baixo, resultando na saída do comparador em um nível alto (forma de onda “C”). Logo em seguida, a onda “B” passa para nível alto e considerando a onda “A” e “B” em níveis altos, resultará em nível baixo na saída da porta, que permanecerá assim até que a forma de onda “A” mude para nível baixo, resultando novamente em nível alto na saída da porta. Veja que aparecem pulsos positivos de curta duração, e na frequência do dobro da entrada, ou seja, a comparação entre duas frequências iguais continua gerando na saída uma frequência dobrada, mas com variação na LARGURA DO PULSO, que ficou pouco tempo positivo. Veja que podemos dividir o ciclo resultante da comparação em 4 partes, sendo a primeira parte positivo e as demais 3 partes em nível baixo. Como o exercício do bloco diz que a tensão de alimentação é de 12V, podemos dividir esta por 4, resultando em 3V. Assim, como a onda possui um pulso positivo indo até 12V durante somente um quarto do tempo, mantendo-se em nível baixo os outros três quartos, teremos 12V divididos por 1/4 o que resultará uma uma tensão filtrada de +3V.
        Um grande abraço. Mário Pinheiro

          Anônimo
          2018-03-23 até 00:00 #40003296782

          Olá! Agora acho que percebi e creio que aprendi um pouco com sua resposta, Muito Obrigado! Mas só pra saber Nas figuras quantos graus tem em C e veja se coloquei B certo com as figuras. No caso as figuras 5, 6 e 7 da pagina 134 são:
          Figura 5 = B = 90º C = ?
          Figura 5 = B = 45º C = ?
          Figura 5 = B = 135º C = ?
          Desde já agradeço Muito!
          Um grande abraço, Aluno Cristian Goiano.

            2018-03-23 até 00:00 #40003296783

            A diferença de fase, somente existe se as frequências são iguais. Com respeito à onda “C” em todas as figuras, possui o dobro da frequência que mostrado em “A” ou “B”, logo não podemos comparar as fases entre A/B com as ondas “C”. Mas podemos dizer que elas estão sincronizadas, ou seja, a onda “C” foi gerada à partir de “A” comparado a onda “B”.
            Um grande abraço. Mário Pinheiro

              2020-05-19 até 00:00 #40003275327

              Bloco M3-49 / Questão 33

            • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.