– home / Fóruns / Módulo 3 / Bloco M3-44 / Bloco M3-44 / Questão 03

  • Autor
    Posts
  • Anônimo
    2018-03-23 até 00:00 #40003296191

    Ola Sr. Mario
    Não consegui entender o que acontece com o sinal de audio neste exercicio,poderia me dar uma explicação?obrigado

    2018-03-23 até 00:00 #40003296192

    Com a inversão do diodo, haverá a detecção do sinal de áudio e alguns diriam de forma invertida, mas na verdade, a diferença quanto a fase do áudio é insignificante, não prejudicando o áudio em si. O problema é que na inversão do diodo, teremos uma variação de áudio retificado em uma amplitude positiva e não negativa como está normalmente ligado e isso prejudicará a realimentação que é feita para o circuito de CAG (Controle Automático de Ganho).
    Para entender melhor como isso funciona, podemos utilizar a figura 25 (página 129 apostila M3):
    A amplitude do sinal do detector de envoltória, dependerá da potência do transmissor (emissora), bem como a distância deste transmissor até o rádio-receptor. O problema é que quando trocamos de emissora, o nível de áudio entre elas deverá ser o mesmo, considerando a mesma posição do potenciômetro de volume.
    Havíamos dito anteriormente que o resistor R5 e o resistor Rx, formavam um divisor resistivo, que geraria uma tensão de +3V que iria polarizar o circuito detector de envoltória com esta tensão. Mas, se procurarmos o resistor Rx, que possui o mesmo valor de R5, não o encontraremos. Na verdade, esse resistor é uma representação da polarização que segue para o secundário do transformador T3, chegando à base e emissor do transistor Q2 e fechando o caminho à massa via resistor R4. Fica claro que o valor resistivo de R4 é muito menor do que R5, mas quando R5 polariza a base-emissor de Q2, surge uma corrente de coletor e emissor do transistor, que acaba gerando uma queda de 2,4V sobre este resistor, ficando o diodo base-emissor polarizado diretamente com 0,6V e definindo para a base a tensão de +3V.
    Dissemos anteriormente que a tensão no anodo do diodo D1 (detector de envoltória) era de +3V considerando apenas a polarização contínua da malha que vem por R5, mas que cairia quando o sinal fosse demodulado resultando em uma tensão no catodo de +1,6V.
    Assim, podemos afirmar que se um sinal de baixa amplitude for demodulado por D1 e filtrado em C8, teremos uma tensão abaixo de +3V, que diminuirá um pouco a tensão média integrada em C11 e com isso diminuirá a polarização de Q2, diminuindo-lhe o ganho.
    Quanto mais intenso for o sinal na antena, maior será o sinal que deve ser demodulado. Mas, isso levará na retificação dos pulsos, feita por D1, a uma tensão média cada vez menor, que é levada á base de Q2 diminuindo-lhe o ganho.
    Assim, podemos dizer que se nenhuma emissora estiver sendo sintonizada, não teremos o sinal de FI com uma frequência de 455kHz sendo demodulado e com isso a tensão ficará muito próxima a +3V, mantendo o transistor Q2 em máximo ganho. Desta forma, o valor de R5 deve ser determinado sem nenhum sinal na saída do diodo D1, para que consigamos o máximo ganho em Q2. Vejam que o ganho de Q2, que será maior quanto maior for a polarização, terá um limite, pois a tendência de aumentar a corrente coletor e emissor tenderá a diminuir a tensão de coletor, que no caso não ocorrerá, devido a baixa resistência interna no primário de T4, mas aumentará a tensão de emissor. Mas quando chegamos a uma polarização relativamente alta de corrente entre coletor e emissor do transistor, a tendência da circulação da corrente contínua pelo indutor, será cancelar o efeito indutivo e diminuir o sinal que se consegue induzir para o secundário.
    Logo, quando polarizamos Q2 com uma tensão variável, devemos começar por uma baixa tensão na base, monitorando o nível de sinal no coletor. Com o aumento desta tensão, veremos que o nível de sinal também aumentará até que a partir de uma dada tensão, o nível de sinal amplificado começa a diminuir. Desta forma determinamos o valor do resistor R5. Com isso, a atuação da malha de CAG será tirar o ganho diminuindo a polarização do transistor Q2.
    Um grande abraço. Mário Pinheiro

    2020-05-19 até 00:00 #40003275047

    Bloco M3-44 / Questão 03

  • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.