– home / Fóruns / Módulo 3 / Bloco M3-29 / Bloco M3-29 / Questão 17

  • Autor
    Posts
    • Anônimo
      23/03/2018 até 00:00 #40003294724

      Na minha opinião seria realimentação Negativa feita por um microcontrolador.
      Mas tenho dúvidas sobre quanto a realimentação negativa e positiva; podemos dizer que realimentação negativa é porque a tensão que vem de uma tensão mais baixa ou seja terra ou alimentada por um pulso que no exemplo de uma senoidal um semiciclo negativo. E positiva quando a tensão vem de uma tensão mais positiva ou pulso no semiciclo positivo. Sempre tenho duvidas a respeito de como identificar polarização da chamada realimentação. Poderia destrinchar isso pra mim professor. Desde já agradeço pela sua resposta que é muito importante para meu entendimento. Um grande abraço, Cristian Goiano.

        23/03/2018 até 00:00 #40003294725

        Quando consideramos que o circuito mostrado é um VCO (Oscilador Controlado por Tensão), queremos criar uma frequência de saída em um receptor que esteja sincronizada com um determinado sinal enviado da emissora. Assim, a tensão de controle deverá vir de um circuito comparador, que normalmente está dentro de um microcontrolador ou microprocessador. Este circuito de comparação e o controle do VCO mais detalhado, ainda será visto no final deste módulo.
        Um grande abraço. Mário Pinheiro

          20/08/2018 até 00:00 #40003294726

          ok, sei basicamente como funciona  um microcontrolador, porém minha dúvida é se a realimentação é positiva ou negativa, pois se ela aumenta o sinal quando a frequência está diminuindo e diminui quando ela está alta ? claro se for feita com um circuito comparador…

            22/08/2018 até 00:00 #40003294727

            Na verdade a realimentação negativa é usada para estabilizar algo em um ponto estável. Em uma fonte de alimentação regulada ou chaveada, a realimentação negativa serve para deixar estabilizada a tensão de saída. Se eu quero atuar em um VCO e ele produzirá uma determinada frequência esta será definida por uma comparação da saída deste VCO com uma informação de sincronismo (mesmas frequências defasadas em 90º) e isso produzirá uma tensão que manterá o VCO em um dada frequência travada.

            Um grande abraço. Mário Pinheiro

              19/05/2020 até 00:00 #40003274318

              Bloco M3-29 / Questão 17

            • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.