– home / Fóruns / Módulo 3 / Bloco M3-14 / Bloco M3-14 / Questão 26

  • Autor
    Posts
    • Anônimo
      2018-03-23 até 00:00 #40003293361

      Caro prof. Mario boa noite
      Preciso de um esclarecimento a respeito do ex. de nº 26 erra faz parte do exercício dos blocos mas eu preciso sabe por que eu errei coloquei Q1 C,E com fuga daria para faze um passo a passo para que eu posso entender
      DZ1.3,7v emissor para base + positivo 4,3v temos 0,6v na junção de Q2. e Q1 4,6v + positivo de base para emissor 4v também temos 0,6v na junção agora a tensão na saída é baixa deveria ter 9v e tem 4v agora o problema é saída baixa como achar fuga de Q2 C,E aqui deixo meu agradecimento.
      Abraço.

        2018-03-23 até 00:00 #40003293362

        Veja que, como a tensão de saída está baixa, poderia ser muitos defeitos como: Falta de ganho em Q1, R1 alterado, R3 alterado ou aberto, P1 alterado ou aberto na parte de baixo, Fuga coletor emissor de Q2 e fuga coletor-base de Q2.
        Mas, à partir das tensões e os defeitos nas alternativas, podemos concluir o que está acontecendo.
        Com uma tensão mais baixa na saída, deveríamos ter na base de Q2 uma tensão também mais baixa, o que na verdade não ocorreu, pois Q2 ainda está polarizado com uma tensão de 4,3V na base. Com esta tensão, descartamos a falta de ganho em Q1 e R1 alterado, além de fuga coletor e emissor de Q2, pois em todos esses casos, a tensão de base de Q2 estaria baixa. Assim, ainda ficamos com a possibilidade de R3 alterado ou aberto (não há essa opção nas alternativas), lado de baixo de P1 aberto ou alterado (não há essa alternativa). Mas ainda uma fuga entre coletor e base de Q2, poderia provocar uma maior tensão em sua base e isso iria polariza-lo ainda mais o que faria a tensão de coletor cair e com isso também cairia a tensão de saída.
        Um grande abraço. Mário Pinheiro

          2020-05-19 até 00:00 #40003273577

          Bloco M3-14 / Questão 26

        • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.