– home / Fóruns / Módulo 3 / Bloco M3-12 / Bloco M3-12 / Questão 37

  • Autor
    Posts
    • Anônimo
      23/03/2018 até 00:00 #40003293210

      Ola Mário. Neste defeito a lampada permanece acesa de dia ou de noite . Mas o Circuito foi analisado com o LDR recebendo Luz . Neste caso … com o LDr recebendo luz … o Ldr ficaria praticamente um curto … e a tensao da fonte seria entregue a base do Q1 … que no caso nao aconteceu .
      Entao o LDR esta com problema… ou ele abriu ou alterou … mas minha duvida seria em dizer se ele abriu ou alterou…
      Se ele abrisse… vc nao concorda que não irá passar corrente nem por ele e muito menos pelo capacitor? Nao seria mais lógico dizer que ele alterou? Apesar que ele abrindo.. a corrente poderia apssar pelo emissor do Q1 e com uma tensão menor na base devido a abertura ..ou melhor, a alta resistencia do LDR ..que iria diminuir a tensão da base do transistor..faria com que o transistor fosse polarizado e conduzisse …
      Mas ainda asism fiquei na duvida se ele abriu ou alterou.. poderia me explicar? grande abraco!

        23/03/2018 até 00:00 #40003293211

        Para saber se alterou ou abriu, bastará ver as proporções de quedas de tensão sobre os resistores R9 e R1. Vemos que o ponto “B” apresenta uma tensão de 9,4V e o ponto “A” uma tensão de 10,8V, o que é estranhíssimo, pois a tensão do ponto “B” deveria ser mais alta que do ponto “A”. Isto significa dizer que a base do transistor Q1 está sendo levada para o potencial negativo e não é através de R9. Assim, como não há nenhum componente que possa fazer isso, podemos afirmar que está havendo uma fuga de base para coletor do transistor Q1, permitindo que a lâmpada esteja acesa de dia. Quanto ao LDR ele está apresentando uma resistência interna em torno de 1k, mas como há corrente desviada para a base e coletor de Q1, ainda está havendo uma queda nele (apesar da incidência de luz).
        Um grande abraço. Mário Pinheiro

          19/05/2020 até 00:00 #40003273488

          Bloco M3-12 / Questão 37

        • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.