– home / Fóruns / Módulo 3 / Bloco M3-11 / Bloco M3-11 / Questão 33

  • Autor
    Posts
    • Anônimo
      23/03/2018 até 00:00 #40003293124

      Boa tarde. Mário, vc colocou a seguinte resposta para esse exercício: Quando retiramos o alto-falante (especificamente neste circuito em que a polarização é feita via alto-falante), a malha de baixo é despolarizada. Assim, o transistor Q5 também é despolarizado, levando o coletor deste à tensão de 6V, cortando também Q4. Minha dúvida é a seguinte:
      Ao colocar o multímetro na base de Q4 a resistência interna do multímetro não polarizaria esse transistor fazendo com que medíssemos na base 5,5V?

        23/03/2018 até 00:00 #40003293125

        Seria possível se não houvesse o resistor R7 de valor 1,8k. Se colocarmos em série este resistor de 1,8k e o multímetro de 1M, teremos uma divisão da tensão de alimentação por pouco mais de 500 vezes, o que dará aproximadamente 0,01V sobre R7. Com isso podemos afirmar que a tensão de base de Q4 – mesmo com a interferência do multímetro digital – será de 5,99V ou 6V.
        Um grande abraço. Mário Pinheiro

          Anônimo
          23/03/2018 até 00:00 #40003293126

          olá mario..nas questões seguintes não estão muito claras ou eu não entendi..as respostas dada.. na questão 33..no circuito amplificador acima,caso o alto falante seja retirado.teremos na base de q4 6v…e na questão 36 com a mesma pergunta.. no coletor ele estaria com 3v…com 6v na base ele estaria cortado correto..e na questão 38..caso o alto falante seja retirado teriamos 3v abaixo de r2..não estaria r2 ligado no negativo do capacitor..essas tensões citadas ai foram as resposta do gabarito..e um erro..ou eu estou errado..aguardo sua resp..

            23/03/2018 até 00:00 #40003293127

            Quando retiramos o alto-falante (especificamente neste circuito em que a polarização é feita via alto-falante), a malha de baixo é despolarizada. Assim, o transistor Q5 também é despolarizado, levando o coletor deste à tensão de 6V, cortando também Q4.
            Um grande abraço. Mário Pinheiro

              Anônimo
              23/03/2018 até 00:00 #40003293128

              Olá mario..revendo os blocos aqui..e gostaria que vc me tirasse uma duvida.. questão 33..no circuito do amplificador acima.caso o alto falante seja retirado;teremos na base de q4;uma tensão de 6v..resp do gabarito..q4 cortado e 0.v no coletor…. agora…questão 36 no circuito do amplificador acima,caso o alto-falante seja retirado,teremos no coletor de q4.uma tensão de 3v..resp do gabarito…de onde estar vindo os 3v se q4 estar cortado e q5 tbm..e a na questão 33.tbm afirma que q4 estar cortado..aguardo sua resposta…

                23/03/2018 até 00:00 #40003293129

                Retirando o alto-falante, realmente não haverá polarização para o transistor Q2 e a tensão de 1/2Vcc subirá o que cortará o transistor Q5. Apesar disso a tensão de base dele ficará estável com 3,9V. Caso medíssemos a tensão de emissor neste momento, haveria uma tensão de 0,5V a menos que a tensão de base, ou seja, cerca de 3,5V ou 3,4V, pois haveria apenas uma pequena polarização do multímetro neste ponto. Preso neste ponto, temos o emissor de Q2, que também se medíssemos a tensão, teria os mesmos 3,5V ou 3,4V. Caso medíssemos a tensão de base de Q2, mediríamos 0,5V abaixo da tensão de emissor, pela pequeníssima polarização feita pelo multímetro. Esta tensão medida será a mesma dos dois lados de R4, bem como em R3 e claro no coletor de Q4.
                Um grande abraço. Mário Pinheiro

                  Anônimo
                  23/03/2018 até 00:00 #40003293130

                  Peço a gentileza de explicar-me sobre REALIMENTAÇÃO NEGATIVA do emissor de Q5 com C2 e R8, como funciona quando o 1/2 VCC aumenta, como o capacitor pode subir a tensão com apenas 0,02 V como se calcula esta diferença sobre ele e sobre o emissor de Q5. Só estou pedindo porque já me esforçei lendo e relendo matérias nas apostilas sobre isto mas não obtive um entendimento claro, fico sem saber. E já esgotei no assunto, tirei do tempo que era para fazer os bloquinhos.
                  Espero sua compreensão e colaboração.
                  Obrigado, mas muito obrigado mesmo se voce me der a explicação que espero ter.
                  Fica com Deus! Marcelo Pazemecxas

                    23/03/2018 até 00:00 #40003293131

                    R8 e C2, não fazem diferença para a polarização contínua, ou seja, a realimentação negativa que é a tensão de saída influenciando a polarização de Q5, para que a tensão de saída permaneça mais próximo possível de 3V. Assim, o objetivo de C2 e R8 será diminuir a incidência da realimentação negativa quando houver sinal de áudio sendo amplificado, pois sem eles, a realimentação negativa iria tirar a variação de áudio que nos interessa ter na saída. Assim, pense que à medida que o áudio aparece, a tensão acumulada em C2, não permite que apareçam variações sobre ele e no lado de cima de R8, muito pequena variação do áudio, permitindo assim que o áudio seja amplificado e não atenuado pela realimentação negativa.
                    um grande abraço. Mário Pinheiro

                      19/05/2020 até 00:00 #40003273434

                      Bloco M3-11 / Questão 33

                    • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.