– home / Fóruns / Módulo 2 / Bloco M2-63 / Bloco M2-63 / Questão 19

  • Autor
    Posts
    • Anônimo
      23/03/2018 até 00:00 #40003292028

      Boa tarde Mário, a dúvida é a seguinte; quando eu uso a lâmpada série e ela acende forte indicando q há um curto, eu devo fazer a manutenção no aparelho com ele ligado ou devo desliga-lo ??? Muito obrigado!!!

        23/03/2018 até 00:00 #40003292029

        Quando há o acendimento forte, indica consumo excessivo. Você deve desligar o circuito e ir ao esquema verificar o que deve fazer ou qual componente desligar. Após desligar o componente “suspeito” que poderia estar drenando uma forte corrente entre o positivo e o negativo. Volte a ligar a fonte na lâmpada e ver seu acendimento. Caso continue o acendimento forte, faça novamente a análise e encontre outro componente que possa estar drenando uma forte corrente entre o positivo e o negativo e assim por diante, até encontrar o causador do curto. Observação, quando um diodo retificador, seja da rede elétrica, seja de fonte chaveada, esteja com fuga ou curto, ele produzirá o problema relatado.
        Um grande abraço. Mário Pinheiro

          Anônimo
          23/03/2018 até 00:00 #40003292030

          Fiquei com duvida neste execricio, com a tensao antes e depois de R4 ser mesma13,8 de cado lado do r resistor, nao entendi, achei q estraia neste resistor R4 o defeito, pode explicar por favor…

            23/03/2018 até 00:00 #40003292031

            Veja que este resistor possui um valor muito baixo e para gerar queda de tensão sobre ele deverá haver boa corrente circulante pelo Q1. Mas caso retiremos a carga, a tensão de um lado e do outro dele serão as mesmas. Veja que uma queda nele de 0,3V, indica que está circulando 1 ampere por Q1 e por ele.
            Um grande abraço. Mário Pinheiro

              Anônimo
              23/03/2018 até 00:00 #40003292032

              Professor errei feio nessa forreção que fui prestar atenção. Outra coisa errei varias questão que nem acredito que errei. rsrrs
              Errei 3 passando errado para o gabarito e na hora de fui corrigir estava certa. rsrsrs

              Bom eu marque nessa fuga coletor Base de Q2, mas pelo visto o Q1 está com Fuga C-E pois sua tensão de base é 14,8V em uma aula que o senhor me passou me disse que uma fuga coletor Emissor a base também sobe um pouco. Portanto acho que justifica até o seu aquecimanto. Oque o que me diz my teacher?
              Abraços Cristian Goiano!

                23/03/2018 até 00:00 #40003292033

                Pelas tensões indicadas nos terminais dos transistores Q1 e Q2, não podemos ter fuga entre coletor e base de Q2, pois se assim fosse, a tensão de base seria 0,6V a mais que a de emissor, mas o que encontramos é sua tensão de emissor muito mais alta que a tensão de base. Uma fuga coletor e base de Q1 poderia ser, pois a tensão de base é maior em 0,6V que a do emissor… Mas também poderíamos ter uma fuga entre coletor e emissor de Q2, isto porque existe uma queda de tensão sobre o resistor R3, indicando que há corrente circulante por coletor e emissor de Q2 e claro indicando uma fuga neste.
                Um grande abraço. Mário Pinheiro

                  boa noite amigo..

                  por que aquece a saida da fonte….

                  qual componente esta aquecendo

                    01/09/2019 até 00:00 #40003292035

                    Aquece o componente que possui queda de tensão e por onde passa mais corrente que é o Q1.

                    Um grande abraço. Mário Pinheiro

                      19/05/2020 até 00:00 #40003272819

                      Bloco M2-63 / Questão 19

                        27/11/2022 até 05:46 #40003388215

                        Tudo bem professor ?
                        acho que cada um tem seus fantasmas, e o meu, que me amedronta ainda, é sobre *corrente, amperes* …
                        Pelo que entendi, (De forma grotesca). Se eu quiser mais tensão na saída, crio uma resistência entre E/C do Q3 dificultando a corrente que vem do R1, R2, R5 passar por aqui, então a corrente vai pro Q1, Q2 e saída.
                        Se eu quiser menos tensão na saída eu diminuo a resistência entre E/C do Q3 deixando a corrente fluir por aqui diminuindo na saída ?
                        E através disso o circuito também se autocontrola, se baixar a tensão da saída, automaticamente aumenta a resistência do Q3 fazendo ir mais corrente pra saída e vice-versa ?
                        E ainda de reserva eu tenho o Q4, que se por um acaso eu ligar alguma coisa que necessita de muita corrente, vai baixar a tensão no emissor do Q4, chegando a – 0,6V da base, fazendo ele polarizar, e vir corrente direto da entrada.
                        Desculpe se eu estiver em desacerto.

                          13/12/2022 até 15:28 #40003390809

                          Muito bom Alessandro! É isso mesmo!
                          Grande abraço. Mário Pinheiro

                            22/12/2022 até 21:03 #40003391758

                            Em uma aula de reforço publicada em 24/06/2020, mais precisamente aos 05m21s, o Prof. Mário solicita ao aluno que registre, neste fórum, a necessidade de se promover as devidas alterações no esquemático que ilustra a presente questão, a fim de se deixar consignada a queda de tensão existente sobre R4, uma vez que, da maneira que está, dá-se a impressão de que não circula corrente pelo citado componente, atrapalhando a análise do defeito proposta.
                            Infelizmente, ao que tudo indica, ambos se esqueceram da providência combinada, ou ainda não houve tempo hábil para as devidas correções, decorridos praticamente dois anos e meio desde a publicação da citada aula de reforço, cujo “link” segue abaixo.

                            Para os estudantes, o prejuízo causado por essa omissão é mais do que evidente, materializado em enorme desperdício de tempo, nosso bem mais precioso. Mesmo assim, agradeço aos responsáveis pela manutenção da plataforma, caso lhes seja possível implementar a correção necessária, ainda que tão tardiamente.

                              21/01/2024 até 18:30 #40003412479

                              Professor,
                              Não consegui entender as quedas de tensões sobre R1, R2 e R5. Para mim, elas estão desproporcionais (8V, 7,8V e 1,1V respectivamente).Nesse caso, mas a diferença entre R5 e os resistores R1 e R2. Poderia esclarecer?

                            • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.