– home / Fóruns / Módulo 2 / Bloco M2-37 / Bloco M2-37 / Questão 44

  • Autor
    Posts
    • Anônimo
      23/03/2018 até 00:00 #40003289781

      Olá Mário, Nesta questão achei 8,4v a tensão da base. Não tem esta alternativa. a alternativa mais próxima é d) 9V. Me desdobre esta história, por favor. Abs, Del

        23/03/2018 até 00:00 #40003289782

        Veja que se considerarmos o multímetro com impedância de entrada de 1Mohm, significará que teremos uma corrente circulante 0,000008A, que multiplicado pelo ganho que é de 300 (em média), resultará em 0,0024A. Considerando que esta corrente passará pelos resistores de emissor e coletor, teremos 1000 x 0,0024A = 2,4V que será a queda em cada um dos resistores o que dará para a base uma tensão de cerca de 6 ou 7V. Isso somente ocorre quando colocamos o multímetro na base do transistor PNP, pois veja que haverá uma polarização para a junção emissor-base e com isso haverá corrente circulante entre emissor e coletor, abaixando a tensão de base.
        Um grande abraço. Mário Pinheiro

          Anônimo
          23/03/2018 até 00:00 #40003289783

          Boa tarde professor Mário, tudo bem? Tenho dois multímetros, um novo e de uma marca conhecida e conceituada, com ajuste automático e manual das escalas e com muitos outros recursos que chamarei de “novo”. O outro é de uma marca com modelos mais “acessíveis” custando bem menos (cerca de 15 vezes) do que o novo e que tem a maioria dos recursos de quaisquer multímetros tem e que chamarei de “outro”. Bem, posto isto, nos medições 44, 47 e 50 das montagens o multímetro novo indicava as tensões na base do transistor com uma tensão maior do que a que estava no emissor, algo em torno de 0,30V. Quando fui ler as dúvidas sobre estas questões, me deparei com a explicação da impedância exposta pelo sr. em algumas das respostas. Experimentei refazer as medições com o outro multímetro, e os resultados exibidos neles estavam de acordo com o que o sr. havia explicado. Em todas as situações, as medções indicadas por ambos os multímetros são “iguais”, mas nesse caso da medição da base “solta”, ocorreu essa diferença. O que pode estar ocorrendo? O multímetro novo tem algum circuíto que “corrigi” a impedância ou ele está com defeitos? Grato
          Renato Mertz

            23/03/2018 até 00:00 #40003289784

            Caso seu multímetro tenha escala automática, será muito difícil utiliza-lo nas medições de alta impedância (quando o multímetro é colocado em um ponto onde a resistência para a massa é muito alta (acima de 10Mohm). Como você disse que nas outras medições ele mediu corretamente, não está com defeito.
            Um grande abraço. Mário Pinheiro

              Anônimo
              23/03/2018 até 00:00 #40003289785

              Olá professor saudações, a minha montagem está marcando 0.78v coletor e 0.77v emissor com 0v base após colocar um resistor de 100k a coisa muda de figura; 4,5v coletor, 3,83v base e 4,4v de emissor, porém o exercício não está pedindo para por resistor algum, mas não há alternativa para que coicida com as medições

                23/03/2018 até 00:00 #40003289786

                Veja que as tensões indicam que a resistência interna entre emissor e coletor é muito, muito baixa (menor que 10 ohms). Para que isso ocorra, é necessário que em vez de ter colocado um transistor PNP (como indica na figura) tenha colocado um transistor NPN (BC548,BC547, BC337 ou BC338). Em segundo lugar, verifique se ele nao está invertido e por fim, se não for nada comentado acima, ele estará em curto entre coletor e emissor. Outro problema é que os resistores que deveriam ser iguais, o que está ligado ao emissor e vai ao positivo de 9V é de valor 10 vezes maior que o resistor que vai ao negativo.
                Um grande abraço. Mário Pinheiro

                  Boa noite professor !!!

                  Eu gostaria de argumentar: Esta experiência não há muita precisão na resposta… Veja o multimetro de bancada na qual eu tenho da Fluke mediu a tensão de Base  8,2V ficando entre a resposta do senhor e a tensão máxima de  9V. Qual decisão tomar neste caso porque se for verificar a tensão de base foi polarizada pela resistência do multimetro mas muito alta e não fazendo com que o transistor entrasse em modo de saturação e no bloco existe a informação de 9V e 7V. A meu ver 7 está bem abaixo do valor. O Sr. poderia me esclarecer por favor ?

                  Agradeço

                   

                   

                    14/02/2020 até 00:00 #40003289788

                    Veja que 9V é a tensão de alimentação e medindo na base não poderia ser 9V, pois ao colocar o multímetro neste terminal, a tensão já cairá 0,5V da polarização que existirá do multímetro à massa. O problema é que o multímetro polariza o transistor abaixando ainda mais a tensão de base. Como você disse poderá ser de pouco menos de 7V até cerca de 8,2V como falou, mas nunca 9V que é a tensão da fonte.

                    Um grande abraço. Mário Pinheiro

                      09/05/2020 até 00:00 #40003289789

                      Olá professor, nessa questão com a fonte em 9v, na base eu tenho 8,23v.

                      Nesse caso a opção ” d) 9v ” seria a que mais se aproxima, porém vi que em resposta a outro aluno a tensão na base teria que ser 0,5v abaixo da tensão da fonte, então a resposta para essa questão será opção “c) 7v” mesmo?

                        11/05/2020 até 00:00 #40003289790

                        Isso mesmo, em torno de 7V.

                        Um grande abraço. Mário Pinheiro

                          19/05/2020 até 00:00 #40003271541

                          Bloco M2-37 / Questão 44

                        • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.