– home / Fóruns / Módulo 2 / Bloco M2-30 / Bloco M2-30 / Questão 23

  • Autor
    Posts
    • Anônimo
      2018-03-23 até 00:00 #40003289138

      Bom dia Mario. Nessa questão considerei que o P1 está alterado na parte de cima. Penso que na malha paralelo de baixo, tem uma queda de 8,5V, ou seja, qualquer dos dois de baixo que alterarem (Parte de baixo do PI ou R2), não aumentaria a tensão nessa malha. A única possibilidade que acredito ser, seria a alteração do P1 (parte de cima) ou R1.
      Nessa situação a tensão da malha paralela de cima caíria, pois sua Req também ficaria menor com a alteração com um deles. Estou certo? Me confundi porque você respondeu anteriormente em outro questionamento que o problema era na malha de baixo. Obrigado.

        2018-03-23 até 00:00 #40003289139

        A tensão correta para o circuito seria 7,5V e os valores equivalentes são 25k para a malha de cima (R1 em paralelo com o lado de cima de P1) e 25k para a malha de baixo (R2 em paralelo com o lado de baixo de P1). Considerando que a tensão indicada é de 8,5V, teremos 8,5V sobre a malha de baixo e 6,5V sobre a malha de cima. Isso significa que a resistência de baixo é MAIOR que a de cima. Para que esta resistência seja maior, teremos uma alteração na parte de baixo de P1 ou ainda R2 alterado.
        Um grande abraço. Mário Pinheiro

          Anônimo
          2018-03-23 até 00:00 #40003289140

          Acho que e R2 alterado ..mas meio que chutei ..porque nao consegui achar o defeito.
          poderia me explicar aqui o que ocorreu com este circuito ? abracao!!

            2018-03-23 até 00:00 #40003289141

            Como temos uma equivalência entre os valores da malha de cima e malha de baixo, a tensão resultante entre o conjunto deveria ser de 7,5V. Mas como a tensão subiu levamente para 8,5V, significa que o circuito de baixo está 1,3 vezes maior que o lado de cima (basta dividir a tensão do circuito de baixo com 8,5V pelo de cima com 6,5V). Assim, poderíamos ter tanto uma alteração no lado de baixo de P1, como uma alteração de R2. Daí é só verificar as respostas.
            Um grande abraço. Mário Pinheiro

              2020-05-19 até 00:00 #40003271170

              Bloco M2-30 / Questão 23

                Olá professor, fiquei na mesma dúvida do colega, já que numa malha paralela a única maneira da resistência equivalente subir é se um dos resistores abrir, que não é o caso do exercicio pois a tensão subiu pouco, se um dos resistores abrir a tensão iria pra 10v, no exercício a tensão foi para 8,5v, então achei que poderia ter baixado a resistência equivalente da malha de cima para a tensão de baixo subir, poderia explicar quem alterou e pra quanto, toda vez que resolvo um exercício gosto de calcular pra quanto alterou o componente, pra ter certeza da resposta.
                Desde já grato.

                  Cheguei a conclusão aqui que:

                  P1 em baixo ou R2 alterou para 94,33 ohms provocando assim uma resistência equivalente de mais ou menos 32,7 ohms. Ufa, suei, mas sou brasileiro kkk

                • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.