– home / Fóruns / Módulo 2 / Bloco M2-29 / Bloco M2-29 / Questão 43

  • Autor
    Posts
    • Anônimo
      23/03/2018 até 00:00 #40003289068

      Estou com uma duvida que nao consigo encontrar onde que explique isso .
      Minha duvida e nao contagem de cada risquinho dentro de um quadrado .
      exemplo neste exercicio , temos uma forma de onda que sai de um quadrado inteiro e ela termina mais ou menos no meio do segundo quadrado .. estes risquinhos que ficam dentro de cada quadrado , como faco para calcular eles? Como faco para onta-los? quanto vale 1 risquinho dentro de cada quadrado?
      timve/div esta em 5ms.. 1 quadrado vale 5ms neste caso..mas os outros risquinhps dentro do segundo quadrado? como calcular ?
      abracos!!

        23/03/2018 até 00:00 #40003289069

        Cada divisão da tela do osciloscópio será dividida em 5 partes normalmente, mas em algumas telas você encontrará em até 10 partes. Mas tudo isso não importa, pois você na visualização terá que definir quantas partes da divisão, a onda pegou. No caso do exemplo, ela parece terminar em 1/4 da divisão (mas poderia ser 1/3). Caso eu decida por 1/4, serão 3 divisões completas mais 1/4, que deverá ser transformado em decimal que será 0,25. Assim, teremos 3,25 divisões que serão multiplicadas pelo tempo indicado para cada divisão. Caso você visualize 1/3, o resultado em decimal será de 0,33 que dará 3,33. Para maiores detalhes revise a primeira aula do módulo 1 (apostila nova ou apostila de matemática) que lá fala de decimais. Mas na internet, você também encontra isso.
        Um grande abraço. Mário Pinheiro

          Anônimo
          23/03/2018 até 00:00 #40003289070

          Prof. Mário,
          1) Ao submeter o arranjo da questão 43 ao osciloscópio, utilizando o transformador que me foi enviado (15v + 15v) e colocando a ponta de prova no ponto A, foram exibidos alguns valores que eu gostaria que o senhor os melhor esclarecessem: a) tensão pico a pico = 23v (não seria 15v ?); b) Tensão Max = 23v (tb não seria 15 v?); c) Valor RMS = 11,4v e Tensão Média = 7,3 (não deveriam ser iguais ? qual a diferença entre seus significados ?)

          Pensando em ser possível haver algum problema com os componentes do circuito montado, resolvi utilizar o osciloscópio diretamente na rede elétrica 110v e obtive os seguintes resultados: a) tensão pico a pico = 348 (pq tão alto ?); b) Tensão Max = 174v e Min -174(não seria perto de 127 e -127v?); c) Valor RMS = 123v e Tensão Média = 0,5

          2) Utilizando o multímetro, o teste no ponto A do circuito indicou 14,9v (~15v) e na tomada da residência 120,5v.

          3) O Sr poderia explicar o porque desses resultados? Se o multímetro em CA mede RMS, pq a diferença entre o valor medido por ele e o do osciloscópio? E os valores de pico? Eles são tão altos assim mesmo?
          Grato.

            23/03/2018 até 00:00 #40003289071

            Vamos às respostas:
            1) a características do transformador de 15+15V de saída, é fornecer a tensão eficaz ou média, que seria a tensão de pico da senoide em torno de 21V. Se a sua rede for um pouco mais alta (como pude verificar pelas observações enviadas) resultará em uma tensão em torno de 23 à 24V de pico. O problema é que quando filtrarmos a onda, o capacitor de filtro, se carregará com os picos desta tensão, resultando em uma tensão DC em torno de 22 à 24V.
            Veja que tensão média é a que é entregue em média para a carga. Como estamos tratando de uma senoide, podemos dizer que inicialmente a tensão será muito baixa subindo rapidamente e diminuindo o ritmo da subida até atingir o pico, sendo que após cairá da mesma forma. Assim, a média da tensão de uma senóide, será seu pico multiplicado por 0,707.
            Com respeito à sua rede elétrica, vamos pegar a tensão de pico a pico que é de 348V e dividida por 2, resultando em 174V, que multiplicado por 0,707 resultará em 123Vac como tensão eficaz de rede elétrica, que está normal.

            2) quanto às últimas medições feitas no ponto A, você utilizou o multímetro em escala AC ou DC, e que tipo de multímetro está usando – digital ou analógico?

            Um grande abraço. Mário Pinheiro

              Anônimo
              23/03/2018 até 00:00 #40003289072

              Não entendi de onde veio o 3 do exemplo do 1/4 .. 3,25 .. de onde vc achou este numero 3?Outra coisa.. cada divisao ela tem 4 risquinhos e 5 espacos …. qual que eu devo lear em consideracao para contar ?
              exemplo ..se a forma de onda pega o primeiro espaco , quer dizer que ela pegou 1/1 ou 0,10 ?

              abracos!

                23/03/2018 até 00:00 #40003289073

                Se a escala possui 4 traços (5 espaços) cada espaço valera 1/5 do total (divisão). Se a escala tiver 9 traços (10 espaços, cada espaço valerá 1/10. Veja abaixo uma série de valores fracionados e seu equivalente decimal. Tente entender que é uma fração e o número de baixo será o divisor e o número de cima será o multiplicador. Se quisermos saber quanto é 1/4 do número 8, devemos dividir o número 8 por 4 e multiplica-lo por 1. Caso seja 3/4 do mesmo número 8, teremos que dividi-lo por 4, resultando em 2 e multiplicar por 3, resultando em 6. Assim, 3/4 de 8 é igual a 6. Veja a relação fração / decimal abaixo:
                4/5 = 0,8
                3/5 = 0,6
                1/2 = 0,5
                2/5 = 0,4
                1/3 = 0,33
                1/4 = 0,25
                1/5 = 0,2
                Quanto a sua última pergunta, se a forma de onda pega o primeiro espaço, que é de 1/5 do total, o valor decimal será de 0,2.
                Um grande abraço. Mário Pinheiro

                  Anônimo
                  23/03/2018 até 00:00 #40003289074

                  Ola Mário ,
                  eu fiz o calculo deste jeito..adotei o 1/4 pois, o desenho ta muito pequeno para ter precisao ehhe . aqui neste caso , eu fiz assim :
                  1/4 = 0,25 ou 3,25 ..ainda nao entendi a razao deste “3” ..mas tud bem .
                  Utilizando o 3,25 , calculei da seguinte forma .
                  Como foi selecionado o tempo por divisao para 5 ms , multipliquei 5 X 3,25 = 16,25ms ..dividi por 1000/16,25ms = 61 ou 60 Hertz .
                  Correto ?

                  abracao!!

                    23/03/2018 até 00:00 #40003289075

                    O 3 é a quantidade de divisões, que o ciclo da forma de onda está abrangendo, e 0,25 é o pedaço a mais das 3 divisões.
                    O cálculo da frequência está correto.
                    Um grande abraço. Mário Pinheiro

                      Anônimo
                      23/03/2018 até 00:00 #40003289076

                      Boa noite Mario! Apesar de toda explicação não estou conseguindo entender nada sobre este exercício. as figuras são pequenas demais, não sei onde começar a contar o ciclo e onde terminar e com respeito ao volts/div se existe Vpp ou é só Vp neste caso. Eu estava indo muito bem nos blocos mas depois que começou estes retificadores já comecei a ter 13 questões erradas no bloco M2-28 e justo nas questões relacionadas com retificadores. Estou APAVORADO hoje já é quarta feira e não consegui fazer nem 2 blocos. Gasto horas lendo e relendo mas não entendo estes retificadores.Peço uma ajuda. Tambem não consigo montar estes circuitos no proteus pois não sei montá-lo e nem manejar o osciloscópio virtual e nem saber que diodo usar que fonte usar.

                        23/03/2018 até 00:00 #40003289077

                        Com respeito ao circuito, vamos em primeiro lugar, observar que temos a chave VOLTS/DIV posicionada em 5V (por divisão) e como a ponta de prova está ajustada para x1, cada divisão valerá 5V. Vemos na tela que em sentido vertical (medição de volts), a forma de onda ocupa três divisões o que representaria uma amplitude total de 15Vpp (15 Volts de pico a pico). Apesar da forma de onda ser indicada em Vpp, também poderemos indica-la em Vp (Volts de pico) e para isso, procuraremos onde está a ref. (referência do terra), que está na parte de baixo da onda. Desta forma, à partir da ref. vamos até o pico positivo, onde encontramos 3 divisões, ou seja nesta onda, também teremos +15Vp (3 divisões da referência até o pico positivo.
                        Quanto à frequência, podemos dizer que a chave TIME/DIV está posicionada em 5ms (5 milissegundos) e que deveremos verificar onde começaria e forma de onda (manifestação do início da variação positiva). Veja que olhando no sentido horizontal da imagem, na quarta linha vertical, vemos que a forma de onda começa a subir em tensão, sendo que após 3 divisões e mais 1/3 de outra (3,3 divisões) começará um novo ciclo. Assim, teremos 5ms multiplicado por 3,3 divisões, que resultará em 16,5ms aproximadamente. Como 16,5 cabem 6 em 100 e 60 em 1000, a frequência será de 60Hz.
                        Um grande abraço. Mário Pinheiro

                          19/05/2020 até 00:00 #40003271140

                          Bloco M2-29 / Questão 43

                        • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.