– home / Fóruns / Módulo 2 / Bloco M2-22 / Bloco M2-22 / Questão 38

Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 17 do total)
  • Autor
    Posts
    • Anônimo
      23/03/2018 até 00:00 #40003288318

      oi mario paz do senhor tudo bem? mario to com duvida nessa questão acorrente no resistor sera amesma né r=(c) obrigado mario tenha um bom dia!

        23/03/2018 até 00:00 #40003288325

        Veja que seu pensamento estaria certo se em série com eles tivesse outro resistor. A questão diz apenas que há um resistor em paralelo com um capacitor ligados a uma tensão de alimentação de +10V (bateria). Veja que uma fuga no capacitor iria produzir corrente circulante por dentro dele, mas a tensão aplicada em ambos componentes não cairia. Isto significa que se a tensão sobre o resistor ainda é de 10V, a corrente por ele não se modificou. Apesar disso, a corrente geral aumentou, pois está sendo retirada da bateria.
        Um grande abraço. Mário Pinheiro

          Anônimo
          23/03/2018 até 00:00 #40003288324

          Boa noite professor, com relação a essa questão, quando um capacitor apresenta fuga o que ocorre com ele? Eu pensava que quando o capacitor apresentava fuga começa a circular corrente por ele, ou seja, a corrente no resistor em paralelo iria diminuir mas pelo visto me enganei. Poderia me tirar essa dúvida?

            23/03/2018 até 00:00 #40003288323

            Como são apenas dois componentes, o capacitor e o resistor e sobre eles está ligado uma fonte de +10V da bateria, caso o capacitor venha a apresentar uma fuga, a corrente circulante pelo resistor permanecerá a mesma, pois a tensão sobre o resistor continuará sendo a tensão de +10V proveniente da bateria.
            Um grande abraço. Mário Pinheiro

              Anônimo
              23/03/2018 até 00:00 #40003288322

              Eu me confundi com relação à esta questão. Se o capacitor tiver uma fuga qualquer (tenha um valor ôhmico X), a corrente não vai se dividir nessa malha, reduzindo a corrente que inicialmente passava pelo resistor? Digamos que o valor ôhmico do capacitor com fuga seja igual ao do resistor. A corrente será dividida em dois para cada componente, certo?
              Ou estou cometedo algum erro de interpretação do enunciado?

                23/03/2018 até 00:00 #40003288321

                Como o resistor está ligado à ddp (diferença de potencial) de 10V da bateria, irá circular uma corrente por ele. Quando colocamos o capacitor em paralelo, e este estiver com fuga, teremos a corrente que circula pelo resistor somada à corrente de fuga do capacitor, que será tirada da bateria. Mas condiderando que a tensão de 10V da bateria não caia, a corrente pelo resistor será a mesma.
                Um grande abraço. Mário Pinheiro

                  Anônimo
                  23/03/2018 até 00:00 #40003288320

                  Ola Mario ,

                  me compliquei todo nesta questao , poderia me explica-la ?

                  fique na paz!

                    23/03/2018 até 00:00 #40003288319

                    Você está certo!
                    Um grande abraço. Mário Pinheiro

                      22/09/2018 até 00:00 #40003288326

                      Olá professor!  Graça e paz
                      Só gostaria de saber se o meu raciocínio está correto.

                      Suponhamos que este resistor tenha o valor  de 300 ohms. Para calcular a corrente seria:
                      10V dividido por 300 ohms= 33mA

                      No entanto, se o capacitor estiver com uma fuga de 300 ohms, a resistência equivalente da malha será de 150 ohms, assim resultando em:

                      10V dividido por 150 ohms = 66mA.

                      Como a resistência do resistor e do capacitor são a mesma, a corrente se dividi igualmente na malha, resultando em 33mA sobre O resistor e 33mA sobre o capacitor.

                      Está correto?

                        24/09/2018 até 00:00 #40003288327

                        Não, pois a tensão sobre o resistor e o capacitor será constante e quando a tensão sobre um resistor e constante, a corrente sempre será a mesma.

                        Um grande abraço. Mário Pinheiro

                          Bom dia! Apesar das detalhadas explicações, minha duvida se resume no fato de que se aplicarmos a formula: I=V/R

                          e considerando que a fuga do capacitor seja de um valor maior que o resistor resultara numa Req menor que o valor do resistor em paralelo. Dividindo 10v por uma resistência menor dará um valor maior de corrente. Se considerarmos que a fuga do capacitor seja de um valor menor que o resistor ainda assim resultará em uma Req menor do que a que teríamos se o capacitor estivesse em condições normais. 10v dividido por um resistor menor não daria um valor de corrente maior? Por favor professor me tire esta dúvida.

                            06/11/2018 até 00:00 #40003288329

                            A tensão de 10V não varia independente da fuga do capacitor, pois os dois estão em uma fonte de 10V.

                            Um grande abraço. Mário Pinheiro

                              Boa tarde Professor! Visto que estamos falando de corrente e não de tensão com o aumento ou diminuição da resistência equivalente do circuito esta corrente não sofrerá alteração? Grande abraço.

                                06/11/2018 até 00:00 #40003288331

                                Sim, estamos falando de corrente circulante no resistor e não no capacitor. Se aplicamos 10V sobre o resistor e ele não se altera, a corrente circulante será constante, ou seja, a mesma. Já pelo capacitor, quanto maior a fuga, maior a corrente circulante por ele, mesmo que a tensão fique fixa em 10V.

                                Um grande abraço. Mário Pinheiro

                                  Professor, ainda não estou convencido dessa resposta. Se a fuga no capacitor apresentar uma resistência, digamos de 10% do valor do resistor, a corrente não vai procurar o caminho mais fácil, diminuindo a corrente no resistor?

                                Visualizando 15 posts - 1 até 15 (de 17 do total)
                                • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.