– home / Fóruns / Módulo 2 / Bloco M2-01 / Bloco M2-01 / Questão 36

  • Autor
    Posts
    • 23/03/2018 até 00:00 #40003286888

      Seja o primeiro a fazer uma pergunta sobre esta quest

        04/07/2018 até 00:00 #40003286889

        Boa tarde ! A propriedade de atração de metais ferrosos deu nome de ______ a alguns materiais.

        Estou confuso nesta questão.

        propriedade ficou conhecida como magnetismo ou atração magnética. ela atrai materiais composto por FERRO.

        material chamado de IMÃ.

          05/07/2018 até 00:00 #40003286890

          A propriedade de atração de metais ferrosos deu nome de imã a alguns materiais.

          Wikipedia: O íman (português europeu) ou ímã (português brasileiro), chamado ainda de magneto, é um objecto que provoca um campo magnético à sua volta.

          Um íman permanente é feito de um material ferromagnético. As suas propriedades magnéticas são causadas pelo spin dos eletrons que se encontram no interior da matéria.

          Um íman é um dipolo, tem sempre dois polos, \”norte\” e \”sul\”. Por definição, o polo sul de um íman é o que é atraído pelo polo norte magnético da Terra.

          Os dipolos não podem ser separados. Se um íman for dividido ao meio, obtêm-se dois ímanes menores, cada um com um polo norte e um polo sul.

          Um eletroímã é um ímã que se baseia em campos magnéticos gerados por cargas em movimento. Ou seja, uma peça de liga de ferro, com um fio enrolado, por onde corre energia elétrica.

          Tipos de ímãs

          Os ímãs podem ser naturais ou artificiais, e permanentes ou temporais.

          Um ímã natural é um mineral com propriedades magnéticas, como a Magnetita, que é um óxido de Ferro (Fe3O4).

          Um ímã de neodímio-ferro-boro é um poderoso ímã feito a partir de uma combinação de neodímio, ferro e boro — Nd2Fe14B. Esses ímanes são muito poderosos em comparação a sua massa, mas também são mecanicamente frágeis e perdem seu magnetismo em temperaturas acima de 120 °C.

          Um ímã artificial é um corpo de material ferromagnético que é submetido à um intenso campo magnético; por fricção com um ímã natural ou pela ação de correntes elétricas (eletromagnetismo) adquire propriedades magnéticas.

          Um ímã permanente é feito de aço magnetizado (ferro com alto teor de carbono), a fim de manter permanentemente seu poder magnético. Também é utilizado alnico ou ferrite em alguns casos. No entanto, uma forte descarga elétrica, um impacto de grande magnitude, ou uma aplicação de uma elevada quantidade de calor podem causar perda de força magnética do ímã. A altas temperaturas, os ímãs permanentes perdem seu magnetismo temporariamente, readquirindo quando são resfriados.

          Um ímã temporal é temporariamente magnetizado por uma fonte de ondas eletromagnéticas. Quando a emissão dessas ondas cessa o ímã temporal deixa de possuir seu campo magnético. Esses ímãs são feitos com matérias paramagnéticas (normalmente ferro com baixo teor de carbono) por isso quando o campo magnético é removido o movimento Browniano rompe o alinhamento magnético do ímã temporal.

          Um eletroímã é uma bobina (ou uma espira) por onde circula uma corrente elétrica, gerando um campo magnético. O eletroímã é uma espécie de íman temporal, pois seu campo magnético acaba quando é interrompida a passagem da corrente elétrica pela bobina.

          Um grande abraço. Mário Pinheiro

            19/05/2020 até 00:00 #40003269731

            Bloco M2-01 / Questão 36

          • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.