– home / Fóruns / Módulo 1 / Bloco M1-51 / Bloco M1-51 / Questão 18

  • Autor
    Posts
    • Anônimo
      23/03/2018 até 00:00 #40003285824

      Ola Mario ,

      Esta questao eu tenho certeza que o capacitor esta em Curto … mas no caso se o R10 estivesse ABerto , e o capacitor em otimo estado
      Assim que eu fizesse a medicao em relacao a massa , Sobre o capacitor teria os 12 v e sobre o R10 = 0 v , mesmo ele estando aberto ?

      Se neste caso ocorrer desta maneira , entao pela loogica eu teria que imaginar que o R10 realmente abriu mesmo nao tendo os 12 v em cima dele (r10)?

      Grande abraco e fique na paz !

        23/03/2018 até 00:00 #40003285825

        Você está certo quando afirma que C1 está em curto. E com C1 em curto, poderia também estar R10 aberto, mas, claro, ficaria primeiramente evidente o curto de C1. Mas como você sabe colocamos somente um defeito por vez.
        Mas, vamos dizer que em um dado circuito, tivéssemos os dois componentes com defeito (C1 em curto e R10 aberto). A análise faria com que trocasse o capacitor em curto e quando ligasse o circuito, poderia medir zero volt, mas um zero volt, como se as pontas do multímetro estivessem no ar. se R10 estivesse bom e medisse a queda de tensão sobre C1 daria 12V (sobre ele). Mas com R10 aberto, a tensão sobre o capacitor também daria zero volt, o que nos levaria a concluir que R10 está aberto.
        Monte o circuito (C1 poliester com 10k ou 100k) e um resistor de 10 ohms ou valor próximo a ele (pode ser de 100 ohms). Após tire o resistor, como estivesse aberto e meça a tensão sobre o capacitor… você vai ver que a tensão sobre ele, se houver vai ficando cada vez menor, até zerar.
        Um grande abraço. Mário Pinheiro

          Anônimo
          23/03/2018 até 00:00 #40003285826

          eu estou com uma duvida nesse exercicio, pra mim so pode ter dois defeito o R10 aberto ou C1 em curto, mais na questao 18 tem a alternativa ´´C“ o que quer dizer o capacitor esta em curto e a alternativa ´´D“que o R1 esta aberto,mas no circuito o resistor é R10 eu n sei se o bloquinho esta erra nessa questao Pra mim a resposta e a alternativa C.Por favor pode tirar essa duvida. Obrigado!!!

            23/03/2018 até 00:00 #40003285827

            Na verdade, se o R10 estivesse aberto nós nao conseguiriamos medir nada no pondo pedido, pois o capacitor tambem seria uma chave aberta e nao deixaria passar os 12V. Bom estudo.

              Anônimo
              23/03/2018 até 00:00 #40003285828

              Olá galera! O que houve com a resposta da Questão 18 do bloco 51? Não há nada no site.

                23/03/2018 até 00:00 #40003285829

                Se o R10 estivesse aberto, teriamos um circuito série com duas chaves abertas: a primeira seria o C1 e a segunda o R10, neste caso a tensào seria 0V pois a fonte não consegueria passar pela primeira chave aberta (C1). Um abraço, bom estudo e ficacom DEUS!!!!

                  Anônimo
                  23/03/2018 até 00:00 #40003285830

                  Boa tarde profº Mário,
                  eu estava analisando essa questão e fiquei em dúvida entre a resposta ‘c’ ( C1 em curto ) e a resposta ‘d’ ( R1, que deveria ser R10 conforme o esquema elétrico, aberto ). Recorri a dúvida de blocos e uma das respostas diz que o R10 nesse caso está aberto e não é possível obtermos 12V entre o terminal de conexão do C1 e o terminal do R10 aberto. Mas se levarmos em consideração que o ar assume o papel de ligação entre o C1 e o R10 aberto e que o ar possui uma resistência muito alta em relação ao C1, teremos uma tensão de 12V naquele ponto em relação ao terra, certo?
                  Fiz o teste na prática e foi isso que aconteceu, mas eu não tinha entendido esse fenômeno até que lembrei das aulas sobre resistores ( a maior tensão cairá sobre a maior resistência ). Como a resistência do ar é muito mais alta que a resistência interna do C1 e estamos levando em consideração que o R10 está aberto, toda diferença de potencial ficará entre o terminal inferior do C1 e o terra. Essa foi uma hipótese levantada no momento, o que o senhor acha? E a outra possibilidade de resposta, como foi anteriormente mencionado, é o C1 em curto sem nenhum mistério. Confesso que estou perdido o que fazer agora? Obrigado. Samuel.

                    23/03/2018 até 00:00 #40003285831

                    Não está dizendo que R10 está aberto… está dizendo que poderíamos ter 2 defeitos simultâneos com C1 em curto e R10 aberto, com a tensão medida de 12V no ponto indicado. Após feita a substituição de C1, passaríamos a ter zero volt no ponto, mas zero volt com uma pequena variação na tela do multímetro, indicando que o ponto não está bem preso à massa. Isto se deve ao zero indicado ser de um circuito aberto, como se as pontas do multímetro estivessem soltas. Logo o problema é somente C1 em curto.
                    Um grande abraço. Mário Pinheiro

                      19/05/2020 até 00:00 #40003269011

                      Bloco M1-51 / Questão 18

                        Numa situação hipotética e pouco provável considerando somente o R10 aberto como defeito, estando o capacitor descarregado numa medição rápida (corriqueira) tbm veremos 12V e o 0V somente após sua carga? Sem o kit aqui para comprovação.
                        Desculpe a colocação hipotética, querendo confirmar a possível lógica teórica.

                      • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.