– home / Fóruns / Módulo 1 / Bloco M1-45 / Bloco M1-45 / Questão 29

  • Autor
    Posts
    • Anônimo
      2018-03-23 até 00:00 #40003285398

      boa noite Mario, Nesta questão achei o defeito, é a alternativa [E] – R18 alterado e depois de ir “chutando” o valor de alteração do R18 e calculando a Req com o R19 fui indo até que consegui chegar no valor de 12k ohms de alteração. Mas perdi um certo tempo para achar esse valor, não tem alguma fórmula ou macete para achar o valor de alteração mais rápido? obrigado!

        2018-03-23 até 00:00 #40003285399

        Há sim, pois veja que a queda de tensão de 5V sobre a malha paralela é 2,5 vezes maior que a queda de tensão sobre R20 ou ainda sobre R17, isso significa que a resultante de resistência é 2,5 vezes maior que R20 de 680 ohms, resultando em 1700ohms para o circuito paralelo. Dividindo agora 2000 x 1700 teremos uma relação de 1,1765 e que subtraindo de 1, resultará em 0,1765. Dividindo agora o valor de 2k (valor maior) por 0,1765, teremos 11.330 ohms como resultante, ou um valor muito próximo a 11k. Assim, não se esqueça que após saber o valor da resistência equivalente, devemos dividir a maior por esta, subtraindo ainda 1 do total. Após bastará dividir o valor de maior resistência pelo resultado que dará o valor da alteração.
        Um grande abraço. Mário Pinheiro

          Anônimo
          2018-03-23 até 00:00 #40003285400

          Bom dia! Uma pergunta basica que vem me intrigando é referente a analise de defeito em malha paralela, pois quando o resistor defeituoso esta nessa malha paralela poderia ter o defeito em qualquer um dos paralelos ou têm um criterio como o menor resistor ter a maior probabilidade de ser o defeituoso?

            2018-03-23 até 00:00 #40003285401

            Para saber qual dos dois esta com defeito você precisa verificar pra quanto o circuito paralelo alterou!!! Neste caso o paralelo consome 2.5x mais ( 680ohms = 2V e req = 5V). Sendo assim sua resistência também é 2.5x maior que 680ohms ( 1700ohms). Agora sabendo pra quanto a req alterou, definimos que só pode ser o R18 com defeito, pois existe uma lei que diz que, o resultado de uma req será sempre menor que o menor resistor associado. Ou seja, se o resultado da req é 1700ohms, o menor valor associado tem que ser maior que 1700ohms. Bom estudo

              Anônimo
              2018-03-23 até 00:00 #40003285402

              Tudo bem Teacher?
              Vi a questão respondida para o Bruno sobre a questão 29. Mas ainda não entendi direito!
              Sua resposta:
              R: Para saber qual dos dois esta com defeito você precisa verificar pra quanto o circuito paralelo alterou!!! Neste caso o paralelo consome 2.5x mais ( 680ohms = 2V e req = 5V). Sendo assim sua resistência também é 2.5x maior que 680ohms ( 1700ohms). Agora sabendo pra quanto a req alterou, definimos que só pode ser o R18 com defeito, pois existe uma lei que diz que, o resultado de uma req será sempre menor que o menor resistor associado. Ou seja, se o resultado da req é 1700ohms, o menor valor associado tem que ser maior que 1700ohms. Bom estudo

              Mas, Professor Me bateu uma curiosidade trementa depois que vi essa questão. e Hoje é sabadão e estou longe da minha bancada para fazer um teste pratico nesse circuito. Não aguentei chegar segunta pra fazer o teste e posto aqui!!!Será que em todas malhas paralelas com valores diferente eu errei!

              Acompanhe meu raciocinio:

              Os resistores em paralelo R18=1k e R19=2k alteraram para 1700 ohm Concordo. Mas se eu arrancasse do circuito o R18 e colocasse um resistor de 2K no lugar O valor do resistor Iria diminuir; por que 2k + 2k Paralelo daria 1K. Meu raciocinio pensa que se alterar o valor de R18 ele ficará com valor mais proximo de 2k que é o valor de R19 Diminuindo o valor da resistencia
              para menos. e como deu 1700 ohm está é alta!
              Sem falar que a lei de resistencia em paralelos é menor que a menor resistência Mais o valor é 680.
              Espero que tenha entendido, não sou bom pra explicar!!!
              Mais quero ficar…. Hehehe..
              Manda ver aí e me diz onde minha mente enganadora esta me enganando???
              Abraços do seu Aluno: Cristian ( Goiano )

                2018-03-23 até 00:00 #40003285403

                Quando temos uma malha série-paralelo, devemos verificar, pela lógica da tensão se o problema está no resistor série ou nos resistores em paralelo. Após determinado o local do defeito, devemos fazer as comparações das quedas de tensões em cada uma das malhas e a partir daí concluir qual seria a resistência à partir da tensão. Veja que quando achamos que o problema está na malha paralela, a malha série está boa, logo a queda de tensão que ocorre sobre ela está normal é pode ser considerada como referência. Logo, caso a queda de tensão na malha paralela seja o dobro, já sabemos que a resistência equivalente é o dobro. Caso a queda de tensão na malha paralela seja metade da referência, a resistência equivalente será a metade.
                Um grande abraço. Mário Pinheiro

                  2020-05-19 até 00:00 #40003268722

                  Bloco M1-45 / Questão 29

                • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.