– home / Fóruns / Módulo 1 / Bloco M1-44 / Bloco M1-44 / Questão 44

  • Autor
    Posts
    • Anônimo
      23/03/2018 até 00:00 #40003285346

      Boa tarde Mário, minha dúvida tá na vídeo aula 10 do módulo 1 com o tempo de 2 horas e 5 minutos. Montei o circuito como vc pediu, um potenciômetro de 10k um resistor de 1k e um led ligado em uma fonte de 12v, funcionou perfeito. por que quando coloco o potenciômetro na máxima resistência o LED não apaga totalmente? vc também perguntou como fazer para que o led apague totalmente, responderão coloca um resistor em paralelo com o led coloquei e funcionou perfeito, vc também perguntou qual o valor do resistor a ser colocado em paralelo com o led também responderão 1k, a minha outra dúvida é: como calcular o valor desse resistor que fica em paralelo com o led? quando retiro o led eu tenho 6v entre os resistores de 1k e por que o led não queima se o led é de 1,8v?

        23/03/2018 até 00:00 #40003285347

        Vamos às respostas:
        1) sem o resistor em paralelo com o LED, temos uma tensão constante de 1,8V sobre o LED (normal) ou 2,4V (alto-brilho). Com o aumento do valor do potenciômetro, diminuirá a corrente pelo LED e seu acendimento diminuirá, mas não apagará pois o LED ainda se mantem aceso com correntes abaixo de 1mA (1 miliampere).
        2) o valor do resistor de 1k entre o LED e o potenciômetro tem como objetivo limitar a corrente para o LED quando o valor do potenciômetro for zero ohm (posição do potenciômetro em curto).
        3) Para colocar um resistor em paralelo com o LED, devemos levar em conta o valor máximo do potenciômetro que no seu caso foi de 10k, o resistor de limite de corrente de 1k e o resistor que deverá ser colocado em paralelo com o LED para que apague. Veja que se usarmos um LED comum com 1,8V, devemos calcular uma tensão de 30% abaixo desta (cerca de 1,2V) para que tenhamos certeza que o LED vai apagar. Assim, sabendo das tensões em cada ponto, podemos afirmar que o potenciômetro com 10k e o resistor de 1k logo abaixo dele, formarão um valor total de 11k e se quisermos uma tensão sobre o LED de 1,2V, devemos colocar um resistor de 1,2k. Colocamos de 1k que funcionou bem. Veja que abaixo de 1,8V não haverá corrente pelo diodo LED e desta forma ele não mais faz parte do cálculo dos resistores série.
        Um grande abraço. Mário Pinheiro

          19/05/2020 até 00:00 #40003268687

          Bloco M1-44 / Questão 44

        • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.