Início › Fóruns › Módulo 1 › Bloco M1-17 › Bloco M1-17 / Questão 33
- Este tópico contém 4 respostas, 1 voz e foi atualizado pela última vez 9 meses, 3 semanas atrás por
leonardolauretti.
-
AutorPosts
-
23 de março de 2018 às 00:00 #40003282665
Estudante CTA
Participanteok eu entendi a questão, fiquei com a mesma dúvida do Roger, entendi a explicação também, porém o que preciso saber é onde consigo me aprofundar sobre este assunto ?
23 de março de 2018 às 00:00 #40003282666Mario Pinheiro
MestreNão há material sobre isso na internet, livros ou formas de ensino de eletrônica… o método é exclusivo da CTA… mas os detalhes disse é passado nas videooaulas.
Um grande abraço. Mário Pinheiro23 de março de 2018 às 00:00 #40003282667Estudante CTA
ParticipanteMario como temos 24V em cima do R1 33K e os mesmo 24V em cima do R2 13K, sendo R1 2,5x maior que o R2, então a tensão estaria toda em cima do R1 e R2 estaria aberto?
Nossa o manual estava certo, “as dificuldades começam a partir de agora”Abraço
23 de março de 2018 às 00:00 #40003282668Mario Pinheiro
MestreVeja que a ponta preta do multímetro estará fixa no ponto negativo da bateria. Quando você coloca a ponta vermelha do lado de cima da bateria, mediu 24V, que é gerado pela bateria e também está sendo colocado sobre a carga, que é composta pelos resistores R1 e R2.
Logo após a chave SW1, temos a mesma tensão medida do lado de cima da bateria, ou seja, do lado esquerdo da chave SW1 temos 24V, e a mesma tensão do lado direito dela, com 24V… LOGO SOBRE A CHAVE SW1 NÃO HÁ QUEDA DE TENSÃO, indicando apenas que o potencial de 24V foi lançado adiante.
Após, vemos que do lado de cima de R1, medimos 24V e do lado de baixo dele os mesmos 24V. Como temos de um lado de R1 24V e do outro lado a mesma tensão, NÃO HÁ QUEDA NESTE RESISTOR, sendo a tensão de alimentação enviada á frente. Após, temos 24V do lado de cima de R2 e a mesma tensão do lado de baixo dele, indicando também que não há queda de tensão sobre este resistor, sendo a tensão enviada à frente.
Pode parecer estranho, mas a tensão da fonte estará colocada sobre a maior resistência da malha, e que neste caso, não é R1 nem R2. Agora, como temos 24V do lado de baixo de R2 e zero volt no lado de baixo da bateria, TODA A TENSÃO DA FONTE está sobre o fio ou a ligação do lado de baixo da bateria, por este fio estar interrompido, sendo assim a maior resistência do circuito.
Além do que foi explanado aqui, você deve ler exastivamente a apostila que trata deste assunto, pois este conceito que usamos, não é utilizado pela totalidade das escolas técnicas e também não é utilizada por 98% dos técnicos que atuam na área. Mas posso afirmar que após a assimilação desta técnica, seu raciocínio para análise de defeitos dará um salto de qualidade, gerando um diferencial nunca antes visto!
Um grande abraço. Mário Pinheiro19 de maio de 2020 às 00:00 #40003267324leonardolauretti
MestreBloco M1-17 / Questão 33
-
AutorPosts
- Você deve fazer login para responder a este tópico.