– home / Fóruns / Módulo 1 / Bloco M1-09 / Bloco M1-09 / Questão 17

  • Autor
    Posts
    • Anônimo
      2018-03-23 até 00:00 #40003281957

      Não entendi a questão poderia me explicar?
      Se tivermos um corpo eletriza com + 10V e outro corpo eletrizado com + 5V, ligando um condutor entre eles:

        2018-03-23 até 00:00 #40003281958

        quando temos dois corpos eletrizados e entre eles há diferença de potencial, não importando quanto seja essa diferença, haverá corrente excessiva quando ligarmos um condutor entre esses corpos. A impressão que se tem é que se a tensão ou diferença de potencial é menor, haverá menor corrente, o que de fato ocorre. Mas isso somente pode ser levado em consideração quando a corrente é limitada por resistores. Condutor é um curto, baixíssima resistência, e independente da diferença de potencial, haverá corrente excessiva.
        Um grande abraço. Mário Pinheiro

          2018-04-23 até 00:00 #40003281959

          boa tarde ! professor fiquei com duvida nesta questão ! Se eu ligar um LED ao polo positivo de uma bateria de 9V ao polo positivo de uma pilha 1,5v , o LED acende ?

            2018-04-24 até 00:00 #40003281960

            Se os negativos das fontes de 9V e 1,5V estiverem conectados, ao ligar o LED dos +9V os 1,5V o LED explodirá, pois haverá excesso de corrente! O LED suporta sobre ele entre 1,8V (LED comum) a 2,4V (alto brilho). Assim, se colocar um resistor de 1k em série com o LED (um após o outro) e ligar o ponto livre do resistor no potencial de +9V e o terminal menor do LED que está livre ligado ao potencial de +1,5V, o LED acenderá normalmente. Faça isso usando uma fonte de 12V que deves ter noo seu ferramental e uma pinha de +1,5V. Ligue os pólos negativos juntos e após ligue o conjunto resistor LED do positivo +12V ao +1,5V da pilha.

            Um grande abraço. Mário Pinheiro

              2018-04-24 até 00:00 #40003281961
              Citação de Mario Pinheiro em 24/04/2018, 10:59

              Se os negativos das fontes de 9V e 1,5V estiverem conectados, ao ligar o LED dos +9V os 1,5V o LED explodirá, pois haverá excesso de corrente! O LED suporta sobre ele entre 1,8V (LED comum) a 2,4V (alto brilho). Assim, se colocar um resistor de 1k em série com o LED (um após o outro) e ligar o ponto livre do resistor no potencial de +9V e o terminal menor do LED que está livre ligado ao potencial de +1,5V, o LED acenderá normalmente. Faça isso usando uma fonte de 12V que deves ter noo seu ferramental e uma pinha de +1,5V. Ligue os pólos negativos juntos e após ligue o conjunto resistor LED do positivo +12V ao +1,5V da pilha.

              Não compreende este assunto tenho que marca uma aula de reforço ?

              Na questão fala:

              Se tivermos um corpo eletriza com + 10V e outro corpo eletrizado com + 5V, ligando um condutor entre eles: no caso eu taria fechando um curto . Mais se eu colocar um resistor e led ligando +10v e +5v vai circular corrente(sem ligar os negativos ) ? se nao pq com um fio vai ter D.D.P e circula corrente e com resistor e led nao  vai ter uma D.D.P e nao circula corrente ?

               

                2018-04-25 até 00:00 #40003281962

                Boa noite ! professor D.D.P é uma diferença de potencial entre dois corpos ou pontos A e B ? certo !

                Quando o senhor fala de dois corpos carregados +10v (D.D.P entre A e B) e +20v (D.D.P entre C e D)? certo!

                Ligando um condutor entre +10v e +20v  , eu entende que ligaria só o ponto A (+) e C (+), no caso vai existir uma D.D.P ?  Se não pq ?

                 

                obs: Quando falamos de + significa que o atomo esta faltando eletrons . certo!

                Então se tivermos dois atomos faltando eletrons um mais e o outro menos e ligássemos eles tentariam se neutralizar gerando uma corrente ?

                  2018-04-25 até 00:00 #40003281963

                  Veja que suas perguntas já estão respondidas anteriormente. Mas vamos a algumas observações. Quando dizemos que um corpo é positivo, está faltando elétrons. Assim quando um corpo é mais positivo que outro, é porque falta mais elétrons que do outro. Assim se interligarmos os dois corpos positivos o corpo que tem um potencial positivo menor, cederá alguns elétrons ao corpo que tem potencial positivo maior, até que não mais haja diferença de potencial, mas os dois permanecerão positivos, ou seja, ainda faltando elétrons, só que agora na mesma quantidade.

                  Um grande abraço. Mário Pinheiro

                    2020-05-19 até 00:00 #40003266907

                    Bloco M1-09 / Questão 17

                  • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.