Bloco M1-05 / Questão 11

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  • #40003281628

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    #40003281629
    92762735815abc92762735815abc
    Participante

    Bom Dia.

    Não achei essa resposta na apostilha.

    #40003281630

    Finalzinho da aula 2 (página 22). Veja o que está escrito:
    É verdade que as baterias de gel, e principalmente as com as placas “enroladas em espiral” ( como é o caso das tais Optima), resistem melhor a vibrações, não sofrem dos problemas de evaporação do electrólito, podem trabalhar em qualquer posição e não apenas na posição mais habitual. De um modo geral, também resistem melhor a situações de descarga profunda e têm muitas vezes um maior número de ciclos de carga/descarga típico.
    Por todos estes factores, é normal que durem mais do que as baterias mais convencionais.
    Para além das vantagens enumeradas acima, as baterias de gel têm igualmente (de um modo geral) uma menor resistência interna (que se traduz numa maior corrente de curto-circuito, para capacidades semelhantes) e é precisamente isso que faz com que se diga que uma bateria de 55 AH de gel é igual ou melhor do que uma de 88 AH das convencionais em termos de accionamento do motor de arranque, por exemplo. Um motor de arranque, no momento em que é acionado e até começar a rodar, funciona como se fosse um curto-circuito para a bateria. Por outro lado, quanto maior for a corrente que passa no motor de arranque, mais “força” ele terá para começar a rodar e, de seguida, mais “força” ele terá para accionar o motor do veículo. Mesmo já com o motor de arranque a girar, apresentando nesse caso já uma resistência elétrica maior, a corrente que o atravessa será sempre inversamente proporcional à soma da resistência interna da bateria, da resistência dos cabos de ligação e da resistência apresentada pelo próprio motor de arranque. Sempre que um destes factores diminui, por exemplo a resistência interna da bateria, aumenta a corrente eléctrica que circula e, como foi dito acima, a “força” do motor de arranque.

    #40003266701

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