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    23/03/2018 até 00:00 #40003282130

    Especificamente com respeito ao circuito, você deve imaginar que a ponta preta do multímetro foi colocada no terminal negativo da bateria e com a ponta vermelha, vamos encostando em vários pontos, onde medimos a diferença de potencial que existirá entre a ponta preta (presa no negativo da bateria) e a ponta vermelha. Essa diferença de potencial ou tensão é indica nos círculos.

     

    Logo do lado de cima da bateria, temos a indicação de 20V – medido com a ponta vermelha, ou seja, considerando que a ponta preta está no terminal negativo dessa mesma bateria, podemos afirmar que a diferença de potencial armazenada nela é de 20V e que está normal!

     

    O objetivo será colocar a força, diferença de potencial ou tensão diretamente sobre a lâmpada… 

     

    Na segunda medição, lado esquerdo da chave Sw1 vemos que a tensão é de 20V, ou seja, temos do ponto negativo da bateria até esse ponto, uma tensão ou diferença de potencial de 20V.

     

    Passamos agora para o lado direito da chave Sw1 e vemos que a tensão também é de 20V. Isso deve ser assim mesmo, pois com a chave Sw1 ligada, o potencial de 20V passa para o outro lado da chave.

     

    Chegamos agora no lado de cima da lâmpada, onde também encontramos potencial de 20V do ponto negativo da bateria até o lado de cima da lâmpada. Aparentemente a lâmpada estaria recebendo este potencial de 20V. Mas será que está mesmo?

     

    Aqui há uma observação muito importante que o iniciante ou técnico deve atentar. Não iremos tirar a ponta preta do terminal negativo da bateria e assim, para saber se realmente a lâmpada está recebendo uma diferença de potencial de 20V sobre ela, devemos deslocar a ponta vermelha do multímetro para o lado de baixo da lâmpada, onde encontramos 20V.

     

    Do lado de cima da lâmpada temos um potencial de 20V e do lado de baixo dela, também 20V. Isso significa dizer que SOBRE a lâmpada NÃO HÁ DIFERENÇA DE POTENCIAL  e claro que neste caso, ela não poderia acender. 

     

    Continuando descendo com a ponta vermelha do multímetro chegamos até o lado de baixo da trilha ou fio que liga o potencial negativo da bateria à lâmpada e vimos que ali a medição é também é de 20V.

     

    Agora passamos para a medição com a ponta vermelha bem próximo ao potencial negativo da bateria e lá encontramos 0V.

     

    Observe que temos 20V na trilha de baixo, mas 0V na trilha que vai ligado ao negativo da bateria, o que nos faz concluir que TODA DIFERENÇA DE POTENCIAL está sobre essa trilha entre os 20V e o 0V.

     

    Sendo assim, podemos concluir que a LAMPADA NÃO ACENDE, devido a conexão negativa interrompida, próxima à bateria.

     

    Um grande abraço. Mário Pinheiro