– home / Fóruns / Módulo 1 / Bloco M1-11 / Bloco M1-11 / Questão 22

  • Autor
    Posts
    • Anônimo
      2018-03-23 até 00:00 #40003282129

      Será que tem algum defeito do lado de baixo do circuito?

       

        2018-03-23 até 00:00 #40003282130

        Especificamente com respeito ao circuito, você deve imaginar que a ponta preta do multímetro foi colocada no terminal negativo da bateria e com a ponta vermelha, vamos encostando em vários pontos, onde medimos a diferença de potencial que existirá entre a ponta preta (presa no negativo da bateria) e a ponta vermelha. Essa diferença de potencial ou tensão é indica nos círculos.

         

        Logo do lado de cima da bateria, temos a indicação de 20V – medido com a ponta vermelha, ou seja, considerando que a ponta preta está no terminal negativo dessa mesma bateria, podemos afirmar que a diferença de potencial armazenada nela é de 20V e que está normal!

         

        O objetivo será colocar a força, diferença de potencial ou tensão diretamente sobre a lâmpada… 

         

        Na segunda medição, lado esquerdo da chave Sw1 vemos que a tensão é de 20V, ou seja, temos do ponto negativo da bateria até esse ponto, uma tensão ou diferença de potencial de 20V.

         

        Passamos agora para o lado direito da chave Sw1 e vemos que a tensão também é de 20V. Isso deve ser assim mesmo, pois com a chave Sw1 ligada, o potencial de 20V passa para o outro lado da chave.

         

        Chegamos agora no lado de cima da lâmpada, onde também encontramos potencial de 20V do ponto negativo da bateria até o lado de cima da lâmpada. Aparentemente a lâmpada estaria recebendo este potencial de 20V. Mas será que está mesmo?

         

        Aqui há uma observação muito importante que o iniciante ou técnico deve atentar. Não iremos tirar a ponta preta do terminal negativo da bateria e assim, para saber se realmente a lâmpada está recebendo uma diferença de potencial de 20V sobre ela, devemos deslocar a ponta vermelha do multímetro para o lado de baixo da lâmpada, onde encontramos 20V.

         

        Do lado de cima da lâmpada temos um potencial de 20V e do lado de baixo dela, também 20V. Isso significa dizer que SOBRE a lâmpada NÃO HÁ DIFERENÇA DE POTENCIAL  e claro que neste caso, ela não poderia acender. 

         

        Continuando descendo com a ponta vermelha do multímetro chegamos até o lado de baixo da trilha ou fio que liga o potencial negativo da bateria à lâmpada e vimos que ali a medição é também é de 20V.

         

        Agora passamos para a medição com a ponta vermelha bem próximo ao potencial negativo da bateria e lá encontramos 0V.

         

        Observe que temos 20V na trilha de baixo, mas 0V na trilha que vai ligado ao negativo da bateria, o que nos faz concluir que TODA DIFERENÇA DE POTENCIAL está sobre essa trilha entre os 20V e o 0V.

         

        Sendo assim, podemos concluir que a LAMPADA NÃO ACENDE, devido a conexão negativa interrompida, próxima à bateria.

         

        Um grande abraço. Mário Pinheiro

          22) Lâmpada não acende:

          Não entendi porque não pode ser

          conexão interrompida da lâmpada até o polo negativo?

            2018-05-30 até 00:00 #40003282132

            Veja que a indicação no pólo negativo da bateria está com 0V, ou seja, está bom. Após é que aparece o problema. Para mais informações leia a resposta anterior.

            Um grande abraço. Mário Pinheiro

              2020-05-19 até 00:00 #40003267012

              Bloco M1-11 / Questão 22

            • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.