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Podemos ter uma corrente elétrica circulante entre dois pontos quando tivermos uma _________ de __________ aplicada sobre estes pontos.
Na figura 2, se a Ch1 estiver aberta, a lâmpada deverá estar ___________.
Na mesma figura, para que a lâmpada esteja acesa a chave deve estar ___________.
A maior tensão cairá sobre a _____________.
Damos o nome de ___________ _________, para os circuitos onde um componente vem depois do outro, formando uma ligação serial começando do polo positivo da bateria, depois vem os componentes um a um até que se fecha no polo negativo da bateria.
Cruzadas Eletrônicas
Horizontal 1: O resistor de (?) depositado é um tipo de resistor que cresceu de uso ultimamente.
Cruzadas Eletrônicas
Horizontal 2: Grandeza representada na última faixa de cores de um resistor com código de 4 cores.
Cruzadas Eletrônicas
Horizontal 3: O movimento ordenado dos elétrons em um condutor formam uma corrente (?).
Cruzadas Eletrônicas
Horizontal 4: A força que impulsiona os elétrons livres.
Cruzadas Eletrônicas
Horizontal 5: Material do tipo de resistor mais utilizado por causa da sua facilidade construtiva.
Cruzadas Eletrônicas
Vertical 1: Os resistores de (?) são empregados em circuitos de alta corrente onde grandes quantidades de potência precisam ser dissipadas.
Cruzadas Eletrônicas
Vertical 2: É um componente eletrônico composto de um material condutor de eletricidade, mas com uma resistência elétrica diferente de zero.
Cruzadas Eletrônicas
Vertical 3: É a propriedade de um material que apresenta certa oposição a passagem da corrente elétrica.
Análise o valor e a tolerância do resistor e assinale a alternativa correspondente:
Análise o valor e a tolerância do resistor e assinale a alternativa correspondente:
Análise o valor e a tolerância do resistor e assinale a alternativa correspondente:
Análise o valor e a tolerância do resistor e assinale a alternativa correspondente:
Análise o valor e a tolerância do resistor e assinale a alternativa correspondente:
Análise o valor e a tolerância do resistor e assinale a alternativa correspondente:
Análise o valor e a tolerância do resistor e assinale a alternativa correspondente:
Análise o valor e a tolerância do resistor e assinale a alternativa correspondente:
Análise o valor e a tolerância do resistor e assinale a alternativa correspondente:
Monte o circuito e assinale a alternativa correta referente a tensão no ponto A que aparecer no multímetro (utilize fonte com tensão entre 9V à 13,5V):
Monte o circuito e assinale a alternativa correta referente a tensão da fonte que aparecer no multímetro:
Monte o circuito e assinale a alternativa correta referente a tensão no ponto A que aparecer no multímetro (utilize fonte com tensão entre 9V à 13,5V):
Monte o circuito e assinale a alternativa correta referente a tensão da fonte (ponto x) que aparecer no multímetro:
Monte o circuito e assinale a alternativa correta referente a tensão no ponto A que aparecer no multímetro (utilize fonte com tensão entre 9V à 13,5V):
Monte o circuito e assinale a alternativa correta referente a tensão da fonte que aparecer no multímetro:
No circuito, imagine a ponta preta do multímetro sempre no ponto negativo da bateria ou da fonte e ponta vermelha do multímetro entre os resistores. Calcule as tensões
No circuito, imagine a ponta preta do multímetro sempre no ponto negativo da bateria ou da fonte e ponta vermelha do multímetro entre os resistores. Calcule as tensões
No circuito, imagine a ponta preta do multímetro sempre no ponto negativo da bateria ou da fonte e ponta vermelha do multímetro entre os resistores. Calcule as tensões
No circuito, imagine a ponta preta do multímetro sempre no ponto negativo da bateria ou da fonte e ponta vermelha do multímetro entre os resistores. Calcule as tensões
No circuito, imagine a ponta preta do multímetro sempre no ponto negativo da bateria ou da fonte e ponta vermelha do multímetro entre os resistores. Calcule as tensões
No circuito, imagine a ponta preta do multímetro sempre no ponto negativo da bateria ou da fonte e ponta vermelha do multímetro entre os resistores. Calcule as tensões
Acontece…
Inacreditável (Parte 1)
Lembro-me como se fosse hoje… O dia nublado e o maior escândalo estava formado em frente a minha assistência técnica… “- Ladrão! Ladrão!” Gritava uma senhora morena…
Mas este problema havia começado alguns meses antes:
Um belo dia, igual a tantos outros, uma senhora aparentando cerca de 45 anos, baixa, morena, “gordinha” e muito educada, nos pediu para que fôssemos retirar um aparelho em sua residência. A marca deste equipamento nem me lembro, mas me chamou a atenção a doçura, a delicadeza com que esta senhora se comportava.
Pegamos a televisão, trouxemos para a assistência, fizemos o reparo e orçamento, que foi prontamente autorizado por ela; pedindo logo em seguida: “seria possível que vocês me levassem o aparelho de volta, que lá o meu filho está com o cheque para lhes pagar”. “É claro… ” respondemos de pronto.
Levada a televisão, o filho não se encontrava e a “doce senhora” convenceu o entregador que viria logo em seguida acertar o conserto do aparelho. Mas, passado um mês esta senhora não apareceu. Quando pensávamos que havíamos sido “enrolados”, eis que surge do nada a “doce senhora” explicando: “houve um problema sério de saúde com meu filho, mas agora estava tudo bem… a propósito a televisão parou de funcionar; vocês poderiam ver o que aconteceu?”.
Apesar do atraso de pagamento, não deixamos que isto manchasse o comportamento exemplar e carinhoso daquela “doce senhora” e de pronto fomos pegar a televisão e rapidamente a consertamos.
Quando a senhora voltou à assistência novamente, pediu para que o aparelho fosse entregue em sua casa e adivinhem… o seu filho estaria lá com o cheque para pagar. Para a situação não se complicar, pedi a “doce senhora” que assinasse uma nota promissória apenas como garantia, o que foi atendido de pronto.
Levamos o aparelho e novamente o filho não se encontrava. O aparelho foi deixado e se passou aproximadamente um mês…
(Continua…)
Para símbolos iguais, letras iguais. Resolvido o problema surgirá, nas casas em destaque, o nome referente ao movimento ordenado dos elétrons livres
1 – Curto- (?): Quando um componente encontra-se com resistência igual a zero
Para símbolos iguais, letras iguais. Resolvido o problema surgirá, nas casas em destaque, o nome referente ao movimento ordenado dos elétrons livres
2 – Unidade de Medida da resistência
Para símbolos iguais, letras iguais. Resolvido o problema surgirá, nas casas em destaque, o nome referente ao movimento ordenado dos elétrons livres
3 – Um dos principais componentes eletrônicos
Para símbolos iguais, letras iguais. Resolvido o problema surgirá, nas casas em destaque, o nome referente ao movimento ordenado dos elétrons livres
4 – O importante no dimensionamento de tensão é a (?) comparativa das Resistência
Para símbolos iguais, letras iguais. Resolvido o problema surgirá, nas casas em destaque, o nome referente ao movimento ordenado dos elétrons livres
5 – O sentido (?) do fluxo de elétrons é do polo negativo para o positivo
Para símbolos iguais, letras iguais. Resolvido o problema surgirá, nas casas em destaque, o nome referente ao movimento ordenado dos elétrons livres
6 – A carga da ponta preta de uma fonte de alimentação
Para símbolos iguais, letras iguais. Resolvido o problema surgirá, nas casas em destaque, o nome referente ao movimento ordenado dos elétrons livres
7 – Força que impulsiona os elétrons livres
Para símbolos iguais, letras iguais. Resolvido o problema surgirá, nas casas em destaque, o nome referente ao movimento ordenado dos elétrons livres
8 – Circuito cuja a corrente circulante por um resistor é mesma circulante no outro
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Monte o circuito e assinale a alternativa correta referente a tensão no ponto A que aparecer no multímetro (utilize fonte com tensão entre 9V à 13,5V):
Monte o circuito e assinale a alternativa correta referente a tensão da fonte que aparecer no multímetro:
Monte o circuito e assinale a alternativa correta referente a tensão no ponto A que aparecer no multímetro (utilize fonte com tensão entre 9V à 13,5V):
Monte o circuito e assinale a alternativa correta referente a tensão da fonte que aparecer no multímetro:
No circuito, imagine a ponta preta do multímetro sempre no ponto negativo da bateria ou da fonte e ponta vermelha do multímetro entre os resistores. Calcule as tensões
No circuito, imagine a ponta preta do multímetro sempre no ponto negativo da bateria ou da fonte e ponta vermelha do multímetro entre os resistores. Calcule as tensões
No circuito, imagine a ponta preta do multímetro sempre no ponto negativo da bateria ou da fonte e ponta vermelha do multímetro entre os resistores. Calcule as tensões
No circuito, imagine a ponta preta do multímetro sempre no ponto negativo da bateria ou da fonte e ponta vermelha do multímetro entre os resistores. Calcule as tensões
No circuito, imagine a ponta preta do multímetro sempre no ponto negativo da bateria ou da fonte e ponta vermelha do multímetro entre os resistores. Calcule as tensões
No circuito, imagine a ponta preta do multímetro sempre no ponto negativo da bateria ou da fonte e ponta vermelha do multímetro entre os resistores. Calcule as tensões
Acontece…
Inacreditável (Final)
.. lembro-me que era um dia nublado; eu e um técnico da assistência, estávamos em um supermercado próximo, comprando alguns petiscos, quando de repente demos de cara com a “bondosa senhora”. Fui ao encontro dela e falei “boa tarde” e ela me respondeu educadamente “boa tarde”…
…Notei em seu semblante um certo ar de inquietação.
Não resisti e falei baixinho a ela que a nota promissória estava prestes a ser PROTESTADA…
Imediatamente a bondosa, calma e doce senhora se pôs a gritar em pleno supermercado. Como não gosto de escândalos, rapidamente pagamos nossas compras e saímos apressadamente.
Eu e meu colega estávamos voltando a pé para a assistência, quando ouvimos alguém gritando ao longe: “ladrão… ladrão… enrolão! Pensamos que estava ocorrendo algum assalto, mas NÃO! …
Não!… Aquela “doce senhora” vinha correndo em nossa direção aos berros!!! incrível!!! Ela continuou: “seu ladrão, enrolão… vou chamar a polícia”. Fiquei estarrecido com aquela situação e pedi para meu colega correr na minha frente e ligar para a polícia; calmamente me dirigi para a assistência e atrás de mim veio a “bondosa senhora” aos gritos.
Chegando na assistência o “circo” foi armado e dezenas de pessoas que passavam, pararam em frente de nosso trabalho para saber o que estava acontecendo. Apesar de estar furioso, consegui segurar-me e não entrei na discussão da “doce senhora”, que cada vez gritava mais alto.
De repente, a “bondosa senhora” gritou “aiiii!!!… e se estatelou no chão! Imediatamente gritei para que ninguém a tocasse e pedi para chamar uma ambulância. Parecia um pesadelo…
Passados 2 minutos, e sem mais nem menos a “bondosa senhora” levantou a cabeça, olhou para um lado e outro, levantou-se e saiu correndo, desaparecendo na virada da esquina. Fui para o meio da rua, me belisquei para saber se estava sonhando… mas não, era tudo verdade!
Moral da história: a situação seria trágica se não fosse cômica… ou seria o contrário? é… acontece cada coisa.
– Mário Pinheiro
Para se analisar um defeito em um circuito série com três resistores devemos verificar as quedas de ________ e comparar com a ___________ de seus valores ôhmicos, o resistor que apresentar proporção maior de queda de tensão em referência ao valor de sua resistência estará _________ ou alterado.
A força que impulsiona os elétrons livres em um circuito fechado é chamada de _________.
A maior _________ cairá sobre a ________ resistência.
O movimento ordenado dos elétrons livres é chamado de ___________ ___________.
Se em um circuito em série de dois resistores de mesmo valor, o primeiro deles estiver “ABERTO”, a queda de tensão sobre o outro será igual a _______V.
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Através das tensões nos círculos localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através das tensões nos círculos localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através das tensões nos círculos localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através das tensões nos círculos localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através das tensões nos círculos localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através das tensões nos círculos localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Análise o valor e a tolerância do resistor e assinale a alternativa correspondente:
Análise o valor e a tolerância do resistor e assinale a alternativa correspondente:
Análise o valor e a tolerância do resistor e assinale a alternativa correspondente:
Análise o valor e a tolerância do resistor e assinale a alternativa correspondente:
Análise o valor e a tolerância do resistor e assinale a alternativa correspondente:
Análise o valor e a tolerância do resistor e assinale a alternativa correspondente:
Análise o valor e a tolerância do resistor e assinale a alternativa correspondente:
Análise o valor e a tolerância do resistor e assinale a alternativa correspondente:
Análise o valor e a tolerância do resistor e assinale a alternativa correspondente:
Análise o valor e a tolerância do resistor e assinale a alternativa correspondente:
Análise o valor e a tolerância do resistor e assinale a alternativa correspondente:
Análise o valor e a tolerância do resistor e assinale a alternativa correspondente:
Análise o valor e a tolerância do resistor e assinale a alternativa correspondente:
Análise o valor e a tolerância do resistor e assinale a alternativa correspondente:
Análise o valor e a tolerância do resistor e assinale a alternativa correspondente:
Análise o valor e a tolerância do resistor e assinale a alternativa correspondente:
Análise o valor e a tolerância do resistor e assinale a alternativa correspondente:
Análise o valor e a tolerância do resistor e assinale a alternativa correspondente:
Monte o circuito e assinale a alternativa correta referente a tensão no ponto A que aparecer no multímetro (utilize fonte com tensão entre 9V à 13,5V):
Monte o circuito e assinale a alternativa correta referente a tensão da fonte que aparecer no multímetro:
Monte o circuito e assinale a alternativa correta referente a tensão no ponto A que aparecer no multímetro (utilize fonte com tensão entre 9V à 13,5V):
Monte o circuito e assinale a alternativa correta referente a tensão da fonte que aparecer no multímetro:
No circuito, encontre o componente defeituoso a partir das tensões fornecidas nos círculos – medidas com aponta vermelha do multímetro. Atenção, a ponta preta do multímetro ficará no potencial negativo da bateria, bem em cima do pino desta
No circuito, encontre o componente defeituoso a partir das tensões fornecidas nos círculos – medidas com aponta vermelha do multímetro. Atenção, a ponta preta do multímetro ficará no potencial negativo da bateria, bem em cima do pino desta
No circuito, encontre o componente defeituoso a partir das tensões fornecidas nos círculos – medidas com aponta vermelha do multímetro. Atenção, a ponta preta do multímetro ficará no potencial negativo da bateria, bem em cima do pino desta
Acontece…
Sou um autor desconhecido…
Sou um autor desconhecido sim, quando nas manhãs onde todos dormem, estou aqui, colocando meus pensamentos em palavras, expondo minhas dores e minhas vivências muitas vezes como ferida ainda aberta.
Sou um autor desconhecido quando acordo no meio da noite com uma idéia e corro pra anotar para que amanhã isso não fique esquecido.
Sou ainda um autor desconhecido quando passeio por blogs e sites e reconheço minhas palavras, meus sentimentos e posso dizer o que senti no exato momento em que aquele meu filho foi gerado e veio ao mundo, mas não me vejo.
Sou um autor desconhecido quando choro sozinha, quando preciso brigar pra dizer que é meu o que não teria nascido se não fosse eu, porque as palavras não nascem do nada e cada texto, cada poema é coisa única.
Sou autor desconhecido quando acham que o que escrevi é tão bonito que uma simples mortal não teria escrito e então atribuem a autoria a alguém que todos já conhecem.
Sou autor desconhecido quando meus filhos se perdem de mim, quando são “adotados” por pessoas que gostariam de tê-los gerado.
Sou ainda, autor desconhecido quando, cansada, baixo os braços e me pergunto se vale a pena lutar se de qualquer maneira amanhã tudo recomeça.
Mas… desconhecida ou reconhecida, não desisto. Meus pedaços de mim espalhados por aí são e sempre serão pedaços de mim, que eu reconheço, que quem me conhece, reconhece, que eu abrigo e que ninguém pode tirar de mim.
(autora: Letícia Thompson)
www.rivalcir.com.br
Como a possibilidade prática de um resistor alterar para um valor menor é muito pequena (0,5%) as análises de defeitos deverão levar em consideração alterações de valores resistivos para ________, causando __________ queda de tensão nestes.
Na grande maioria dos casos, um resistor defeituoso pode estar __________ ou _________.
A maior _________ cairá sobre a ________ Resistência.
Em um circuito série, a corrente que passa por um resistor será _________ que passa pelos outros resistores.
Se em um circuito em série de dois resistores de mesmo valor, o primeiro deles estiver com uma queda de tensão duas vezes maior que a queda do outro, podemos dizer que ele está _____________.
Em um circuito série alimentado com 12V onde R1= 50Ω, R2= 100Ω e R3= 150Ω, a queda de tensão sobre R1 será _____ , sobre R2 _____ e R3 ________.
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Monte o circuito e assinale a alternativa correta referente a tensão no ponto A que aparecer no multímetro (utilize fonte com tensão entre 9V à 13,5V):
Monte o circuito e assinale a alternativa correta referente a tensão da fonte que aparecer no multímetro:
Monte o circuito e assinale a alternativa correta referente a tensão no ponto A que aparecer no multímetro a (utilize fonte com tensão entre 9V à 13,5V):
Monte o circuito e assinale a alternativa correta referente a tensão da fonte que aparecer no multímetro:
No circuito, imagine a ponta preta do multímetro sempre no ponto negativo da bateria ou da fonte e ponta vermelha do multímetro entre os resistores. Calcule as tensões
No circuito, imagine a ponta preta do multímetro sempre no ponto negativo da bateria ou da fonte e ponta vermelha do multímetro entre os resistores. Calcule as tensões
No circuito, imagine a ponta preta do multímetro sempre no ponto negativo da bateria ou da fonte e ponta vermelha do multímetro entre os resistores. Calcule as tensões
No circuito, imagine a ponta preta do multímetro sempre no ponto negativo da bateria ou da fonte e ponta vermelha do multímetro entre os resistores. Calcule as tensões
No circuito, imagine a ponta preta do multímetro sempre no ponto negativo da bateria ou da fonte e ponta vermelha do multímetro entre os resistores. Calcule as tensões
No circuito, imagine a ponta preta do multímetro sempre no ponto negativo da bateria ou da fonte e ponta vermelha do multímetro entre os resistores. Calcule as tensões
Acontece…
Eletrônica… vale a pena?
Muitos amigos, técnicos e alunos me perguntam se estudar eletrônica compensa, quando se pensa na remuneração, mesmo sabendo que o mercado está superaquecido na busca de bons técnicos. A minha resposta é simples: sim e não.
Sim, porque o mercado de eletrônica está em plena expansão e as empresas cada vez mais precisam de pessoal que saiba não só reparar os equipamentos defeituosos, mas também criem soluções eletrônicas simples para problemas que de uma forma geral também são simples.
Não, porque o técnico durante anos foi preparado matematicamente para enfrentar o mundo eletrônico. O resultado disto pode ser visto na remuneração final deste e em sua performance nas empresas. Dificilmente consegue criar alguma coisa, e na reparação atua baseado em “macetes” que são meramente “descobertos” no decorrer de sua vida profissional.
A desvalorização deste profissional é algo marcante. As empresas necessitam de técnicos de eletrônica (e cada vez mais), mas infelizmente estas mesmas empresas sabem que estes técnicos não trarão o resultado esperado em um curto espaço de tempo.
A verdade é que existem até bons técnicos de eletrônica e com grande experiência, mas muitos deles desempregados. O pior é que estes nunca vão ser encontrados pelas empresas, pois estas insistem em empregar em seus testes, o mesmo estilo empregado pelo ensino técnico: matemática. Outras empresas preferem aplicar um teste prático, baseado em defeitos em equipamentos que ninguém da empresa conseguiu consertar.
Deste jogo de empurra-empurra, saem frustados o técnico, a empresa e o Brasil, que acaba sendo o maior perdedor.
A verdade é que não há profissão hoje que seja segura. Assim, aos que me perguntam se eletrônica vale a pena, respondo: Sim, desde que o técnico aprenda verdadeiramente como é a eletroeletrônica em sua essência, para que não dependa dos macetes infinitos.
Apesar de haver muita mão de obra sendo formada nesta área (técnicos formados aos milhares anualmente pelas escolas técnicas), não pode ser considerada especializada, pois 95% dos empregos é destinado para técnicos reparadores em todas as áreas de eletrônica, aspecto que não é tratado no ensino técnico.
Para saber se você tem o perfil que o mercado necessita, pergunte a si mesmo se ao longo do ensino técnico foi ensinada a lógica do POR QUE NÃO ESTÁ FUNCIONADO?
Nunca se esqueça que é fácil explicar o funcionamento de um circuito, mas será muito difícil de imaginar por que este mesmo circuito parou de funcionar.
O desenvolvimento de um verdadeiro técnico, estará baseado na lógica dos “POR QUÊS”, e isto será a maior ferramenta para sobreviver neste mundo que o “TÍTULO DE TÉCNICO”, conta cada vez menos.
Mário Pinheiro
Preencha, abaixo das definições, os quadrinhos de acordo com as sílabas (cada quadrinho corresponde a uma letra). Para símbolos iguais, letras iguais.
– A força que impulsiona os elétrons em um circuito fechado.
Preencha, abaixo das definições, os quadrinhos de acordo com as sílabas (cada quadrinho corresponde a uma letra). Para símbolos iguais, letras iguais.
– Chamamos de (?) elétrica, o movimento ordenado dos elétrons livres
Preencha, abaixo das definições, os quadrinhos de acordo com as sílabas (cada quadrinho corresponde a uma letra). Para símbolos iguais, letras iguais.
– Oposição a passagem da corrente
Preencha, abaixo das definições, os quadrinhos de acordo com as sílabas (cada quadrinho corresponde a uma letra). Para símbolos iguais, letras iguais.
– A grandeza que determina a quantidade de energia por segundo que o componente suporta dissipar ou absorver.
Preencha, abaixo das definições, os quadrinhos de acordo com as sílabas (cada quadrinho corresponde a uma letra). Para símbolos iguais, letras iguais.
– Um dos principais componentes eletrônicos
Preencha, abaixo das definições, os quadrinhos de acordo com as sílabas (cada quadrinho corresponde a uma letra). Para símbolos iguais, letras iguais.
– A unidade da corrente elétrica
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Através da tensão no círculo localize o componente defeituoso e indique qual o seu defeito:
Análise o valor e a tolerância do resistor e assinale a alternativa correspondente:
Análise o valor e a tolerância do resistor e assinale a alternativa correspondente:
Análise o valor e a tolerância do resistor e assinale a alternativa correspondente:
Análise o valor e a tolerância do resistor e assinale a alternativa correspondente:
Análise o valor e a tolerância do resistor e assinale a alternativa correspondente:
Análise o valor e a tolerância do resistor e assinale a alternativa correspondente:
Análise o valor e a tolerância do resistor e assinale a alternativa correspondente:
Análise o valor e a tolerância do resistor e assinale a alternativa correspondente:
No circuito, imagine a ponta preta do multímetro sempre no ponto negativo da bateria ou da fonte e ponta vermelha do multímetro entre os resistores. Calcule as tensões resultantes em cada um dos pontos e assinale a alternativa correta. Leitura de cima para baixo.
No circuito, imagine a ponta preta do multímetro sempre no ponto negativo da bateria ou da fonte e ponta vermelha do multímetro entre os resistores. Calcule as tensões resultantes em cada um dos pontos e assinale a alternativa correta. Leitura de cima para baixo.
No circuito, imagine a ponta preta do multímetro sempre no ponto negativo da bateria ou da fonte e ponta vermelha do multímetro entre os resistores. Calcule as tensões resultantes em cada um dos pontos e assinale a alternativa correta. Leitura de cima para baixo.
No circuito, imagine a ponta preta do multímetro sempre no ponto negativo da bateria ou da fonte e ponta vermelha do multímetro entre os resistores. Calcule as tensões resultantes em cada um dos pontos e assinale a alternativa correta. Leitura de cima para baixo.
Acontece…
Urgente
URGENTE: É uma palavra com que convivemos dia a dia em nossa vida agitada, e da qual perdemos todo o real significado de “prioridade”.
URGENTE: É a maneira pequena de viver neste mundo, porque no dia em que partimos deixamos pendentes as coisas que verdadeiramente foram urgentes.
URGENTE: É que você pare um momento na sua agitada vida e se pergunte: Que significado tem tudo isso que faço ?
URGENTE: É que você seja mais humano e mais irmão.
URGENTE: É que saiba valorizar o tempo que se tem com uma criança.
URGENTE: É que veja o nascer do sol, sinta seu calor e agradeça a Deus por tão grandioso presente.
URGENTE: É que olhe a sua família, seus filhos, sua esposa e a todos que lhe rodeiam e valorize tão grandioso tesouro.
URGENTE: É que diga às pessoas que lhe são caras o quanto as ama.
URGENTE: É que você saiba que é filho de Deus, e se dê conta, de que Ele lhe ama e quer lhe ver sorrindo, feliz e cheio de vida !
URGENTE: É que você não deixe a vida passar como um sopro e que quando estiver velho, não olhe para trás como quem quer voltar e sinta que já não há mais tempo, porque tudo que fez foi em virtude de seu incessante trabalho e de seu repugnante orgulho, pois ”se esqueceu de VIVER”!
Viva intensamente cada segundo e pare para contemplar as belezas da natureza e as criaturas maravilhosas que dela fazem parte. Viva da melhor forma possível, contribuindo com o bem estar de todos que o rodeiam, criando assim um ambiente de paz contínua!
Portanto, saiba distinguir o quanto antes o que é urgente em sua vida.
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Em um circuito série onde R1 = 100Ω e R2 = 500Ω alimentados por uma fonte de 12V, a queda sobre R1 será de _____V e sobre R2 será de _____V.
Apesar dos filamentos das lâmpadas apresentarem _____________ pois opõem-se a passagem de corrente elétrica, elas não são especificadas pela sua resistência e sim por sua ________ de trabalho (12V; 127 ou 220V) e também por sua __________ (10 watts, 60 watts, 100 watts, etc.).
Já a especificação básica dos ___________ será sua resistência em ohms e sua dissipação máxima de _________.
Podemos dizer que não importa se são lâmpadas ou resistores, o que importa é a proporção entre suas _____________, para o dimensionamento de tensão.
O __________ é um dos principais componentes eletrônicos e dificilmente iremos encontrar algum circuito eletrônico que não use pelo menos um.
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
Dimensione a tensão em cada ponto e assinale a alternativa correspondente:
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