– home / Fóruns / Módulo 3 / Bloco M3-49 / Bloco M3-49 / Questão 44

  • Autor
    Posts
  • Anônimo
    2018-03-23 até 00:00 #40003296818

    Boa noite Prof. MARIO. Q1 esta cortado R3 não há diferença de potencial 12 v B,E Q1 também não há diferença de potencial 12v se todos os transistor tem que ser polarizado pela base eu não vejo esta polarização esta certo então tem que ser o R9 aberto por favor confirma.
    Abraço.

    2018-03-23 até 00:00 #40003296819

    Considerando que a lâmpada fica acesa de dia e de noite, deveremos fazer a análise com luz incidindo sobre o LDR. Com isto, no ponto J encontramos uma tensão de 12V, indicando a saturação de Q4. Passando para a medição da tensão de base, encontramos 11,4V, indicando que o transistor está recebendo polarização. Como esta polarização depende de Q3, verificamos que seu coletor há uma tensão de 0,1V (transistor saturado) e assim conferimos sua tensão de base que está com 0,7V. A polarização de Q3 dependerá da condução de Q2 e assim, verificamos como está a tensão de coletor e de emissor, onde encontramos ambas com 0,7V, indicando que o transistor está saturado (chave fechada). Logo após, fomos conferir sua tensão de base, onde encontramos 0V, indicando que ele não estava sendo polarizado. Como ele tem 0V de base e a tensão de coletor e emissor estão com 0,7V (saturado) já podemos afirmar que ele apresenta o coletor e o emissor em curto.
    Um grande abraço. Mário Pinheiro

    2020-05-19 até 00:00 #40003275338

    Bloco M3-49 / Questão 44

    Boa noite !!!
    Eu gostaria de um esclarecimento sobre minha análise:
    O circuito leva a entender na possibilidade de fuga em Coletor e emissor de Q2 devido as proporções dos resistores R5 2,2K que é a metade de R4 4,7K. pelo valor do coletor em 0,7 dá a impressão e também traz um conceito em curto de Coletor e Emissor de Q2 pois os dois estão com 0,7. Se olharmos a proporção dos resistores e afirmar que é curto então a proporção dos resistores estão erradas, porque um curto traz dois resistores em série deixando a visão de ser 4V e 8V sobre cada resistor. Entretanto, podemos afirmar a certeza que é um curto e considerar que a tensão sobre R5 é certamente 0,7 o fato de haver um circuito em paralelo de Q3 + R7 que é de 2,2 ohms isso em paralelo faz com que a tensão fique nestes valores ai podemos dizer que realmente é curto. Se não houvesse isso, não poderíamos afirmar que é curto no Q3. Poderia analisar meu raciocínio?

    2020-11-18 até 00:00 #40003305922

    Como você explicou é curto coletor e emissor de Q2 e a tensão está baixa (0,7V) devido à base e emissor de Q3 estar praticamente ligada à massa via R7.
    Grande abraço. Mário Pinheiro

  • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.