– home / Fóruns / Módulo 3 / Bloco M3-45 / Bloco M3-45 / Questão 12

  • Autor
    Posts
  • Anônimo
    2018-03-23 até 00:00 #40003296350

    Mário, na minha apostila não encontrei explicação sobre amplificador classe D.
    As aulas trotou epenas até a classe C, ou tem e eu não ví, poderia me dizer a figura ou esquema pra eu relembrar, pois não sei nada a respeito da D.

    Um grande abraço, Goiano

    2018-05-17 até 00:00 #40003296351

    O amplificador classe D, caracteriza-se pelo funcionamento em corte e saturação dos transistores de saída, não permanecendo em meia polarização para amplificação da senoide de áudio, normal para os amplificadores convencionais. Isto traz um grande benefício, já que a dissipação de potência, em forma de calor, é muito pequena. Se fossem ideais, a eficiência energética seria aproximadamente 100%; mas na prática chegam perto de 80%.

    A letra D refere-se à continuação da série dos amplificadores (A, B, C, …), mas muitas vezes é confundida como digital, não sendo correto, pois todo o princípio de funcionamento deste amplificador é analógico, apesar de alguns deles possuírem alguns controles digitais. O dispositivo elétrico assemelha-se mais com fontes chaveadas que com dispositivos digitais.

    O circuito básico de funcionamento deste amplificador são usados transistores FET’s complementares que operam como chaves, sendo que também poderiam ser usados transistores bipolares. Seus “gates” recebem a saída de um operacional, trabalhando como formador PWM, que compara o sinal de áudio com uma onda dente-de-serra, gerando uma onda retangular PWM (Pulse Width Modulator – Modulação por largura de pulso).

    Um grande abraço. Mário Pinheiro

     

    2020-05-19 até 00:00 #40003275106

    Bloco M3-45 / Questão 12

  • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.