– home / Fóruns / Módulo 3 / Bloco M3-42 / Bloco M3-42 / Questão 23

  • Autor
    Posts
  • Anônimo
    2018-03-23 até 00:00 #40003296010

    Poderia me explicar como funciona este circuito?
    nao precisa me explicar a resposta desta questao , apenas gostaria de saber como funcina este circuito
    Grande abraco!!!!!

    2018-03-23 até 00:00 #40003296011

    Vamos dizer inicialmente que o transistor Q2 está saturado, através de R2 e R3. Com isso teremos em seu coletor e emissor uma tensão de 6V. Podemos observar que a tensão na base de Q1 estará aumentando, até que chega à 6,6V (igual a da base de Q2), e continua subindo, criando a polarização para Q1 e consequentemente diminuindo a tensão de coletor de Q1, despolarizando a Q2, que faz com que a tensão de emissor deste e também de Q1 caia mais, polarizando ainda mais Q1 e despolarizando totalmente Q2. Q1 fica saturado, com uma tensão de coletor e emissor de 6V, o que corta totalmente Q1. Quando a senoide, voltar novamente a cair de amplitude e passar abaixo da linha de 6,6V, começará a cortar Q1 e com isso haverá nova polarização de Q2 que volta a saturar. O capacitor C1, funciona como um reforço de polarização, tanto para a saturação como corte de Q2.
    um grande abraço. Mário Pinheiro

    2020-05-19 até 00:00 #40003274967

    Bloco M3-42 / Questão 23

    Bom dia professor Mario Pinheiro. Para eu montar esse circuito na prática e entender o seu funcionamento, eu não tenho um gerador de função para gerar a forma de onda senoidal na entrada e visualizar no meu osciloscópio digital a forma de onda quadrada na saída desse circuito. Que método o senhor indica para por a prova e conseguir visualizar as formas de onda desde a entrada e até a saída.

  • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.