– home / Fóruns / Módulo 3 / Bloco M3-33 / Bloco M3-33 / Questão 13

  • Autor
    Posts
  • Anônimo
    2018-03-23 até 00:00 #40003295091

    Com Q2 está saturado, temos no emissor 8V, na base de Q2 tem 8,6V. Para que Q2 mude de estado, Q1 deverá alcançar 8,6V na base, como a tensão de emissor de Q2 sobe ele corta. Quando Q2 corta o transistor Q1 ficará saturado com tensão de emissor de ??? , sendo que enquanto a base estiver acima de ??? não mudará o estado. Quando a tensão de base de Q1 caia abaixo de ??? haverá nova mudança de estado. Minha pergunta é como determinou essa tensão na questão 14 o sinal de entrada de 1,8V. nesta 13 não tem. pelo grafico não consegui chegar a um resultado.
    Poderia me explicar melhor. porq já tentei bastante. Um grande abraço Mário e desde já agradeço a resposta.

    2018-03-23 até 00:00 #40003295092

    Com respeito à questão 13, temos uma tensão de alimentação de +12V e com isso, considerando que Q2 está saturado, teremos em seu emissor e coletor uma tensão igual em +8V (isto considerando Q1 cortado). Quando a tensão de base de Q1 (ou ponto A) chegar a uma tensão de 8,6V, o transistor Q1 será saturado (tensão de coletor cairá) e com isso haverá a despolarização de Q2, caindo a tensão de emissor e intensificando a polarização para Q1. Agora, Q1 saturado, terá 4V de emissor e coletor, mantendo assim, Q2 cortado (tensão de saída em 12V). Para sair deste estado, a tensão do ponto A, deverá cair abaixo de 4,6V, o que permitirá o corte de Q1 e consequente saturação de Q2, que novamente elevará a tensão de emissor para 8V, ficando a mesma tensão de coletor deste.
    Com respeito à questão 14, diz que a tensão de alimentação será de +5V, e isso significará que na saturação de Q2, a tensão de emissor e coletor, serão de 3,33V, sendo que Q1 estará cortado. Veja que para atingir a polarização de Q1, a tensão no ponto A deverá chegar a 0,6V a mais que o emissor deste, que está com 3,33V, ou seja, quase 4V (3,93V). Caso isso ocorra, haverá a saturação de Q1 e o corte de Q2 e com isso, a tensão de emissor e coletor de Q1 passa a ser de 1,66V. Desta forma, para sair deste estado, a tensão no ponto A, deverá cair abaixo de 2,27V, fazendo novamente Q1 cortar e Q2 saturar.
    Um grande abraço. Mário Pinheiro

    Anônimo
    2018-03-23 até 00:00 #40003295093

    Fiquei um pouco confuso ao analisar esta questao,em funcao dos graficos demosntrados e suas ondas, como nao tenho toda a analise elaborada, temos 6,6v, no ponto A senoidal , temos 8v no ponto B quadrada, tentei mas nao entendi, ainda que vc tenha postado as informacoes, no site, nao me dei por entendi nao, olhei blocos anteriores ref as formas de ondas e seus calculos, mas… amigao, rs peço sua coloboracao se possivel desta analise em graficos, agradeço

    2018-03-23 até 00:00 #40003295094

    Já existe a explicação teórica do funcionamento para esta questão… logo abaixo, vou apenas falar dos gráficos (formas de onda): Veja que existe na entrada “A” uma forma de onda senoidal, que possui uma amplitude de 11Vpp, sendo que o ponto de tensão mais baixo da onda chega a 1,1V e o mais alto a 12,1V. Note que quando a onda senoidal começa a subir, existe um ponto pouco abaixo do nível máximo, onde será o ponto NSD (Nível superior de disparo) e através de um tracejado, mostramos que a onda “B” de saída, saiu de um nível baixo com 8V para um nível alto em 12V. Veja que este potencial de saída em 12V, permanecerá até que a onda senoidal varie sua tensão para abaixo de 3V, onde encontrará o nível chamado NID (Nível inferior de disparo), que obrigará a tensão de saída passar de 12V novamente para 8V. Os detalhes das tensões e polarizações dos transistores estão explanadas em outra explicação do site.
    Um grande abraço. Mário Pinheiro

    2019-12-03 até 00:00 #40003295095

    Boa noite Mário. Estou em dúvida quanto ao enunciado da questão. Ela quer saber quais as tensões NSD e NID ou as tensões no ponto B?

    2020-05-19 até 00:00 #40003274514

    Bloco M3-33 / Questão 13

  • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.