– home / Fóruns / Módulo 3 / Bloco M3-20 / Bloco M3-20 / Questão 11

  • Autor
    Posts
  • Anônimo
    2018-03-23 até 00:00 #40003293887

    Tenho dúvidas com relação a esses exercícios.

    2018-03-23 até 00:00 #40003293888

    O circuito mostra um foto-diodo em série com um resistor de 4,7k. Quando incide luz sobre ele, existirá sua saturação (deixando a tensão com zero volt) e quando não seu corte (deixando a tensão com 12V). Como temos um capacitor de acoplamento entre o catodo do foto-diodo e a base de Q1, podemos dizer que se o foto-diodo tiver iluminação constante, não haverá carga ou descarga do capacitor e com isso não se alterará a polarização feito pelo resistor de base de Q1, mantendo-o saturado. Mas, quando há variação de luz sobre o foto-diodo, a tensão em seu catodo subirá e cairá. Quando ela subir, carregará o capacitor de acoplamento, via base-emissor de Q1. Neste caso, como o transistor já estava polarizado anteriormente pelo resistor de 47k, não haverá alteração da tensão de coletor. Mas no instante seguinte, quando incidir luz sobre o foto-diodo, ele pegará a tensão armazenada sobre o capacitor e colocará para o potencial negativo, fazendo com que a tensão do outro lado deste (base do transistor) fique negativa, levando Q1 ao corte.
    Estas variações são levadas ao ponto RX que se conectará ao ponto TX, levando também o transistor 2 (onde está o LED) ao corte e saturação, fazendo piscar o LED na mesma frequência.
    Um grande abraço. Mário Pinheiro

    Anônimo
    2018-03-23 até 00:00 #40003293889

    Prof. Mário, estou confuso sobre este circuito, pois pelo que eu entendi, com iluminação constante sobre o fotodiodo, ele estará saturado e no seu catodo teremos 0V, então eu pergunto, o transistor Q1 estará sempre polarizado via (Rb) resistor de 47K? Se, sim, então eu posso considerar que ele está saturado, e a tensão no seu coletor será de 0V, mesma tensão de Emissor, correto?
    Ou Q1 será polarizado somente quando não incidir luz sobre o fotodiodo e no caso ( com luz constante) Q1 estará em corte e a tensão em seu coletor será de +12V. por favor explique quem é o responsável pela polarização de Q1, e qual é a função do fotodiodo para que possamos entender melhor o dimensionamento deste circuito, obrigado!!!

    2018-03-23 até 00:00 #40003293890

    Uma polarização constante do diodo (incidência de luz) a tensão no catodo será de zero volt ou próximo a isto, mas como a polarização é constante, o capacitor de 10nF terá alta reatância e o resistor de base de Q1, mante-lo-á saturado, com o coletor em zero volt e a base em 0,6V. O circuito somente funcionará, ou seja, Q1 cortará, quando houver variação de luz incidente sobre o foto-diodo.
    Um grande abraço. Mário Pinheiro

    2020-05-19 até 00:00 #40003273862

    Bloco M3-20 / Questão 11

  • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.