– home / Fóruns / Módulo 3 / Bloco M3-17 / Bloco M3-17 / Questão 45

  • Autor
    Posts
    • Anônimo
      2018-03-23 até 00:00 #40003293668

      Boa noite Mario !!! seria C2 em curto ????

        2018-03-23 até 00:00 #40003293669

        De primeira, podemos concluir que o transistor Q1 está saturado, pois possui no emissor uma tensão de 8V e no coletor a mesma. como os resistores de coletor e emissor são iguais, significa que as quedas de tensões nestes estão iguais, corroborando a saturação de Q1. Indo agora para a base deste transistor, vemos que está com 7,4V, o que permite a saturação deste. Também o ponto D, apresenta a mesma tensão que em B, o que está correto pois o indutor é curto. Poderíamos afirmar que o resistor R3 está alterado, pois a tensão entre Re e R4 deveria ser de no mínimo 8V, mas está mais baixa. Mas quando olhamos a tensão do ponto E, onde deveria haver 0V, vemos que está a mesma do ponto D, ou seja, 7,4V. Isto nos leva a conclusão que o capacitor C2 está em curto, colocando o lado de baixo de P1 (5k) em paralelo com o resistor R4, aumentando a polarização para o transistor e levando-o à saturação.
        Um grande abraço. Mário Pinheiro

          2020-05-19 até 00:00 #40003273746

          Bloco M3-17 / Questão 45

            boa noite Mario, eu encontrei também o c2 em curto.
            mas após refletir um pouco sobre a questão me veio uma duvida:
            se o c2 estiver em curto o p1 e r4 iria fazer uma combinação (associação em paralelo) e considerando a hipótese do potenciômetro estar posicionado para cima (o valor que resultaria a maior resistência possível R4/P1=5k), fazendo as contas do divisor de tensão R3 + 5k eu não consegui encontrar a tensão de 7,4 (ponto D) como no enunciado da questão…
            o que eu encontrei é 5,3V, então creio que a tensão no ponto D deveria ser de 5,3V…e assim os pontos A,B,C também não seria como no enunciado

              2021-08-10 até 07:35 #40003362757

              Sim, seria assim que o transistor não estivesse saturado. Veja que a stuação dele coloca no emissor e coletor a metade da tensão da fonte com 8V – resistores de emissor e coletor são iguais. Com isso, a menor tensão que se consegue na base é de 7,4V e isso se reflete na tensão do ponto D e também no ponto E visto que o capacitor está em curto.
              Grande abraço. Mário Pinheiro

            • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.