– home / Fóruns / Módulo 3 / Bloco M3-01 / Bloco M3-01 / Questão 13

  • Autor
    Posts
    • Anônimo
      2018-03-23 até 00:00 #40003292208

      FIZ ESSE EXERCÍCIO E ESTOU COM DUVIDA ENTRE ESSAS 2 RESPOSTAS. Q3 FUGA B-E OU R6 ABERTO. OBRIGADO !!!

        2018-03-23 até 00:00 #40003292209

        Temos na saída da fonte uma tensão muito baixa, com 2,4V. começamos a análise pela malha de realimentação negativa, formada por R7, P1 e R8, que proporcionalmente deve ter uma tensão mais baixa também no cursor de P1. Verificando a tensão no cursor, vemos que está porporcional, ou seja, 1,2V. Com isso, o transistor Q3 ficará cortado, pois tem em seu emissor uma tensão mais alta (2,1V). No coletor deste transitor temos uma tensão baixa em torno de 4,2V. Mas como no lado de cima de R5 também está com 4,2V, esta tensão não foi abaixada pela malha formada por Q3 (não há queda de tensão em R5). Poderíamos ter uma diminuição de polarização dos transistores de saída Q2 e Q1, polarização esta que é feita por R1 e R2, mas pela proporção das quedas nos resistores que são de valores iguais, isto não está acontecendo. Mas, observando novamente a tensão de saída vemos que possui 2,4V e no lado esquerdo de R4 uma tensão de +3V, que indica que temos uma queda de tensão de 0,6V, ou seja, uma corrente circulante de 2A. Se isso fosse verdade, a mesma corrente circularia por Q1 e assim, tendo uma queda de tensão neste de 13V, teríamos uma dissipação de potencial de 26W, o que levaria o transistor a pegar fogo. Como o enunciado do defeito diz que nada aquece, esta queda de tensão em R4 está ocorrendo devido a uma alteração neste resistor, que leva a uma polarização da base e emissor do transistor Q4 e com isso uma despolarização para os transistores Q2 e Q1.
        Um grande abraço. Mário Pinheiro

          Anônimo
          2018-03-23 até 00:00 #40003292210

          Bom dia! Explique esta por favor…Fiquei sem entender.

            2018-03-23 até 00:00 #40003292211

            Veja que temos uma tensão muito baixa na saída e o transistor Q3 que é o amplificador de erro deveria estar cortado. Observando a tensão de coletor deste, vemos que está, pois sua tensão de coletor é de 4,2V, sendo a mesma do lado de cima de R5 – sem queda de tensão sobre este. Com Q3 cortado, toda polarização que vem de R1 e R2, deve entrar na base e emissor tanto de Q2 como de Q1, o que deveria aumentar bem a tensão de saída. Mas encontramos na base de Q2 uma tensão baixa, mas vemos que ele está polarizado entre base e emissor e o mesmo ocorrendo para Q1. A pouca corrente circulante por coletor e emissor de Q2 pode ser constatada pela pequena queda de tensão sobre R3. Poderia ser uma falta de ganho de um dos transistores (Q1 ou Q2) mas suas tensões base e emissor estão com 0,6V, indicando polarização normal. Mas encontramos queda de 0,6V sobre R4, o que indicaria uma corrente circulante por ele de quase 2A e como há queda de tensão de 13V sobre Q1 com esta corrente de 2A, deveríamos ter potência de 26W sobre este transistor o que não ocorre, pois diz que nada aquece. Logo, podemos ter uma alteração ou ruptura completa no resistor R4, polarizando Q4 e desviando a corrente para a saída, e como diz que não há componentes abertos, R4 está alterado.
            Um grande abraço. Mário Pinheiro

              bom dia professor Mário.
              como saber para quanto alterou R4 nesta questão?

                2020-05-19 até 00:00 #40003272914

                Bloco M3-01 / Questão 13

                  2021-11-24 até 21:52 #40003366887

                  Boa noite professor. O site disse que a resposta correta é R4 alterado. Eu achei que estaria aberto. A questão tem uma observação que fala que nada aquece, se ele estivesse alterado não iria aquecer um pouco o Q1? E como ter certeza se ele está alterado ou aberto?

                  Agradeço desde já a atenção.

                    2021-11-24 até 22:04 #40003366888

                    Boa noite professor. Reformulando minha dúvida. A questão tem a observação “Fonte baixa, nada aquece”. Eu fiquei entre R4 aberto ou alterado. O site retornou como R4 alterado, como ter a certeza se ele abriu ou alterou?

                    (Ignora a última mensagem que postei)

                    Desde já agradeço a atenção.

                      2022-09-30 até 16:24 #40003374307

                      boa tarde, mestre Mario, neste exercicio, não poderia ser fuga coletor base de Q4, repolarizando o transistor e diminuindo a tensao de saida?

                    • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.