– home / Fóruns / Módulo 2 / Bloco M2-27 / Bloco M2-27 / Questão 11

  • Autor
    Posts
  • Anônimo
    2018-03-23 até 00:00 #40003288798

    boa tarde Mario, no secundário da figura 1 não sei se estou interpretando errado, mas seria 2 fios? ou 3 considereando o fio da massa no center-tap? Obrigado.

    2018-03-23 até 00:00 #40003288799

    No secundário do transformador, temos 3 fios e estamos utilizando os 3 fios para a geração da tensão para a carga, sendo que ora será o fio de cima com a massa e ora será o fio de baixo com a massa.
    Um grande abraço. Mário Pinheiro

    Anônimo
    2018-03-23 até 00:00 #40003288800

    Mário! Tá bem difícil essa aula 7 ein? hehe
    Tenho dúvida cruel em interpretar essa montagem do transformador da figura 1 página 2. Tem várias perguntas sobre ela. Minha dúvida principal é quando vc se refere á massa. Tem o center tape ligado a massa e a carga RL.
    Essa massa oque seria? onde seria ligado já que os 2 fios da rede estão alimentando o transformador. Na verdade seria ligado o center tape na carga em curto? e eu tomaria como referencia a ponta preta do multimetro como terra nesse ponto? ou teria que puxar um terra e ligar ali nesse ponto?

    2018-03-23 até 00:00 #40003288801

    Massa ou terra é o ponto maior do circuito e isso se deve à blindagem contra ruídos que o circuito tem. Nesse caso o center-tap vai ligado à massa que também está ligado à RL ou carga. Esse também será o ponto de referência para todas as medições.
    Veja que o primário não tem ponto comum com o secundário. Aplico a tensão de rede nos dois fios do transformador (4 fios no transformador prático que recebeu) e as variações são induzidas para o secundário, onde teremos uma tensão no ponto A e B, medidas em relação ao center-tap (ou massa). Veja que existe uma tensão máxima induzida entre o ponto A e o ponto B do transformador que apenas como exemplo seria de 20V. Assim, em relação ao center-tap teríamos um potencial de 10V do center tap ao ponto A e a mesma tensão do center tap ao ponto B. Assim, deverá posicionar a ponta preta do multímetro no terra ou ceter-tap para fazer as medições.
    O center tap do transformador É O PONTO DA MASSA ou TERRA e ele vai ligado ao lado de baixo da RL. Quando você tiver um circuito maior, o positivo vai no ponto “C” e o negativo vai ligado ao “center tap” do transformador. Veja que na montagem você criou um MASSA OU TERRA, ele não existe previamente. Este ponto definido por você como um MASSA, serve de referência para todo o resto do circuito ou medições.
    Um grande abraço. Mário Pinheiro

    2020-05-19 até 00:00 #40003271008

    Bloco M2-27 / Questão 11

  • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.