– home / Fóruns / Módulo 2 / Bloco M2-11 / Bloco M2-11 / Questão 03

  • Autor
    Posts
  • Anônimo
    2018-03-23 até 00:00 #40003287581

    A reatância indutiva é diretamente proporcional a freqüência e o valor do Indutor. Quando diminuir ou aumentar qualquer um dos dois, vai alterar o valor da XL ( Reatância Indutiva ) que é medida em Ohms. (resistência). OK?

    A reatância capacitiva é inversamente proporcional a freqüência e o valor do capacitor. Quando diminuir ou aumentar qualquer um dos dois, vai alterar o valor da XC (Reatância Capacitiva) que é medida em Ohms. (Resistência). OK?

    1 – Percebe-se que na apostila quando se refere a XL, diz que ela faz oposição a CORRENTE ELÉTRICA.

    2 – Percebe-se que na apostila quando se refere a XC, diz que ela faz oposição a TENSÃO.

    Pelo que entendi acho que é isso. se Não for me corrija.

    Minha pergunta é: se as duas geram o efeito do resistor porque geram oposição inversas?

    Desde já agradeço pelos esclarecimentos “Mestre”

    Cristian (Goiano).

    2018-03-23 até 00:00 #40003287582

    Sim. Um grande abraço. Mário Pinheiro

    Anônimo
    2018-03-23 até 00:00 #40003287583

    M2 Aula2 Sobre reatância capacitiva e indutiva, me subiu uma curiosidade que está me corroendo os neo-rênios. Em manutenção teremos a possibilidade de saber em cada ponto do circuito qual este valor de reatância? Digo em manutenção de televisores, por exemplo, teremos que as formulas das XC e XL saber a freqüência etc.?
    Teremos a possibilidade de saber em cada ponto do circuito o que realmente se passa. Como que tipo de sinal passa em tal lugar. tipo de onda, Tensão. e em circuitos integrados como vamos saber o consumo de determinada pino, se por ali sai ou entra tensão ou sinal. etc etc… Vejo em alguns esquemas de tvs que tem alguns indutores capacitores lligados em série. quando estiver ligado dessa maneira passa somente sinal? ou Tensão dc também? Abraços Cristian (Goiano)

    2018-03-23 até 00:00 #40003287584

    O que você está perguntando acima, são conhecimentos aprofundados sobre formas de ondas e sinais presentes em cada malha e o que acontecerá quando submetidos à vários filtros com separação de sinais, atenuações, etc. Isso é matéria aprofundadíssima de telecom e você os detalhes no módulo 5 e 6.
    Um grande abraço. Mário Pinheiro

    2020-05-19 até 00:00 #40003270198

    Bloco M2-11 / Questão 03

  • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.