– home / Fóruns / Módulo 1 / Bloco M1-56 / Bloco M1-56 / Questão 31

Visualizando 15 posts - 46 até 60 (de 66 do total)
  • Autor
    Posts
    • Anônimo
      2018-03-23 até 00:00 #40003286218

      Professor, Olá tudo bom!
      Meu kit M1-4 Não está funcionando normalmente. quando esquento o NTC. ele não aciona o relé.
      Bom andei olhando o esquema da apostila e está os resistores todos corretos!
      Mas uma coisa me chamou atenção na lista de peças do lado do esquema diz que tem 3 resistores de 4k7 , enquanto que no esquema só tem um!
      Verifique esse esquma p/ ver se é isso mesmo!
      para responder estas questões preciso desse kit funcionando para fazer oque o execícios manda!
      E já ví que tenho que aprender demais ainda, pois pelejei contra o defeito de não funcionar e não encontrei.
      Só pode ser resistor em posição errada. pois na base do tr Q1 que aciona o relé tem 0V e do lado oposto ao R9 tem 2,5V
      Ajuda aí! Obrigado!

        Anônimo
        2018-03-23 até 00:00 #40003286220

        Bom dia Sr Mário onde eu acho a montagem do kit M1-4 não estou achando nos vídeo de montagem, obrigado tenha um bom dia.

          2018-03-23 até 00:00 #40003286233

          Queria que você medisse a tensão de base de Q3 quando a tensão entre LDR1 e R5 for de 11,87 ou quase 12V. Se a tensão de base também ficar alta, cerca de 11V, haverá uma fuga entre coletor e emissor de Q2. Caso a tensão de base de Q3 não suba (mantendo-se em pouco mais de 6V, teremos alguma fuga para a massa neste ponto. Acredito que ao medir a tensão de base ela estará alta e o defeito será realmente fuga coletor e emissor de Q2.
          Um grande abraço. Mário Pinheiro

            2018-03-23 até 00:00 #40003286231

            Apesar de utilizar um controlador NTC (termistor que aumenta sua resistência à medida que se diminui a temperatura), este circuito pode ser usado como medidor de luz, tempo, etc.
            Mas vamos à dúvida. Considerando que o relé está acionando uma lâmpada ou uma resistência em uma estufa ou chocadeira, quando a temperatura chegar a um determinado valor, a lâmpada ou resistência será desligada e começará a esfriar o circuito. Quando chegar a um determinado resfriamento, ligará novamente e assim por diante, mantendo um máximo e um mínimo de temperatura.
            Quanto aos 3 fios pretos que estão ligados aos pontos do relé, permitirão que seja ligada à rede elétrica sendo o fio central o que vai ligado à fase da rede e um dos fios laterais será ligado à lâmpada, sendo que o outro lado da lâmpada vá ligado ao neutro da rede. Essa ligação deve ser feita com muito cuidado, evitando choques e curtos circuitos e claro, ser feito com uma lâmpada em série para proteção – veja matéria disso no final do módulo 1 ou veja os vídeos em https://www2.ctaeletronica.com.br/web/material_didatico.asp?uid=66
            Um grande abraço. Mário Pinheiro

              Anônimo
              2018-03-23 até 00:00 #40003286230

              Professor, tenho dúvidas com relação ao controlador de temperatura que temos que montar.
              1º: Qual a finalidade do mesmo, ou seja, tem por finalidade controlar a temperatura do que ?
              2º: Como testamos o seu funcionamento após a montagem ?
              3º: Na montagem, nas imagens da loja CTA, há 3 fios pretos que estão soldados ao lado do relé na placa. Como pelas imagens, não dá pra ver pra onde aqueles 3 fios estão indo, ou em que estão conectados, então fiquei com mais esta dúvida.
              Agradeço a atenção. Abraço !!

                2018-03-23 até 00:00 #40003286229

                Um ponto da bobina do relé, vai ligado ao terra mesmo. O outro ponto vai ligado ao coletor de Q1. Como você disse que todo o transistor colocado no lugar de Q1 queima, o diodo D1 deve ter sido ligado de forma invertida ou está em curto.
                Observando também a tensão de Q2, se estiverem corretas, ou este transistor está em curto ou foi ligado de forma invertida, pois a tensão de coletor de Q3 deverá ser a mesma da base de Q2.
                Finalmente as tensões de Q3 estão todas erradas. A maior tensão deve ser de emissor, pois está ligado o diodo D4 e o zener ao positivo. após teremos a tensào de base um pouco menor que do emissor= e a de coletor mais baixa.
                Todos os transistores, quando olhado por baicxo e colocando a parte da frente para cima, teremos da esquerda para a direita: coletor – base – emissor.
                Um grande abraço. Mário Pinheiro

                  Anônimo
                  2018-03-23 até 00:00 #40003286228

                  Olá, professor segue as tensões do Kit M1-4
                  Lembrando que foram medidas com jamper no lugar do NTC.

                  Pois depois de muita luta e de madrugada, analisando suas palavras e comparando o esquema elétrico do kit. Foi detectado que o pino 1 do relé está ligado diretamente para o terra. Erro de layout.
                  E todo transistor que coloco na posição de Q1 Queima.

                  Tensões tiradas:
                  Ligado o negativo no lugar que acho ser o certo.
                  No pino 2 do réle. O que não é verdade no layout!!!!
                  Ligando assim o relé fica acionado direto!
                  Q1
                  Base =11.5V
                  Coletor = 12,2V
                  Emissor = 12,2V

                  Q2
                  Base = 0,5V
                  Coletor = 3,7V
                  Emissor = 0V

                  Q3
                  Base = 9,8V
                  Coletor = 0V
                  Emissor = 0V

                  E que ainda não consegui colocar para funcionar mais esta melhorando ( hehehe…)

                  Por favor, peço para verificarem!
                  Montem o circuito nessa remessa de kits.
                  Aguardando resposta
                  Para terminar os exercícios

                    2018-03-23 até 00:00 #40003286227

                    Veja que tudo leva a crer que o resistor R3 não possui um valor de 100k (marrom-preto-amarelo) e sim de 10k (marrom-preto-laranja). Para ter certeza disso deveria saber também a tensão entre o NTC1 e R5. Me dê a resposta rápida sobre isso.
                    Um grande abraço. Mário Pinheiro

                      Anônimo
                      2018-03-23 até 00:00 #40003286226

                      Olá Prof. Mário aqui estão as tensões com o ntc aquecido.
                      Primeiro as tensões com a temperatura ambiente. Q1 C= 10,13V B= 10,05V E= 12V / Q2 C= 0,07V B = 0,68V E = 0V / Q3 C = 7,24V B= 6,59V E=7,25V. Agora vou passar as tensões com aquecimento no NTC. no transistor Q1 nada mudou, no Q2 C= 11,05V B= 0V e no Q3 C = 0V B= 9,49V E= 7,32V.
                      Aí estão as tensões em temperatura ambiente e com o ntc aquecido. Agora eu não entendo porque o led não apaga!!!

                        2018-03-23 até 00:00 #40003286225

                        Sim, vai desarmar o relé e apagar o LED… mas como o seu não ocorreu isso, marque aula de reforço no telegram, na terça ou quinta em dois horários (20h ou 21h) para que possamos analisar o que está ocorrendo especificamente com a sua montagem.
                        Um grande abraço. Mário Pinheiro

                          Anônimo
                          2018-03-23 até 00:00 #40003286224

                          Essa eu fiquei em dúvida, no proteus, apagou o led e desarmou o relê, no meu circuito nada aconteceu, continuou com o led aceso e o relê acionado.

                            2018-03-23 até 00:00 #40003286223

                            Pelas tensões que passou, parece ter havido uma troca de transistores Q1 e Q2, pois as tensões indicadas, dizem que o transistor Q2 é um PNP (BC328 ou BC558 ou BC557), quando deveria ser NPN (BC548 ou BC547). Também parece ter havido uma troca de transistores no Q1, pois pelas tensões indicadas o transistor é um NPN (BC337 ou BC338 ou BC548 ou BC547), quando deveria haver no lugar um transistor PNP (BC 327 ou BC 328, ou ainda BC 557 ou BC 558). Verifique e após me passe.
                            Um grande abraço. Mário Pinheiro

                              Anônimo
                              2018-03-23 até 00:00 #40003286222

                              Boa tarde Mário, conforme você me solicitou, aqui estão as tensões nos transistores do Kit M1-4. Q3: E=8,1V; B=7,45V; C=8,0V.
                              Q3 com base e emissor em curto: C=0V.
                              Q2: E=0V (GND); B= 7,9V; C= 8,7V.
                              Quando Q3 está com a base e coletor em curto, as tensões em Q2 são: C=3,8V e B=3,1V.
                              Tensões de Q1: E=12V; B=6,3V; C=5,7V.
                              Q1 não fica com 0V quando aplico curto entre B e E de Q3, lembrando que o problema é que o led não apagou em nenhum dos exercícios propostos.
                              Obrigado.

                                2018-03-23 até 00:00 #40003286221

                                Você pode entrar na loja cta no link específico: https://www.lojacta.com.br/products/componentes-e-kits-para-modulo-1 e olhar nas fotos sobre os detalhes das montagens.
                                Um grande abraço. Mário Pinheiro

                                  2018-03-23 até 00:00 #40003286219

                                  Pela tensão que você passou – zero volt na base de Q1 – já podemos afirmar que este ponto está ligado diretamente à massa, seja por uma solda escorrida. Na base de Q1, podemos ter somente 12V (mesma tensão da fonte) ou ainda 11,4V para o transistor saturado (acionado o relé).
                                  Verifique e passe as tensões dos pontos que resolveremos para você.
                                  Um grande abraço. Mário Pinheiro

                                Visualizando 15 posts - 46 até 60 (de 66 do total)
                                • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.