Bloco M1-31 / Questão 10

Início Fóruns Módulo 1 Bloco M1-31 Bloco M1-31 / Questão 10

Visualizando 11 posts - 1 até 11 (de 11 do total)
  • Autor
    Posts
  • #40003284045
    AvatarEstudante CTA
    Participante

    Bom dia profº Mário, eu entendi o contexto dessa questão, mas estou tendo problemas para encontrar a resposta correta. Se possuímos um corpo eletrizado e o outro neutro ambos de mesma dimensão sabemos que ao final a carga será dividida entre os 2 dois, certo?
    A resposta letra ‘a’ ( os dois corpos ficarão carregados ) aparentemente está certa, mas a resposta ‘c’ ( a carga passará para o segundo corpo ) também poderá ser considerada correta porque ela não diz a quantidade de carga que será transferida para o outro corpo, certo?
    Nesse caso o que devo considerar?

    Muito obrigado,
    Samuel.

    #40003284046

    Quando falamos em carga, falamos sobre o movimento de elétrons e isso não está especificado nesta questão. Assim, quando dizemos que a carga passará para o segundo corpo (neutro) estamos afirmando que os elétrons se deslocarão do corpo 1 para o 2. Mas, não havia sido dito que o corpo 1 está carregado positivamente, mas somente carregado eletricamente. Isso significa que a única resposta é a que os dois ficarão carregados.
    Um grande abraço. Mário Pinheiro

    #40003284047
    AvatarEstudante CTA
    Participante

    O que acontecerá se eu encostar um “corpo”
    carregado eletricamente em outro “corpo”
    neutro. Os dois corpos ficarão neutralizados.
    Tenho dúvida.

    #40003284048

    haverá troca de cargas até que fiquem equilibrados entre eles (os dois com cargas um pouco positivas ou os dois com cargas negativas). Caso o corpo neutro seja muito maior do que o corpo carregado positivamente ou negativamente, este corpo carregado tornar-se-a praticamente neutro, quando trocar suas cargas com um corpo neutro muito maior.
    Para saber mais sobre eletrização, acesse: https://pt.wikipedia.org/wiki/Eletricidade_est%C3%A1tica
    Um grande abraço. Mário Pinheiro

    #40003284049
    AvatarEstudante CTA
    Participante

    Se eu encostar um corpo carregado eletricamente com qual carga? positivo ou negativo?

    #40003284050

    Na verdade fala de encostar um corpo carregasdo (positiva mente ou negativamente) encostar em um corpo neutro (sem carga alguma). Ou seja o corpo carregado irá dividir sua carga ( + ou -) com o corpo neutro. Bom estudo!!! Vou melhorar a questao para nao deixar tanta duvida!!! obrigado

    #40003284051
    AvatarEstudante CTA
    Participante

    Professor… Essa questão me gerou uma duvida: O Sr. cita um corpo eletricamente carregado (seja positivamente ou negativamente) encostando em um outro corpo eletricamente Neutro. Correto?
    Eu entendo que se existe um corpo com um nível de carga diferente de outro, eu crio uma diferença de potencial correto?
    Então haverá uma corrente no sentido do corpo neutro ate que haja a neutralização de ambos os corpos? Seria isso? Obrigado.

    #40003284052

    Sim, há uma diferença de potencial, mas veja que quando disse “que haverá corrente no sentido do corpo neutro” isso não é verdade. O corpo neutro, não possui excesso nem falta de elétrons e o corpo carregado sim (excesso ou falta de elétrons). Caso o corpo carregado esteja com excesso de elétrons, haverá uma corrente do corpo carregado para o corpo neutro, deixando o corpo neutro carregado negativamente. Caso o corpo carregado esteja positivo (falta de elétrons) virão elétrons do corpo neutro para o corpo positivo.
    Um grande abraço. Mário Pinheiro

    #40003284053

    Professor boa tarde !!!

    Analisando esta sua resposta até como complemento se estiver certo, anteriormente eu tinha colocado o item “e”, mas, pensando nestes termos até por esclarecimento, eu mudei para o item “a” porque o caso se trata de equilíbrio de potencial ou seja, ao fazer o processo de encostar os corpos um neutro e um com carga, na verdade é fazer com que os dois fiquem no mesmo potencial independente de carga para não ocorrer descargas, assim  responde que os dois ficarão carregados. Um exemplo desta técnica: são os eletricistas que vão dar manutenção em redes de alta tensão… para que o técnico fique no mesmo potencial da torre, o mesmo coloca um tipo de aterramento para que sua base fique no mesmo potencial da rede de alta tensão. Há videos demonstrando essa técnica… acredito que isso pode complementar esta resposta… é o mesmo que trazer uma pessoa que está fora do grupo para dentro do nosso grupo, assim faz o mesmo uso das informações… por isso eu mudei a questão para a letra “a” eu tinha colocado a letra “e” devido ao processo da bateria, mas lembrando desta técnica e vendo suas repostas, eu alterei a questão…

    Foi isto que pensei …

     

    #40003284054

    Isso mesmo.

    Um grande abraço. Mário Pinheiro

    #40003268002

    Bloco M1-31 / Questão 10

Visualizando 11 posts - 1 até 11 (de 11 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.