– home / Fóruns / Módulo 1 / Bloco M1-31 / Bloco M1-31 / Questão 01

  • Autor
    Posts
  • Anônimo
    2018-03-23 até 00:00 #40003284032

    Professor…vou aproveitar esse bloco de revisão para sanar uma duvida que agora que eu fui perceber que realmente eu tenho. Eu não consigo definir o que seja: ELEMENTO, MATÉRIA, SUBSTÂNCIA. Eu faco uma mistura tremenda e não consigo chegar a lugar nenhum.. VC teria uma definição mais simples ou uma maneira mais fácil de assimilar a diferença e relação entre elas? Obrigado

    2018-03-23 até 00:00 #40003284033

    Átomo: Átomo é uma unidade básica de matéria que consiste num núcleo central de carga elétrica positiva envolto por uma nuvem de elétrons de carga negativa.
    Elemento: Denomina-se elemento químico um conjunto de átomos que têm o mesmo número de prótons em seu núcleo, ou seja, o mesmo número atômico (Z). É a unidade básica da matéria.
    Molécula: Uma molécula é uma entidade eletricamente neutra que possui pelo menos dois átomos, todos ligados entre si mediante ligação covalente. Isto exclui todos os metais, que se constituem por inúmeros átomos de um único elemento todos ligados entre si mediante a ligação metálica e também todas as substâncias como o sal de cozinha, cujos átomos ligam-se mediante ligação iônica formando um agregado iônico e não moléculas, da lista de substâncias moleculares.
    Substância: Uma substância é qualquer espécie de matéria formada por átomos de elementos específicos em proporções específicas. Cada substância possui um conjunto definido de propriedades e uma composição química. Elas também podem ser inorgânicas (como a água e os sais minerais)ou orgânicas (como a proteína, carboidratos, lipídeos, ácido nucleico e vitaminas).
    Matéria: Matéria é tudo que ocupa espaço e possui massa de repouso (ou massa invariante). É um termo geral para a substância da qual todos os objetos físicos consistem. Tipicamente, a matéria inclui átomos e outras partículas que possuem massa.
    Um grande abraço. Mário Pinheiro

    2020-05-19 até 00:00 #40003267993

    Bloco M1-31 / Questão 01

  • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.