– home / Fóruns / Módulo 1 / Bloco M1-20 / Bloco M1-20 / Questão 19

  • Autor
    Posts
  • Anônimo
    2018-03-23 até 00:00 #40003282932

    Ola Mario , estou confuso com a explicacao que o professor me passou e encontrei mais ou menos a mesma dificuldade neste exercicio .

    Em relacao ao exercicio R5 = 50ohm , R6 = 100ohm , fonte = 12 v . Tensao em cima de R6 = 6 v .
    Bom , analisando o defeito , se eu subtrair estes 6v da fonte , entao terei 6 v em cima de R5 tambem !
    assim fica dificil de saber qual deles estao com defeito . Mas se analisar o dimensionamento real , R5 = 1x , R6 = 2X …. 12/3 = 4v em cima da menor resistencia que e o R5 …entao subtraiu 4v da fonte . Deveria ter 8v em cima de R6 .
    Entao cheguei a conclusao que R6 NAO ESTA ALTERADO para MAIS e sim PARA MENOS ..mas como Resistor nao Altera para menos , entao R5 foi quem alterou para MAIS .
    porque deveria ter 4 v em cima dele e agora subtraindo 6 v menos 12 da fonte …ficou com 6v em cima dele do R5.
    Entao imagino que 6v / 6v = 1x de proporcao .
    Assim … 1x multiplica por 100 ohm de R6 = 100ohm que e o valor da resistencia alterada de R5 … concluindo
    R5 antes era 50ohm e agora alterou para 100 ohm .. R5 esta alterado .

    Sera que minha logica esta certa Mario ?

    2018-03-23 até 00:00 #40003282933

    Totalmente correta! Parabéns!
    Uma outra forma mais simples é olhar somente para as quedas de tensões e compara-las. Existe a mesma queda, logo os resistores são iguais. Como o R6, de valor maior, não altera para menos, temos o R5 alterado para 100 ohms.
    um grande abraço. Mário Pinheiro

    Anônimo
    2018-03-23 até 00:00 #40003282934

    continuacao … Mas agora um exercicio passado pelo Professor .
    So para fixar bem a ideia de como foi passado , mas nao tinha entendido .

    Fonte de 20 v , R1= 27K , R2 = 4k7 …. foi achado em cima de R2 = 5 v

    Foi dito pelo professor que quem alterou neste caso foi o R2
    E se vc analisar R2 = 5v e R1 = 15 v …. pois 20v- 5v = 15v em cima de R1 .

    Fico confuso , porque para mim R1 e quem esta aletrado para mais .. porque tensao maior cai em cima de resistencia maior

    mas o porque de o valor correto ser R2 alterado ?

    Sera que eu deveria ter seguido o raciocinio do exercicio numero 19 ?

    onde neste caso … R1 deverias ser 6x maior , R2 = 1x .
    Fonte 20 /7 = 2,8 v… esta tensao devera estar em cima de R2 …. mas esta com 5 v
    Entao em cima de R1 deveria ter 20 – 2,8 = 17,2 v .
    Mas R1 caiu para 15 v

    Entao neste caso o R2 aqui alterou para mais ?

    sera que eu estou pensando correto ?

    Grande Abraco

    2018-03-23 até 00:00 #40003282935

    Você está pensando correto, e com calma você aos poucos irá deixando a matemática pura de lado e indo mais para a lógica.
    O valor de R1 já é maior do que R2 e mesmo com o defeito da alteração de R2, R1 continua sendo maior.
    Quando você calcula a proporção pelo valor dos resistores tem 7 por 1, e quando calcula pelas quedas de tensão você tem 3 por 1. Assim a tensão sobre R2 aumentou, indicando que o valor aumentou… mas não ultrapassou R1.
    Um grande abraço. Mário Pinheiro

    Anônimo
    2018-03-23 até 00:00 #40003282936

    Ola Mario ,

    Consegui compreender agora essa outra forma que vc me explicou quando temos as duas quedas de tensao iguais sobre valores de resistecias diferentes … logo o de menor valor tera o mesmo valor do resitor que era maior .

    exemplo :

    ” Como o R6, de valor maior, não altera para menos, temos o R5 alterado para 100 ohms.”

    Mas , fiquei confuso em tentar compreender a comparacao das proporcoes de tensao e resistencia … 7 por 1 , 3 por 1 ..no outro exercicio ?

    Poderia me explicar novamente ?

    obrigado pela oportunidade

    2018-03-23 até 00:00 #40003282937

    Quando falei aquilo, apenas estava referindo-me as comparações das tensões para os valores normais do circuito e indicados no esquema (7 por 1) e ao medir as tensões da malha que está com defeito (3 por 1).
    Na verdade quando o circuito está bom, os valores indicados dos componentes expressam a porporcionalidade nas tensões sobre eles. Mas quando o circuito fica alterado, as quedas de tensões são alteradas e a partir desta comparação proporcional acabamos tendo as relações dos valores dos resistores, afirmando que tal resistor é maior tantas vezes do que o outro, etc.
    Neste exercício que você comentou, pela tensão indicada, os dois resistores são de valores iguais, mesmo que o esquema diga que não, as tensões medidas dizem que sim!
    Logo, trabalhar pela comparação das quedas de tensões é uma excelente forma de desenvolver seu raciocínio lógico para análise de defeitos e dimensionamento de circuitos.
    Quando você faz um projeto, você necessita ter uma tensão em um ponto… você já sabe a tensão que deseja, mas ainda não definiu os valores dos resistores. Ex: Necessito de 1V para polarizar um circuito. Minha fonte de alimentação é de 5V… fica claro que o resistor que irá ligado a alimentação deverá ser 4 veze maior do que o resistor que vai na massa. Mas isso poderia ser feito com 40 ohms e 10 ohms ou ainda 4k com 1k, ou ainda com 400k ou 100k. Fica claro que você deve partir da lógica que quanto maior os valores dos resistores, menor será a corrente e menor será o consumo final do aparelho. Mas ao mesmo tempo, quando maior os valores dos resistores, maior será a incidência de ruídos de interferência em meu circuito. Além disso, deve-se levar em conta, se o circuito a sem er polarizado, poderá trabalhar com a entrada em “alta impedância” ou seja, necessita de corrente mínima para trabalhar…
    Bruno, posso apenas te afirmar que isto tudo é somente o começo, mas fico muito feliz pelo seu interesse de cada vez descobrir mais e mais!!!
    Um grande abraço. Mário Pinheiro

    2018-07-18 até 00:00 #40003282938

    Qual cálculo q vc fez para chegar ao resultado de  100 ohms de alteração,sendo q o valor dele era  de 50 ohms ?Tem q multiplicar as proporção com o valor ?

    Pelo cálculo das proporções  com fonte de 12V , R5 (1x) ,R6 (2x) ..sobre o R5 deveria ter uma queda de tensão de  4V,mas no exercício está mostrando 6v,por esta diferença de queda  tensão já poderia afirmar como R5 alterado ou não tem nada a ver.

     

    2018-07-19 até 00:00 #40003282939

    Sim, pode fazer isso, era para ter 4V sobre R5 e agora como tem 6V ele está alterado. Mas para quanto o valor foi, veja que agora há 6V sobre ele e como está alterado, não dá mais para usar seu valor como referência de cálculo. Mas como temos R6 em bom estado com 100 ohms e sua queda é de 6V, tendo a mesma queda de tensão em R5 já podemos afirma que ele também está com 100 ohms

    Um grande abraço. Mário Pinheiro

    2019-10-24 até 00:00 #40003282940

    Professor … então de acordo com o primeiro comentário do colega …. agora podemos utilizar o termo alterado … antes so estavamos analisando na base de aberto ( com defeito ) agora podemos dizer que o Restá alterado ??? tive o mesmo raciocinio do colega .. porém não sabia que os resistores sempre alteram para mais. Seria isso mesmo ? os resistores alteram sempre para mais ou quando tem defeito estão aberto ??

    2019-10-25 até 00:00 #40003282941

    Os resistores podem alterar para maior valor e também abrir (altíssima resistência). Há casos raríssimos – menos de 0,1% – resistores variando para menos, logo, esta última possibilidade não é considerada.

    Um grande abraço. Mário Pinheiro

    2020-05-19 até 00:00 #40003267461

    Bloco M1-20 / Questão 19

  • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.