– home / Fóruns / Módulo 1 / Bloco M1-16 / Bloco M1-16 / Questão 04

  • Autor
    Posts
  • 2018-03-23 até 00:00 #40003282520

    Seja o primeiro a fazer uma pergunta sobre esta quest

    Bom dia Professor !!!

    Apesar de ter respondido corretamente conforme minhas leituras a questão 4 item b, após isso, efetuando uma revisão e curiosidade, foi mencionado no texto sobre resistores de fio e filme depositado. Os resistores de fio pelo menos que já acredito ter entendido são aplicados em circuitos de alta corrente que precisam ser dissipados, por exemplo: resistores shunt de fontes para medir ou comparar corrente e dentre outros circuitos de controle… É isso mesmo? existe mais aplicações? Quanto ao resistor de filme depositado eles são aplicados em quais situações ou é simplesmente fabricação concorrente do resistor comum de carbono de 1/4, 1/2,1W 2W e assim por diante… ?

    2019-11-15 até 00:00 #40003282522

    Complementações ao resumo que fizemos, podem ser vistas aqui: http://professorpetry.com.br/Ensino/Repositorio/Docencia_UFSC/Materiais_EEL_7051/2_Materiais_Resistores.pdf

    Grande abraço. Mário Pinheiro

    Boa noite professor !!!

     

    Segundo o documento enviado pelo senhor, a seguinte frase pag. 12: Através do tempo, podem ocorrer problemas relacionados a falhas na mistura
    carbono-fenolíte gerando erros de até 20% do valor inicial.

    Diante deste relato, resistores sofrem desgaste durante o tempo de uso ou anos. Em se tratando de manutenção industrial justifica alguns problemas de queima ou paradas sem a justa causa danificando Circuitos integrados ou drivers acionados ou até mesmo causa de acidentes. Analisando o causador: Um resistor simples que teve seu valor alterado… que polariza certos terminais ou blocos de controle que funcionam com baixa corrente. Tal variação causa falhas em sistemas e ao analisar placas não é encontrado defeito porque teoricamente as vezes o resistor esta aparentemente intacto com suas cores e a procura vai de encontro aos CIs que estão funcionando erroneamente… erros de 20% são muitos em se tratando de circuitos sensíveis…

    Agradeço pelo documento enviado e esclarece algo que realmente eu não conhecia… fortaleceu meu aprendizado…

    Obrigado !!!

    2020-05-19 até 00:00 #40003267245

    Bloco M1-16 / Questão 04

    2022-08-18 até 13:48 #40003373556

    Olá Mario, não estou encontrando o assunto referente a pergunta da numero 4, esse link enviado por você não abre aqui

  • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.