Bloco M1-13 / Questão 19

Início Fóruns Módulo 1 Bloco M1-13 Bloco M1-13 / Questão 19

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Posts
  • #40003282325
    AvatarEstudante CTA
    Participante

    no esquema aparece em todas as 5 lâmpadas com tensão de 24V abaixo delas, e está correto?

    Pois diz na apostila que quando tem mais de 1 lâmpada em série deve ter uma queda de tensão a cada lâmpada (dividir a tensão pela qtde. de lâmpadas).

    Então o certo não seria ter tensão de 19,2V abaixo da primeira lâmpada?

    obrigado.

    #40003282326

    Se o ponto de cima de Lp10 existe a tensão de 24V (apesar de não indicar é a tensão de fonte) e logo abaixo desta lâmpada há tensão de 24V, indica que não há queda de tensão sobre esta lâmpada (24V do lado de cima e 24V do lado de baixo).
    Em relação à lâmpada LP11, temos do lado de cima dela, a tensão de 24V e do lado de baixo também temos a tensão de 24V, significando que não há queda de tensão sobre a lâmpada.
    Em relação à lâmpada LP12, temos do lado de cima dela, a tensão de 24V e do lado de baixo também temos a tensão de 24V, significando que não há queda de tensão sobre a lâmpada.
    Em relação à lâmpada LP13, temos do lado de cima dela, a tensão de 24V e do lado de baixo também temos a tensão de 24V, significando que não há queda de tensão sobre a lâmpada.
    Finalmente do lado de cima da lâmpada Lp14, temos 24V, mas no lado de baixo desta lâmpada a tensão será de zero volt (apesar de não indicar consideramos zero volt). Assim, como toda a tensão está caindo sobre Lp14, podemos dizer que ela está aberta.
    Com respeito as quedas de tensões das lâmpadas, podemos ver que os valores destas são todos diferentes, mas a direrença maior é de 18 vezes, mas a queda de tensão sobre Lp14 é total, ou seja, 24V, logo está aberta.
    Um grande abraço. Mário Pinheiro

    #40003282327
    AvatarEstudante CTA
    Participante

    Mário, não consigo compreender ainda o que é queda de tensão em uma lâmpada.
    Como você mencionou na resposta:
    “Logo abaixo desta lâmpada Lp10 há tensão de 24V, indica que não há queda de tensão sobre esta lâmpada (24V do lado de cima e 24V do lado de baixo).”
    Se não houve queda de tensão na Lp10 então essa também está aberta não é?
    Uma lâmpada funcionando ou não tem queda de tensão mesmo assim?
    Não consegui compreender ainda essa parte de queda de tensão.
    mais uma vez obrigado!

    #40003282328

    Todas as tensões indicadas no circuito, são em relação à massa. Como, quando dizemos que a tensão em um ponto é “x” é porque o outro ponto de medição é o massa ou referência. Para que uma lâmpada possa acender, deverá ter sobre ela uma diferença de potencial, ou queda de tensão, ou seja, de uma lado deve haver uma tensão de 24V e do outro lado uma tensão de 18V (exemplo). Isto dá 6V sobre a lâmpada. Independente da tensão sobre a lâmpada haverá algum acendimento apenas teremos o brilho normal, caso a tensão aplicada sobre a lâmpada seja a tensão indicada em seu bulbo (vidro) ou em sua especificação.
    Para que você possa entender o que estou falando, pegue qualquer lâmpada de 12V, ligando um lado dela ao ponto positivo de uma bateria de 12V (ou fonte). O outro lado da lâmpada ligar a um ponto de uma chave qualquer, e o outro lado da chave ligar ao negativo da bateria.
    Após fazer o seguinte teste com a chave aberta (a lâmpada deverá estar apagada):
    Colocando o ponto negativo do multímetro no negativo da bateria e a ponta positiva antes da lâmpada, você deverá medir 12V e após ela, também 12V. Há uma tensão de 12V de um lado da lâmpada, mas também o mesmo potencial do outro lado. Se de um lado há 12V e do outro lado também 12V, não há diferença de potencial sobre a lâmpada (não há queda de tensão sobre ela).
    Um grande abraço. Mário Pinheiro

    #40003267109

    Bloco M1-13 / Questão 19

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.