Bloco M1-11 / Questão 21

Início Fóruns Módulo 1 Bloco M1-11 Bloco M1-11 / Questão 21

Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Autor
    Posts
  • #40003282123
    AvatarEstudante CTA
    Participante

    Qual é o defeito destas medições?

    #40003282124

    Especificamente com respeito ao circuito, você deve imaginar que a ponta preta do multímetro foi colocada no terminal negativo da bateria e com a ponta vermelha, vamos encostando em vários pontos, onde medimos a diferença de potencial que existirá entre a ponta preta (presa no negativo da bateria) e a ponta vermelha. Essa diferença de potencial ou tensão é indica nos círculos.

    Logo do lado de cima da bateria, temos a indicação de 20V – medido com a ponta vermelha, ou seja, considerando que a ponta preta está no terminal negativo dessa mesma bateria, podemos afirmar que a diferença de potencial armazenada nela é de 20V e que está normal!

    O objetivo será colocar a força, diferença de potencial ou tensão diretamente sobre a lâmpada…

    Na segunda medição, lado esquerdo da chave Sw1 vemos que a tensão é de 20V, ou seja, temos do ponto negativo da bateria até esse ponto, uma tensão ou diferença de potencial de 20V.

    Passamos agora para o lado direito da chave Sw1 e vemos que a tensão também é de 20V. Isso deve ser assim mesmo, pois com a chave Sw1 ligada, o potencial de 20V passa para o outro lado da chave.

    Chegamos agora no lado de cima da lâmpada, onde também encontramos potencial de 20V do ponto negativo da bateria até o lado de cima da lâmpada. Aparentemente a lâmpada estaria recebendo este potencial de 20V. Mas será que está mesmo?

    Aqui há uma observação muito importante que o iniciante ou técnico deve atentar. Não iremos tirar a ponta preta do terminal negativo da bateria e assim, para saber se realmente a lâmpada está recebendo uma diferença de potencial de 20V sobre ela, devemos deslocar a ponta vermelha do multímetro para o lado de baixo da lâmpada, onde encontramos 0V.

    Do lado de cima da lâmpada temos um potencial de 20V e do lado de baixo dela 0V, ou seja, toda a diferença de potencial ou tensão está SOBRE a lâmpada e como ela NÃO ACENDE, seu filamento deve estar rompido se caracterizando como uma GRANDE RESISTÊNCIA (maior que megaohms ou um milhão de ohms), muito maior do que o normal do filamento que é de 20 ohms, 30 ohms ou próximo a isso. Dessa forma, já podemos concluir que a LÂMPADA Lp1 está interrompida ou aberto.

    Um grande abraço. Mário Pinheiro

    #40003282125
    AvatarFelipeVidigal
    Participante

    Caro Professor, se o cabo entre a SW1, logo antes da perna positiva da lampada, estiver solto, teriamos as mesmas medições do diagrama apresentado na questao, fazendo com que a resposta D, conexao entre a chave e a lampada, também esteja correta, não?

    #40003282126

    Não, pois existe 20V indicados logo acima da lâmpada – como se fosse a entrada do bocal. Logo toda a diferença de potencial está sobre a lâmpada, logo ela está aberta.
    Um grande abraço. Mário Pinheiro

    #40003282127
    AvatarHERMIRIO SANTOS
    Participante

    nao poderia ser falta de alimentaçao negativa na lampada professor..

    #40003282128

    Veja que o lado de baixo da lâmpada está indicando zero volt, logo há diferença de potencial sobre ela.

    Um grande abraço. Mário Pinheiro

    #40003267011

    Bloco M1-11 / Questão 21

Visualizando 7 posts - 1 até 7 (de 7 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.