– home / Fóruns / Módulo 1 / Bloco M1-11 / Bloco M1-11 / Questão 19

  • Autor
    Posts
    • Anônimo
      2018-03-23 até 00:00 #40003282118

      Estas tensões nos círculos são medidas com a ponta preta no negativo?

        2018-03-23 até 00:00 #40003282119

        Agora não somente começa a análise de circuitos elétricos como análise de defeitos, pois no  circuito mostrado a lâmpada deveria estar acesa, MAS ESTÁ APAGADA. Como observado na aula anterior, quando aplicamos diferença de potencial sobre algo ou uma carga, ela deverá produzir algum trabalho. No caso dessa questão é uma lâmpada e deveria produzir luz com os elétrons passando pelo filamento da mesma.

        Especificamente com respeito ao circuito, você deve imaginar que a ponta preta do multímetro foi colocada no terminal negativo da bateria e com a ponta vermelha, vamos encostando em vários pontos, onde medimos a diferença de potencial que existirá entre a ponta preta (presa no negativo da bateria) e a ponta vermelha. Essa diferença de potencial ou tensão é indica nos círculos.

        Logo do lado de cima da bateria, temos a indicação de 20V – medido com a ponta vermelha, ou seja, considerando que a ponta preta está no terminal negativo dessa mesma bateria, podemos afirmar que a diferença de potencial armazenada nela é de 20V e que está normal!

        O objetivo será colocar a força, diferença de potencial ou tensão diretamente sobre a lâmpada…

        Na segunda medição, lado esquerdo da chave Sw1 vemos que a tensão é de 20V, ou seja, temos do ponto negativo da bateria até esse ponto, uma tensão ou diferença de potencial de 20V.

        Passamos agora para o lado direito da chave Sw1 e vemos que a tensão também é de 20V. Isso deve ser assim mesmo, pois com a chave Sw1 ligada, o potencial de 20V passa para o outro lado da chave.

        Chegamos agora no lado de cima da lâmpada, onde também encontramos potencial de 20V do ponto negativo da bateria até o lado de cima da lâmpada. Aparentemente a lâmpada estaria recebendo este potencial de 20V. Mas será que está mesmo.

        Aqui há uma observação muito importante que o iniciante ou técnico deve atentar. Não iremos tirar a ponta preta do terminal negativo da bateria e assim, para saber se realmente a lâmpada está recebendo uma diferença de potencial de 20V sobre ela, devemos deslocar a ponta vermelha do multímetro para o lado de baixo da lâmpada, onde encontramos 20V.

        Do lado de cima da lâmpada temos um potencial de 20V e do lado de baixo dela, também 20V. Isso significa dizer que SOBRE a lâmpada NÃO HÁ DIFERENÇA DE POTENCIAL  e claro que neste caso, ela não poderia acender.

        Continuando descendo com a ponta vermelha do multímetro chegamos até o lado de baixo da trilha ou fio que liga o potencial negativo da bateria à lâmpada e vimos que ali a medição é de zero volt. Veja que interessante… do lado de baixo da lâmpada fizemos a medição de 20V e seguindo o fio ou trilha de cobre que deveria dar a mesma medição, encontramos zero volt.

        Isto significa que entre o ponto de baixo da lâmpada até o ponto que está com zero volt – trilha de baixo – temos uma diferença de potencial de 20V.

        Mas isso somente poderia ocorrer se entre a tensão de 20V e a tensão de zero volt (0V) tivéssemos a maior RESISTÊNCIA do circuito.

        Apenas podemos concluir que a ligação da lâmpada ao lado de baixo da bateria está interrompido ou rompido em algum lugar entre o terminal da lâmpada – onde medimos os 20V – até o ponto da trilha onde está 0V.

        Logo, para esta questão a resposta ou defeito é conexão da lâmpada até a conexão negativa interrompida.

        Um grande abraço. Mário Pinheiro

          2020-05-19 até 00:00 #40003267009

          Bloco M1-11 / Questão 19

            2022-03-31 até 23:08 #40003370161

            Prezado professor

            obrigado pela explicacao,

            caso a lampada estivesse acendendo, qual o valor que deveria acusar no multimetro medindo em cima e em baixo da lampada ?

              2022-04-02 até 07:38 #40003370172

              Não há como a lâmpada acender pois de um lado dela indica 20V e do outro lado 20V, ou seja, não há diferença de potencial sobre ela e isso define que não circulará corrente e não acenderá.
              Grande abraço. Mário Pinheiro

            • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.