Bloco M1-10 / Questão 08

Início Fóruns Módulo 1 Bloco M1-10 Bloco M1-10 / Questão 08

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Autor
    Posts
  • #40003282036
    AvatarEstudante CTA
    Participante

    Ñ entendi

    #40003282037

    Como sua camada de valência está completa, dificilmente esses átomos liberam elétrons.
    A camada de valência é a última camada do átomo ou o último nível de uma distribuição eletrônica. Normalmente os elétrons pertencentes à camada de valência são os que participam de alguma ligação química, pois são os mais externos.
    O que determina se um material é condutor ou isolante é justamente a existência dos elétrons livres. São eles os responsáveis pela passagem e transporte da corrente elétrica através dos materiais. São chamados de condutores aqueles materiais onde há possibilidade de trânsito da corrente elétrica através dele como, por exemplo, o ferro. Este é um elemento químico que possui dois elétrons na última camada, os quais estão fracamente ligados ao núcleo. Dessa forma, o ferro se torna um ótimo condutor de eletricidade.

    Com os materiais isolantes, também chamados de materiais dielétricos, ocorre o processo inverso. Nesses materiais, os elétrons estão fortemente ligados ao núcleo atômico, ou seja, eles não possuem elétrons livres ou a quantidade é tão pequena que pode ser desprezada. Dessa maneira, não permitem passagem de corrente elétrica. São bons exemplos de materiais isolantes: o vidro, a borracha, a cerâmica e o plástico.
    Um grande abraço. Mário Pinheiro

    #40003282038
    AvatarRafael Fachinelli
    Participante

    Na minha mente vem o sentido contrário, quanto mais elétrons na camada de valência mais o átomo pode liberar elétrons pois ele tem mais para “doar” elétrons para outros!

    Mas acredito que tenha haver com o espaço entre eles, quanto mais elétrons menos espaço para se mover temos, correto?

    Outra coisa é que nos exemplos de materiais isolantes onde os elétrons são mais fortemente ligados ao núcleo atômico, imagino com a palavra “fortemente ligados” materiais super fortes e resistentes, porém não é isso que acontece com borracha, cerâmica e plástico usando seus exemplos Mario. Não faz sentido, KK.

    #40003282039

    Tem muito a ver não somente com um átomo, mas nas ligações entre eles. Peço que leia detalhadamente as informações a seguir:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Condutor_el%C3%A9trico

    https://en.wikipedia.org/wiki/Insulator_(electricity)

    Grande abraço. Mário Pinheiro

    #40003266948

    Bloco M1-10 / Questão 08

Visualizando 5 posts - 1 até 5 (de 5 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.