Bloco M1-06 / Questão 15

Início Fóruns Módulo 1 Bloco M1-06 Bloco M1-06 / Questão 15

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Autor
    Posts
  • #40003281724

    Seja o primeiro a fazer uma pergunta sobre esta quest

    #40003281725

    Olá, Professor estou com dúvida nesta questão. Acredito ser a resposta Anion. Porém quero reler este trecho da apostila que não compreendi legal.

    #40003281726

    Nome de um átomo que perdeu cargas positivas é ANION. Veja mais detalhes no Wikipedia:

    Um ânion é um íon com carga negativa. Eles são metais que se ligam a metais formando a ligação iônica, quando em ligação, esses metais, por terem alta eletronegatividade, tendem a atrair elétrons do metal com o qual está se ligando, então esse metal se transforma num cátion (carga positiva), pois perde elétrons e esse metal se transforma num ânion(carga negativa), pois ganha elétrons.

    Exemplos: nitrato (NO3-) e fluoreto (F-).

    Um tensoativo aniônico é um agente tensoativo, como um surfactante que possui um ou mais grupos funcionais que ionizados em solução aquosa produz íons orgânicos (contendo sua porção hidrofílica) que possuam carga elétrica negativa (ânions) e sejam responsáveis pela modificação da tensão superficial. Os mais populares representantes desta classificação são os sabões de ácidos graxos, como o oleato de sódio e o palmitato de sódio, dois sabões, que ao serem ionizados em solução, produzem ânions oleato e palmitado eletronegativamente carregados, e cátions sódio. Outros exemplos são os alquil sulfatos, os alquil éter sulfatos e os alquil sulfossuccinatos, como o lauril sulfato de sódio que se ioniza em ânions lauril sulfato, ou o Lauriléter sulfato de sódio que se ioniza em íons lauril éter sulfato e íons sódio.

    Um polímero aniônico é aquele que devido à alta densidade de suas cargas negativas em sua cadeia, atrai e se liga à moléculas de predominantes cargas positivas. Polímeros aniônicos são usados como agentes clarificantes em decantação, como agentes auxiliares de filtração, como em tratamento de água de abastecimento ou no tratamento do caldo de cana, na produção de açúcar de cana (sacarose), e são capazes de sequestrar de líquidos cátions como ferro, cálcio, magnésio, bário e outros que formam incrustações nos equipamentos. Exemplos de polímeros aniônicos são as poliacrilaminas aniônicas, o poliacrilato de sódio, a carboximetilcelulose e a goma xantana.

    Um corante aniônico é aquele cuja estrutura que produz a cor, a estrutura cromófora comporta-se como um ânion.

    Um grande abraço. Mário Pinheiro

    #40003281727
    Avatarbrunomaia.tec
    Participante

    Oi professor, mesmo lendo esse esclarecimento acima tenho duvidas no conceito de anion , pois entendi que anion é um atomo que ganhou eletrons. Na questao fala que um anion é,  um atomo que perdeu cargas positivas (protons), essa definição  é mesmo correta?

    #40003281728

    Quando se fala de carga, a definição é essa mesmo, mas não podemos falar que perdeu prótons. Veja a definição acima:  cátion (carga positiva), pois perde elétrons e esse metal se transforma num ânion(carga negativa), pois ganha elétrons.

    Um grande abraço. Mário Pinheiro

    #40003266755

    Bloco M1-06 / Questão 15

Visualizando 6 posts - 1 até 6 (de 6 do total)
  • Você deve fazer login para responder a este tópico.