Responder a: Bloco M2-61 / Questão 01

17 de dezembro de 2022 às 21:34 #40003391231

Relativamente à explicação acima (23 de março de 2018 at 00:00 #40003291849), creio que há um equívoco quanto à tensão de 2,7V no cursor, conforme citado na apostila da aula 15 (página 154), no trecho a seguir transcrito: “Assim, teremos uma relação de pouco mais de 2 por 1, ou seja, quando a tensão de saída for de 6V, teremos uma tensão no cursor de 2,7V.”.
    Ora, se a relação é de pouco mais de dois por um, parece-me óbvio que a tensão no cursor terá de ser menor do que 2V, necessariamente, já que o cursor, neste caso, corresponde ao “um” da relação proporcional. Ou seja, a tensão de saída de 6V, no exemplo, teria de ser dividida por um número maior do que 3, resultante da soma dos fatores da relação proporcional, quais sejam: “pouco mais de 2” de um lado, e “um” do outro, o que totaliza “pouco mais de 3”. Em resumo, 6V divididos por pouco mais de três jamais podem resultar em 2,7V. Por favor, corrijam-me, se eu estiver errado. Estou fazendo este registro porque se trata de um assunto de compreensão não muito facilitada para o iniciante (realimentação negativa), como o Prof. Mário afirmou várias vezes em vídeos, sendo que a inserção de dados incorretos no detalhamento das análises, como de resto em quaisquer materiais didáticos, em nada contribui para o perfeito entendimento da matéria. Obrigado.