site novo / Fóruns / Fase 4 / Bloco M4-59 / Bloco M4-59 / Questão 20

  • Autor
    Posts
    • Anônimo
      23/03/2018 às 00:00 #40003303174

      Boa noite Mario, nesta questão o defeito seria C101 em curto? Ficando a saída diretamente ligada ao alto-falante e aquecendo? Obrigado!

        23/03/2018 às 00:00 #40003303175

        Como a tensão de saída está normal, mas diz que aquece, o problema pode estar somente no controle da corrente de repouso que é feita por Q4. Todos os transistores de saída estão com 0,7V entre base e emissor de polarização. O problema poderia ser uma baixa polarização em Q4, mas como diz que não há defeitos em resistores e nem em junções semicondutoras abertas, ficamos somente com uma falta de ganho em Q4.
        Um grande abraço. Mário Pinheiro

          Prezado Professor Mário e demais Professores,

          Boa tarde!

          E em termos do sintoma do defeito, tem como saber o que esta placa estava apresentando? Se o som estava saindo distorcido, ou volume baixo, ou qualquer outro sintoma?

          Grato,

          Marcelo Góes.

            06/11/2024 às 20:44 #40003423920

            Boa noite Marcelo, tudo bem?

            Como diz que a saída aquece e as tensões estão normais, como o professor disse temos um defeito em Q4 que faz o controle na corrente de repouso, isso faz com que os transistores de potência seja mais polarizados, circulando uma maior corrente e fazendo a saída aquecer. Uma corrente maior que o normal sobre o alto falante faz com que o som saia distorcido. Se a dúvida persistir assista a uma aula de reforço relacionada a questão, se não tiver disponível marque com o professor Mário, ele tirará todas as suas dúvidas.

            Atenciosamente,

            Andresson Hermínio

          • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.