site novo / Fóruns / Fase 2 / Bloco M2-33 / Bloco M2-33 / Questão 27

  • Autor
    Posts
    • Anônimo
      23/03/2018 às 00:00 #40003289421

      Bom dia Mario. Mesmo com a explicação anterior, não consegui entender a questão e interpretar os gráficos. Poderia por favor me ajudar? Obrigado.

        23/03/2018 às 00:00 #40003289422

        Veja que a forma de onda manifesta um ciclo completo em 12ms, que representa uma frequência em torno de 80Hz. Assim, fica definida qual a frequência. Como não temos a definição de amplitude, mas temos uma determinada amplitude, a resposta deverá ser a alternativa “D” que diz que a frequência é de 80Hz (linha imaginária em sentido vertical) e com uma determinada amplitude (linha imaginária em sentido horizontal).
        Um grande abraço. Mário Pinheiro

          Anônimo
          23/03/2018 às 00:00 #40003289423

          Mario gostaria que min explicasse como encontra essa forma de onda. ele é bpf?

            23/03/2018 às 00:00 #40003289424

            Podemos dizer que a forma de onda apresentada na página está com uma amplitude constante (não altera) e uma frequência constante (também não altera) Se as grandezas no eixo horizontal e vertical não alteram, podem ser representadas como um ponto e não com um traço que informa alteração na frequência ou na amplitude. A primeira alternativa da questão 27, mostra-nos que existe uma frequência em 700 Hz (visualize que o ponto está em uma linha imaginária no sentido vertical – 700Hz) que não varia, e com uma determinada amplitude (ponto no alto do gráfico).
            Já o gráfico mostrado em “b”, apresenta uma frequência contante em 700Hz, mas que traçando uma linha imaginária horizontal, até atingir a coordenada tensão, vemos que está em zero de amplitude (mas a onda tem uma determinada amplitude). O gráfico mostrado em “c”, apresenta uma frequência constante de 80Hz e com amplitude de zero volt. O gráfico mostrado em “d” apresenta frequência de 80Hz e com uma boa amplitude e finalmente o gráfico mostrado em “e” apresenta 5kHz de frequência constante e amplitude de zero volt. Vemos que o ciclo da onda ocupa 12 espeços de 1ms cada, indicando que o tempo do ciclo é de 12ms, o que gera uma frequência de 80Hz e com uma dada amplitude que é a alternativa “d”.
            Um grande abraço. Mário Pinheiro

          • Você precisa estar Conectado(a) para Responder a este Tópico.