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      23/03/2018 até 00:00 #40003286791

      não encontrei a resposta na apostila

        23/03/2018 até 00:00 #40003286792

        Sobre a tensão de isolação equivalente de 2 capacitores associados, podemos afirmar na ligação em paralelo a isolação será a do capacitor de menor isolação
        e na ligação em série será maior que a do capacitor de maior isolação, ou seja são duas respostas corretas.
        Um grande abraço. Mário Pinheiro

          Prof Mario,

          fiquei na dúvida se quando diz que a isolação, em paralelo, será a do capacitor de menor isolação (como afirmado que está correto, acima), quer dizer que o valor equivalente será o valor do menor capacitor ?

          Se não é, pois o valor equivalente será menor que o do capacitor de menor isolação, o que significa então essa isolação ? Quer dizer o valor da capacitância ?

            16/10/2018 até 00:00 #40003286794

            Veja que a pergunta se refere a TENSÃO DE ISOLAÇÃO que é a tensão máxima que o capacitor suporta e NÃO VALOR DO CAPACITOR.

            Um grande abraço. Mário Pinheiro

              Boa noite professor,

              eu encontrei o seguinte na apostila:

              ” Agora para capacitares em série, as quedas de tensão sobre os capacitores dependerá do valor de cada capacitor, mas em geral se associarmos só capacitares iguais em série, a tensão de isolação da malha será igual a multiplicação do numero de capacitares em serie pelo valor da tensão de isolação de 1 capacitor, mas vale lembrar que este calculo só vale para capacitares em série de mesmo valor de capacitância e tensão.”

              Não encontrei algo dizendo que o valor associado em série será maior que o maior valor, mesmo porque quando se soma os capacitares em série, na apostila também diz que depois de somado todos os valores, divide por 2, que é por segurança, então se eu tiver um capacitor de 500V e outro de 100V, a isolação deles total será 600V, que dividindo por 2 da 300V, valor menor que o maior que é 500V, então eu não entendi muito bem essa questão.

               

               

               

               

                20/03/2019 até 00:00 #40003286796

                É como já havia respondido acima… agora sua lógica de somar e dividir por 2 não existe na apostila.

                Grande abraço. Mário Pinheiro

                  19/05/2020 até 00:00 #40003269654

                  Bloco M1-64 / Questão 09

                    20/04/2022 até 23:39 #40003370374

                    Olá, Professor Mário

                    Fiquei com dúvida sobre a afirmação da alternativa “b” para a tensão de isolamento equivalente de dois capacitores associados: “na ligação em série será maior que a do
                    capacitor de maior isolação”.

                    Havia entendido que a tensão sobre capacitores em série é inversamente proporcional a sua capacitância. No exemplo abaixo de associação de dois capacitores em série:

                    – Capacitor C1 (10 uF para 50V)
                    – Capacitor C2 (100 uF para 100V)
                    – Tensão continua aplicada de 110V sobre a associação em série

                    A distribuição da tensão:
                    – Capacitor C1 (10uF) receberia 100V (aproximadamente 90% da tensão total)
                    – Capacitor C2 (100uF) receberia 10V (aproximadamente 10% da tensão total)

                    Se estiver correto o meu raciocínio, a tensão de isolamento para esta associação em série é de aproximadamente 55V (definida pelo capacitor C1 que possui 50V de isolamento mais 10% atribuindo 5V à C2). Sendo assim, eu entendo que a afirmativa da alternativa “b” não pode ser considerada correta quando generaliza tal conclusão independentemente dos valores de capacitância dos capacitores associados em série.

                    O propósito é formar melhor meu entendimento e não trazer maior complicação para os colegas nesta fase inicial do curso. Talvez este seja um tema para os próximos módulos.

                    Agradeço os esclarecimentos. Grande abraço e parabéns pelo curso.

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